DIANTE DO SILÊNCIO EU CANTO: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE PASSADOS SENSÍVEIS

Visualizações: 27

Autores/as

  • Darlise Gonçalves de Gonçalves

Palabras clave:

Ditaduras de segurança nacional; Terrorismo de estado; Ensino de passados sensíveis.

Resumen

O projeto a que se refere este artigo fora desenvolvido pela autora no ano de 2018, e aplicado em um formato de oficina, com os alunos do terceiro ano do Instituto Federal Sul Rio-grandense de Ciências e Tecnologias- IF Sul- campus Jaguarão. A referida proposta dialoga com a ideia do “educar para o nunca mais”, discutindo a partir de diferentes recursos pedagógicos os conceitos de “terrorismo de estado”, “pedagogia do medo” e “cultura do medo”, elementos estes que sustentaram as práticas terroristas dos regimes de Segurança Nacional instaurados na América Latina, durante a segunda metade do século passado. Tais aspectos colaboram para a construção e solidificação de uma versão oficial de uma “ditabranda brasileira”, conceito esse que
almejamos problematizar e desconstruir durante a referida atividade, trabalhando as diferentes memórias em disputa a respeito do período ditatorial Brasileiro.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ALBERTI, Verena. O professor de história e o ensino de questões sensíveis e controversas. Palestra proferida no IV Colóquio Nacional História Cultural e Sensibilidades, realizado no Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Caicó (RN), de 17 a 21 de novembro de 2014.

BITTENCOURT, Circe (org.). Capitalismo e Cidadania nas Atuais Propostas Curriculares de História. IN: ______. O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002.

BITTECOURT, Circe. Livro didático. In: _________. Ensino de História – fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2009.

DE SOUZA, Ramon Bezerra. A Música e o Ensino de História: Reflexões Sobre Métodos e Possibilidades No Processo de Ensino e Aprendizagem. Educação Básica Revista, v. 4, n. 1, p. 213-222, 2018.

FALAIZE, Benoit. O ensino de temas controversos na escola francesa: os novos fundamentos da história escolar na França? Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 6, n. 11, p. 224‐253, jan./abr. 2014. Título original: L’enseignement des sujets controversés dans l‘école française: les nouveaux fondements de l'histoire scolaire en France? Traduzido por Fabrício Coelho.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido, 17° ed. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1987.

GASPAROTTO, Alessandra; PADRÓS, Enrique Serra. A Ditadura Civil-Militar Em Sala De Aula: Desafios e Compromissos com o Resgate da História Recente e da Memória In: Ensino de história: desafios contemporâneos / org. Véra Lucia Maciel Barroso... [et al.]. – Porto

Alegre: ANPUH/RS, 2010.

GONÇALVES, Darlise Gonçalves de. Travessia: O Protagonismo da Fronteiriça Jaguarão na Rota dos Passageiros da Liberdade Durante a Ditadura Civil-Militar Brasileira (1964-1973). Jaguarão: Unipampa, 2018. 65. f. Trabalho de conclusão de curso

História Licenciatura, 2018.

GONÇALVES, Darlise Gonçalves de. MARTINS, Larissa Pinto Acorda Amor! A Música Enquanto Principal Mecanismo de Diálogo do Povo Frente à Repressão: Possibilidades e abordagens para o ensino de história. RELACult – Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade. V. 05, ed. especial, abr., 2019, artigo nº 1117. Disponível em: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1117 acesso em 20/06/2018.

MENESES, Adélia Bezerra de. Desenho mágico: poesia e política em Chico Buarque. São Paulo: Hucitec, 1982.

NAPOLITANO, Marcos. ‘Hoje preciso refletir um pouco’: ser social e tempo histórico na obra de Chico Buarque de Hollanda, 1971/1978. História, v. 22, n. 1, p. 115-34, 2003.

PADRÓS, Enrique Serra; GASPAROTTO, Alessandra; ASSUMPÇÂO, Marla. Ditaduras civil-militares do Cone Sul: experiências de trabalho e práticas para sala de aula. 2013. In: GASPAROTTO, Alessandra, FRAGA, Hilda e BERGAMASCHI, Maria Aparecida. Ensino de história no CONESUL – Patrimônio Cultural, territórios e fronteiras. Porto Alegre. Evangraf/UNIPAMPA Jaguarão, 2013.

PADRÓS, Enrique Serra. Como el Uruguay no hay...: Terror de Estado e Segurança Nacional. Uruguai (1968-1985): do Pachecato à ditadura civil-militar. UFRGS, 2005. 2t. Tese (Doutorado História) – Programa de Pós-Graduação em História, Instituto de Filosofia e

Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.

________. Memória e esquecimento das ditaduras de segurança nacional: Os desaparecidos políticos. História em Revista. N. 10, 2004.

________. História do Tempo Presente, Ditaduras De Segurança Nacional e arquivos repressivos. Tempo e argumento. Revista do programa de pós-graduação em História. Florianópolis, v. 1, n. 1, p. 30 – 45, jan./jun. 2009.

POLLAK, Michael. Memória, Esquecimento e Silêncio. IN: Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 2, n. 3, 1989.

RUIZ, Castor M.M. Bartolomé. A testemunha e a memória. O paradoxo do indizível da tortura e o testemunho do desaparecido. Ciências Sociais Unisinos, São Leopoldo, Vol. 48, N. 2, p. 70-83, mai/ago 2012.

SARLO, Beatriz. Tiempo pasado. Cultura de la memoria y giro subjetivo. Editorial Siglo XXI Editores Argentinos. Buenos Aires, 2005.

SILVA, Anazildo Vasconcelos da. O Protesto na Canção de Chico Buarque in: FERNANDES, Rinaldo de (org.). Chico Buarque do Brasil: textos sobre as canções, o teatro e a ficção de um artista brasileiro. Rio de Janeiro: Garamond/Fundação Biblioteca

Nacional, 2004.

VIEIRA, Elena Teixeira Porto. O golpe de 64 silenciado: a memória e o esquecimento do período da ditadura no município de Jaguarão-RS. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós Graduação em História, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2018.

Publicado

2021-06-16

Cómo citar

Gonçalves de Gonçalves, D. . (2021). DIANTE DO SILÊNCIO EU CANTO: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE PASSADOS SENSÍVEIS. Revista De Estudios Interdisciplinarios, 2(6). Recuperado a partir de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/84

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.