EDUCAÇÃO SEXUAL NAS ESCOLAS

QUANDO O MAIS FÁCIL É O SILÊNCIO

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v5i7.877

Palavras-chave:

Educação Sexual, Gênero e Sexualidade, Formação de professores

Resumo

A educação sexual é um tabu nas escolas. Não se fala diretamente, porém é extremamente presente no cotidiano escolar. Oficialmente no Brasil temos a Educação Sexual como um tema transversal previso nos Parâmetros Curriculares Nacionais de 1996 e, durante a ascendência conservadora no governo federal, a sua omissão dos principais dispositivos legais deste período (entre 2016 a 2022). Nas escolas a Educação Sexual tem sido introduzida pelo viés biológico, higienista e advinda, principalmente, de projetos da área da Saúde. Iremos trazer neste artigo um relato de atividade formativa com estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental de uma escola da região metropolitana do Rio Grande do Sul utilizando a Caderneta de Saúde do/a Adolescente. Para tanto, realizaremos uma pesquisa qualitativa utilizando o relato de experiência, a análise documental embasadas na epistemologia feminista e nos estudos de gênero. Como resultados apontamos para a necessidade de maior aprofundamento teórico, não apenas das/os profissionais da educação, mas como de toda a sociedade, sobre a essencialidade do caráter cultural, histórico e social da Educação Sexual bem como do caráter interno da Pedagogia da Sexualidade da escola.

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Biografia do Autor

Glauce Stumpf, UniLasalle

Aluna do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade UniLasalle.

 

Marcos Rogério dos Santos Souza , UniLasalle

Doutorando em Educação, Mestre em Educação, graduado em Pedagogia e Orientação Educacional, em Psicologia, em História. Especialista em Politicas Públicas e Gestão da Educação, Especialistaem Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade e membro do Grupo de Pesquisa COMGÊNERO. Tem experiência na área da Educação, Psicologia, Gênero e Sexualidade.Sócio-Proprietário da Clinica Souza Duarte - Psicologia e Psicanálise.

 

Denise Regina Quaresma da Silva, UniLasalle

Pós Doutora em Estudos de Gênero pela UCES ( 2011), possui graduação em Psicologia, mestrado (2003) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). É Professora do Curso de Psicologia e do Programa de Pós Graduação em Educação e do Mestrado em Saúde e Desenvolvimento Humano da UNIVERSIDADE LA SALLE, orientando teses e dissertações, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Sexual, Gênero, Violências de Gênero, Gravidez na adolescência, Direitos Humanos, Psicanálise e Educação, Inclusão e Políticas Publicas de Inclusão. É Líder do Grupo de Pesquisa ComGênero: interseccionalidades com Educação e Direitos Humanos e vice Coordenadora do Comitê de Assessoramento Educação FAPERGS (2022-2024). Coordena o Projeto de Extensão Observatório de discursos e práticas de prevenção a violência de Gênero em escolas públicas municipais de ensino fundamental de Novo Hamburgo/ RS: saberes docentes em construção, é Editora assistente da Revista Diálogo. 

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Publicado

2024-01-03

Como Citar

Stumpf, G., Souza , M. R. dos S., & Silva, D. R. Q. da. (2024). EDUCAÇÃO SEXUAL NAS ESCOLAS: QUANDO O MAIS FÁCIL É O SILÊNCIO. Revista De Estudos Interdisciplinares , 5(7), 31–45. https://doi.org/10.56579/rei.v5i7.877

Edição

Seção

DOSSIÊ: Interseccionalidade e Educação: Desafios para Pensar a Educação Escolar

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