EXPECTATIVAS DE ESTUDANTES DA GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA QUANTO À EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Visualizações: 402

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.764

Palavras-chave:

Formação de Professores, Educação Matemática Crítica, Matemática Financeira, Licenciatura em Matemática

Resumo

Esta pesquisa buscou compreender aspectos relacionados à educação financeira a partir das percepções de estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática do IFMA, Campus Buriticupu, na perspectiva da Educação Matemática Crítica de Skovsmose e formação de professores de matemática de D’Ambrosio. Participaram da pesquisa 06 acadêmicos matriculados na disciplina de matemática financeira. Adotou-se a abordagem qualitativa e para a coleta de dados utilizou-se um questionário com 12 perguntas abertas. Para análise dos dados apoiou-se na análise de conteúdo, o que possibilitou a categorização de suas falas quanto: caracterização do participante; motivações e expectativas dos acadêmicos em relação à educação financeira; conhecimentos e habilidades em educação financeira e percepções dos acadêmicos quanto aos desafios e oportunidades da educação financeira. Observou-se que eles não tiveram contato com a temática na educação básica e até o presente momento (quarto semestre do curso de Matemática) e quando comentam sobre a importância da educação financeira, apenas a relacionam ao valor do dinheiro. Concluiu-se que a inserção desse objeto de conhecimento, no caminhar dos estudantes, pode auxiliá-los tanto no desenvolvimento de saberes relacionados às questões financeiras quanto no social. Além de, os ajudar a serem críticos, reflexivos e autônomos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Reullyanne Freitas de Aguiar, Instituto Federal do Maranhão

Aluna do Programa de Pós-graduação Educação em Ciências e Matemática (REAMEC), Polo: Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestra em Energias Renováveis, (IFCE). Especialista no Ensino da Matemática (UVA), graduada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas - Faculdades Integradas do Tapajós e graduada em Curso de Licenciatura Plena em Matemática pela UFPA. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Laboratório de Educação Matemática e atualmente, é professora efetiva do IFMA, Campus Buriticupu.

Raimundo Luna Neres, Centro Universitário do Maranhão

Doutor em Educação (Educação Matemática) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/SP (2010). Mestre em Ciências pela Universidade Federal do Pará  UFPA (1989). Bacharel em Matemática pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA (1979) e Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA/CE (2003). Prof. da Universidade CEUMA - UNICEUMA. Docente Permanente junto ao Programa de Pós-Graduação Doutorado em Educação em Ciências e Matemática - Rede Amazônia de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC/UNICEUMA/Polo Belém. 

Francisco Alexandre de Lima Sales, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

Doutorando em Educação em Ciências e Matemática pelo REAMEC, mestre em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal do Ceará (UFC), tecnólogo em Recursos Hídricos e Irrigação pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico (CENTEC), licenciado em Matemática pela Faculdade Cidade de Guanhães (FACIG). Atualmente é professor efetivo de matemática do Instituto Federal do Maranhão, campus Buriticupu.

Francisco Carlos Silva Souza, Universidade Federal do Maranhão

Aluno do Programa de Pós-graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica (PPGEEB) - da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Atenas Maranhense. Graduado em Pedagogia pela UFMA. Graduado em Licenciatura em Matemática no Centro Universitário Internacional - UNINTER e docente da Secretaria Municipal de Raposa e Paço do Lumiar - Ma.

Referências

ANDRADE, Thamires Santos. Educação Financeira na disciplina de matemática financeira: um estudo de caso na formação inicial do professor. 2022. 65 f. Monografia (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Cajazeiras-PB, 2022.

ASSIS, Adryanne Maria Rodrigues Barreto de et al. Reflexões sobre Educação Financeira escolar: o que é discutido em cursos de formação de professores dos anos iniciais e ecomo ocorre na prática?. Em Teia | Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, Pernambuco, v. 12, n. 2, p. 1–24, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/250394. Acesso em: 12 jul. 2023.

AUGUSTO, Cleiciele Albuquerque et al. Pesquisa Qualitativa: rigor metodológico no tratamento da teoria dos custos de transação em artigos apresentados nos congressos da Sober (2007-2011). Revista de Economia e Sociologia Rural, Santa Maria-RS, v. 51, n. 4, p. 745–764, 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032013000400007&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 13 jul. 2023.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Edições 70ed. Lisboa: Lisboa, 2011.

BATISTA, Lucas Athadeu Silva. Conhecimentos Didático-Matemáticos de futuros professores de Matemática sobre Educação Financeira. 2021. 97 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Montes Claros, Montes Claros - MG, 2021.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Brasilia-DF, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/pdf. Acesso em: 21 abr. 2023.

