MONITORIA NO ENSINO SUPERIOR DE QUÍMICA
CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE - RELATO DE EXPERIÊNCIA
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https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.822Palavras-chave:
Aprendizagem; Educação do Campo; Formação docenteResumo
A monitoria é reconhecida no contexto educacional como um recurso valioso para formação de futuros educadores, proporcionando desenvolvimento de habilidades e competências nos envolvidos. Assim relatar experiências e discutir a importância da monitoria torna-se essencial e por isso, trazemos neste artigo um relato de experiência vivenciado durante uma componente curricular de Química no Curso de Licenciatura em Educação do Campo/Ciências da Natureza da Universidade Federal do Piauí, na cidade de Picos. Durante a componente curricular o monitor vivenciou desafios, como sanar dúvidas, apresentar estratégias de ensino para melhorar o aprendizado, elaborar atividades didáticas, criar ilustrações, usar aplicativos educacionais, além de participar da elaboração de aulas experimentais com materiais de baixo custo, relacionando a Química com cotidiano dos estudantes. Essas vivências possibilitaram ao monitor compreender a importância da monitoria na formação do educador, sendo uma ferramenta eficaz na formação docente, ao promover a interação entre monitores e estudantes, estimular o uso de recursos didáticos inovadores e possibilitar a realização de aulas experimentais, contribuindo dessa forma para que haja formação profissional significativa e com maior engajamento dos envolvidos.
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