EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

UMA SUCINTA ANÁLISE DA TRAJETÓRIA DO GÊNERO FEMININO

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.772

Palavras-chave:

Educação Feminina, Educação Profissional e Tecnológica, Desigualdade de Gênero

Resumo

O artigo discute, de forma sucinta, a trajetória feminina na história educacional brasileira, essencialmente na Educação Profissional e Tecnológica. Nesse contexto, problematiza as disparidades de gênero que foram construídas historicamente no âmbito educacional e na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), com posições “fadadas” às mulheres no decorrer da formação profissional. A partir de breves narrativas históricas constatam-se a resistência de protótipos históricos de distinção sexual nas formações escolares e profissionalizantes e a restrição, mesmo que representativa, do âmbito masculino em detrimento do universo feminino. Os objetivos deste artigo se pactuam com a extensão das discussões sobre gênero na Educação Profissional a partir de uma revisão bibliográfica sobre a educação feminina nos distintos momentos da história do Brasil.

 

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Biografia do Autor

Marli Polenz Ferreira, Universidade Federal de Santa Maria

Graduação em Psicologia pela Faculdade Integrada de Santa Maria (2018), especialização em Gestão de Organização Pública em Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em 2022, especialização em pós-graduação em saúde pública com ênfase em Psico-oncologia pela Faculdade Integrada de Brasília (2022) e especialização em pós-graduação lato sensu em saúde pública com ênfase em psicologia da saúde pela Faculdade Instituto Brasil de Ensino- IBRA (2020). Atualmente bolsista da CAPES e mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica - Mestrado Acadêmico pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Francisco Nilton Gomes de Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade de Fortaleza, Bacharelado em Direito pela Faculdade Cenecista- CNEC, Rio de Janeiro; Mestrado em Psicologia pela Universidade de Fortaleza; Doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco e Pós Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul- (UFGRS). Professor Associado, na Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ - Faculdade de Medicina - Departamento de Terapia Ocupacional, bem como, docente voluntário do Mestrado Educação Profissional e Tecnológica do Colégio Técnico Industrial na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). 

Ascísio dos Reis Pereira, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC-CAMPINAS, (1994), Mestre em Filosofia, com ênfase em Ética, pela PUC-CAMPINAS, (2000) e Doutor em Educação, na área de História, Filosofia e Educação, pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP; Realizou estágio pós-doutoral, entre 27 de março de 2019 e 27 de fevereiro de 2020, junto ao núcleo DECID, (Democracia, Cidadania e Direito) do centro de estudos sociais, da Universidade de Coimbra, Portugal. Professor associado da Universidade Federal Santa Maria (UFSM), Rio Grande do Sul, junto ao departamento de fundamentos da educação, professor efetivo do programa de pós-graduação em educação profissional e tecnológica, mestrado acadêmico. 

Gebson Andrei Almeida Diniz, Universidade Federal de Santa Maria

Graduação em Enfermagem pela Faculdade Integrada de Santa Maria (FISMA). Mestrando do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica - Mestrado Acadêmico pela Universidade Federal de Santa Maria 

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Publicado

2024-04-19

Como Citar

Ferreira, M. P., Oliveira, F. N. G. de, Pereira, A. dos R., & Diniz, G. A. A. (2024). EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UMA SUCINTA ANÁLISE DA TRAJETÓRIA DO GÊNERO FEMININO . Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(1), 01–20. https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.772

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