BRASIL. Decreto no 7.397, de 22 de dezembro de 2010. Institui a Estratégia Nacional de Educação Financeira - ENEF, dispõe sobre a sua gestão e dá outras providências. Brasilia-DF, 2010.

BRASIL. Temas Contemporâneos Transversais na BNCC: Proposta de Práticas de Implementação. Ministério da Educação; Secretaria de Educação Básica; Diretoria de Políticas e Regulação da Educação Básica. Brasilia-DF, 2019. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/guia_pratico_temas_contemporaneos.pdf. Acesso em: 21 abr. 2023.

BRITO, S. B. P.; BRAGA, I. O.; CUNHA, C. C.; PALÁCIO, M. A. V.; TAKENAMI, I. Pandemia da COVID-19: o maior desafio do século XXI. Vigilância Sanitária em Debate, Rio de Janeiro-RJv. 8, n. 2, p. 54–63, 2020. Disponível em: https://visaemdebate.incqs.fiocruz.br/index.php/visaemdebate. Acesso em: 14 ago. 2023.

CAMPOS, Celso Ribeiro; COUTINHO, Cileda de Queiroz e Silva. Perspectivas em Didática e Educação Estatística e Financeira: reflexões sobre convergências entre letramento matemático, matemacia, letramento estatístico e letramento financeiro. In: OLIVEIRA, Gerson Pastre de (org.). Educação Matemática: epistemologia, didática e tecnologia. São Paulo-SP: Editora Livraria da Física, 2018. p. 143–180.

CAMPOS, Celso Ribeiro; TEIXEIRA, James; COUTINHO, Cileda de Queiroz e Silva. Reflexões sobre a educação financeira e suas interfaces com a educação matemática e a educação crítica. Educação Matemática Pesquisa, Sao Paulo, v. 17, n. 3, 2015.

CORRADINI, Suely Nercessian; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Formação Docente: o profissional da sociedade contemporânea. Revista Exitus, Santarém, PA, v. 1, n. 1, p. 53–61, 2011. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/5531/553156352006.pdf. Acesso em: 28 jul. 2023.

COUTINHO, Cileda de Queiroz e Silva; TEIXEIRA, James. Letramento Financeiro: Um Diagnóstico de Saberes Docentes. Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis-SC, v. 10, n. 2, p. 22, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2015v10n2p1/31142. Acesso em: 22 jun. 2023.

CUNHA, Clístenes Lopes da; LAUDARES, João Bosco. Resolução de Problemas na Matemática Financeira para Tratamento de Questões da Educação Financeira no Ensino Médio. Bolema: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro - SP, v. 31, n. 58, p. 659–678, 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-636X2017000200659&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 25 jul. 2023.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Educação Matemática - Da Teoria A Prática. 23°ed. Campinas-SP: Papirus Editora, 2012.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo - SP: Editora Atlas, 2002.

GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisa: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. 8. ed. São Paulo: Record, 2004.

HARTMANN, Andrei Luís Berres; MALTEMPI, Marcus Vinicius. A abordagem da Educação Financeira na Educação Básica sob o ponto de vista de docentes formadores de futuros professores de Matemática. Em Teia | Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, Pernambuco, v. 12, n. 2, p. 1–23, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/250363. Acesso em: 12 jul. 2023.

IBGE. Buriticupu. 2022. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ma/buriticupu/panorama. Acesso em: 28 jul. 2023.

KISTEMANN JR., Marco Aurélio; LINS, Romulo Campos. Enquanto isso na Sociedade de Consumo Líquido-Moderna: a produção de significados e a tomada de decisão de indivíduos-consumidores. Bolema: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro - SP, v. 28, n. 50, p. 1303–1326, 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-636X2014000301303&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 12 jul. 2023.

MELO, Danilo Pontual de et al. Diálogos entre a educação financeira escolar e as diferentes áreas do conhecimento na BNCC do Ensino Fundamental. Em Teia | Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, Pernambuco, v. 12, n. 2, p. 1–27, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/250447. Acesso em: 12 jul. 2023.

MELO, Danilo Pontual de; PESSOA, Cristiane Azevedo dos Santos. Relações entre educação financeira e matemática financeira a partir da prática docente. In: CONEDU, 2018, Campina Grande. (Realize Editora, Org.)Anais do V CONEDU (Congresso Nacional de Educação). Campina Grande: Realize Editora, 2018. p. 1–10. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/48895. Acesso em: 2 maio 2023.

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Aprendizagem da Docência: Professores Formadores. Revista E-Curriculum, São Paulo - SP, v. 1, n. 1, p. 1–17, 2005. Disponível em: http://www.pucsp.br/ecurriculum. Acesso em: 5 maio 2023.

