APRENDIZAGEM MÓVEL

UTILIZAÇÃO DE APLICATIVOS COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.831

Palavras-chave:

Aprendizagem móvel, Práticas pedagógicas, Ensino de Ciências

Resumo

Na era digital atual, a profusão de dispositivos tecnológicos apresenta desafios à aprendizagem dos estudantes, devido às muitas distrações. Encontrar maneiras inovadoras de tornar a aprendizagem mais significativa, aumentar o envolvimento dos alunos e garantir a retenção do conhecimento é fundamental. Surge a pergunta de como aproveitar essas tecnologias como ferramentas construtivas na educação. Este estudo explora a aplicação de práticas tecnológicas no aprendizado, avaliando aplicativos que podem ser integrados para auxiliar os professores em atividades educacionais. Em particular, a pesquisa concentra-se em aplicativos que fazem uso da tecnologia de realidade aumentada (RA), investigando como essa abordagem pode transformar a dinâmica da sala de aula. A metodologia empregada é qualitativa e exploratória. Os resultados indicam que a introdução de abordagens tecnológicas no ensino promove uma interação mais significativa entre professores e alunos, estimulando a colaboração e a troca de informações, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais relevante. Além disso, a inclusão de aplicativos de RA incentiva a participação ativa dos estudantes, simplifica a compreensão de conceitos abstratos e aprimora a resolução de problemas. Em resumo, este estudo destaca como a adoção de abordagens tecnológicas podem enriquecer a experiência educacional, incentivando o engajamento dos alunos e facilitando a aprendizagem.

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Biografia do Autor

Márcio Silveira Nascimento, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Amazonas

Doutorando e Mestre em Ensino Tecnológico pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM). Possui Especializações em: Informática na Educação (IFAM), Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (UFPI) e Graduado em Geografia pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Membro de Grupos de Pesquisa CNPq: Interdisciplinaridade, Comunicação & Políticas Públicas (UFRR), Utilização de Recursos Naturais Amazônicos no Processo de Ensino e Aprendizagem - (URNAE / IFAM). Colaborador na Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC). Atua nas linhas de pesquisas em Ensino, Educação em Solos, Meio ambiente e Interdisciplinaridade; Tecnologias e Mídias Digitais na Educação; Geografia Humana e Geografia Escolar. 

Jean Dalmo de Oliveira Marques, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Amazonas

Possui Graduação em Engenharia Agronômica pela Fundação Universidade do Amazonas (1996), Graduação em Tecnologia Florestal pelo Instituto de Tecnologia do Estado do Amazonas (1994), Graduação em Tecnologia de Segurança do Trabalho pela UNIP (2019), MBA em Perícia, Auditoria e Gestão Ambiental pelo Instituto de Pós Graduação-IPOG (2013), Mestrado em Agronomia pela Universidade de São Paulo/ESALQ (2000) e Doutorado em Biologia com ênfase em Ecologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (2009). Tem experiência na área de Agronomia, Ecologia de Ecossistemas e Recursos Naturais, atuando em temas relacionados Uso e Manejo dos Recursos Naturais, Física do Solo, Carbono no Solo, Educação Ecológica e em Solo. Foi professor substituto da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade Nilton Lins (UNINILTONLINS) e Centro Universitário do Norte (UNINORTE) - Laureate International Universities. Membro da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo. Foi líder do grupo de pesquisa Utilização de Recursos Naturais Amazônicos no processo de ensino e aprendizagem (URNAEA). Atualmente, é professor do Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), pertencente ao Departamento Acadêmico de Química, Ambiente e Alimentos (DQA) e ao quadro de professores do Programa de Pós Graduação em Ensino Tecnológico (PPGET), trabalhando com as disciplinas Uso e instrumentalização dos Recursos Naturais Amazônicos no Ensino, Ecologia da Amazônia e Educação para o ensino de Solos.

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Publicado

2024-02-20

Como Citar

Nascimento, M. S., & Marques, J. D. de O. (2024). APRENDIZAGEM MÓVEL: UTILIZAÇÃO DE APLICATIVOS COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS. Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(1), 01–21. https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.831

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