A RELEVÂNCIA DA MEMÓRIA E IDENTIDADE NA FORMAÇÃO DO PERTENCIMENTO ESTUDANTIL NA MODERNIDADE LÍQUIDA
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https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.840Palavras-chave:
Memória, Identidade, Pertencimento, Alunos, Instituições de ensinoResumo
Este artigo compõe uma tese de doutorado em desenvolvimento e tem como objetivo primordial a análise da importância da memória e identidade institucionais na formação do sentimento de pertencimento do aluno em uma instituição de ensino. A temática é abordada por meio de uma narrativa que intercala conceitos, experiências e várias vozes, contribuindo para um debate contextualizado e interdisciplinar. Assim, a pesquisa adota uma abordagem qualitativa, devido à subjetividade dos fenômenos examinados, concentrando-se numa extensa revisão de literatura, uma vez que a análise dos dados ainda não foi realizada até o momento. O estudo destaca os desafios que se apresentam no âmbito do processo de ensino-aprendizagem considerando as complexas interações das identidades na modernidade líquida, impulsionada pelo processo de globalização e avanço tecnológico. A abordagem sobre a temática da memória, identidade e pertencimento em suas diversas dimensões visa contribuir para o aprofundamento e o entendimento desses aspectos desafiadores, buscando medidas mais eficazes de lidar com a diversidade no contexto educacional. Por meio da exploração da temática, almeja-se não apenas enriquecer o conhecimento acadêmico, mas também contribuir para a construção de políticas públicas mais equitativas e inclusivas nas instituições de ensino.
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