MUNIZ JUNIOR, Ivail; JURKIEWICZ, Samuel. Tomada de decisão e trocas intertemporais: uma contribuição para a construção de ambientes de educação financeira escolar nas aulas de matemática. Revista de Educação, Ciências e Matemática, Rio de Janeiro-RJ, v. 6, n. 3, p. 76–99, 2016. Disponível em: http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/recm/article/view/4071/2212. Acesso em: 2 maio 2023.

NÓVOA, António. Os Professores e a sua Formação num Tempo de Metamorfose da Escola. Educação & Realidade, Porto Alegre-RS, v. 44, n. 3, p. 1–15, 2019. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362019000300402&tlng=pt. Acesso em: 2 maio 2023.

OCDE. Brasil: Implementando a estratégia nacional de educação financeira. 2013. Disponível em: https://www.bcb.gov.br/pre/pef/port/estrategia_nacional_educacao_financeira.pdf. Acesso em: 28 jun. 2023.

OLIVEIRA, Eliana et al. Análise de conteído e pesquisa na área da educação. Revista Diálogo Educacional, Prado Velho, Curitiba, Paraná, v. 4, n. 9, p. 11, 2003. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/6479. Acesso em: 31 jul. 2023.

PONTE, João Pedro da. Formação do professor de Matemática: perspectivas atuais. In: João Pedro da Ponte (org.). Práticas Profissionais dos Professores de Matemática. Institutoed. Lisboa: Instituto, 2014. p. 542. E-book. Disponível em: https://rosaurasoligo.files.wordpress.com/2014/12/prc3a1ticas-profissionais-dos-professores-de-matemc3a1tica-joc3a3o-pedro-da-ponte-org.pdf. Acesso em: 31 mai. 2023.

REIS, Maria Elídia Teixeira; FIORENTINI, Dario. Formação profissional de professores de matemática em serviço e políticas públicas. Zetetike, Campinas, SP, v. 17, 2009. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646796. Acesso em: 31 mai. 2023.

SILVA, Fabiana Gomes da. Conhecimentos docentes para o Ensino de Educação Financeira Escolar. 2021. 118 f. Dissertação (Mestre em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife-PE, 2021.

SILVA, Jaqueline Michele Nunes. Educação financeira e matemática financeira na BNCC: percepções de professores que ensinam matemática na educação básica. 2021. 200 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Barra do Bugres – MT, 2021. Disponível em: http://portal.unemat.br/pdf. Acesso em: 17 jul. 2023.

SILVA, Amarildo Melchiades da; POWELL, Arthur Belford. Um programa de educação financeira para a matemática escolar da educação básica. In: Encontro Nacional de Educação Matemática, XI., 2013, Curitiba-PR. Anais do XI Encontro Nacional de Educação Matemática. Curitiba-PR: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2013. p. 1–17. Disponível em: https://docplayer.com.br/5940248-Um-programa-de-educacao-financeira-para-a-matematica-escolar-da-educacao-basica.html. Acesso em: 2 maio 2023.

SKOVSMOSE, Ole. Desafios da reflexão: em Educação Matemática Crítica. Campinas, SP: Papirus, 2008.

SKOVSMOSE, Ole. Educação Matemática crítica: a questão da democracia. São Paulo-SP: Papirus, 2001.

SKOVSMOSE, Ole. Um convite à educação matemática crítica. 1oed. Campinas, SP: Papirus, 2014.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Olhar de Professor, Rio de Janeiro-RJ, v. 17, p. 267–269, 2012. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=68459074010. Acesso em: 2 maio 2023.

TARDIF, Maurice; RAYMOND, Danielle. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educ. Soc., Campinas-SP, v. 21, n. 73, p. 209–244, 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/. Acesso em: 25 jul. 2023.

VIEIRA, Kelmara Mendes et al. Os temas transversais na Base Nacional Comum Curricular: da legislação à prática. Educação: Teoria e Prática, Rio Claro - SP, v. 32, n. 65, p. 21, 2022. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/. Acesso em: 20 abr. 2023.

VITAL, Márcio Carlos. Educação Financeira e Educação Matemática: Inflação de Preços. 2014. 200 f. Mestrado Profissional em Educação Matemática - Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora-MG, 2014.

Downloads

Publicado

2024-04-02

Como Citar

Aguiar, R. F. de, Neres, R. L., Sales, F. A. de L., & Souza, F. C. S. (2024). EXPECTATIVAS DE ESTUDANTES DA GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA QUANTO À EDUCAÇÃO FINANCEIRA. Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(1), 01–22. https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.764

Artigos Semelhantes

<< < 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.