APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ EDUCAÇÃO INTEGRAL E CURRÍCULO: PRÁTICAS EXITOSAS E PERSPECTIVAS ATUAIS

Visualizações: 325

Autores

  • Maurício Aires Vieira Universidade Federal do Pampa
  • Rita de Cássia Grecco dos Santos Universidade Federal de Rio Grande https://orcid.org/0000-0002-6340-0920

Palavras-chave:

Educação Integral, Dossiê, Apresentação

Resumo

Apresentamos com satisfação o dossiê "Educação Integral e Currículo: Práticas Exitosas e Perspectivas Atuais", que destaca a volta da educação integral ao cenário educacional brasileiro através de novas políticas públicas focadas na permanência dos alunos e na reformulação dos currículos escolares. Essa temática, fortalecida pela recente ampliação do tempo escolar pelo governo federal, busca promover um desenvolvimento integral dos estudantes em suas dimensões físicas, emocionais, sociais e culturais, preparando-os para a vida. A conexão entre educação integral e currículo é essencial, refletindo-se na ampliação do currículo, interdisciplinaridade, intersetorialidade e desenvolvimento de competências socioemocionais. As contribuições abordam a educação integral em diversos contextos educacionais, discutindo questões relevantes para a realidade brasileira e apontando caminhos para um currículo mais inclusivo e abrangente. Esperamos que esta edição especial seja um espaço fértil para debates, troca de ideias e novas práticas educativas, agradecendo aos autores por suas valiosas contribuições e desejando a todos uma leitura inspiradora e produtiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maurício Aires Vieira , Universidade Federal do Pampa

Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), atuando nos cursos de Licenciatura em Pedagogia, Letras e Geografia. É coordenador atual do Curso de Licenciatura em Pedagogia (sistema UAB) e Licenciatura em Letras Ead (polos institucionais e UAB). É Coordenador Geral Adjunto da Universidade Aberta do Brasil/CAPES. Foi Assessor Especial do Núcleo Estruturante da Política de Inovação (NEPI) do Instituto Federal Goiano/SETEC/MEC. Foi Vice-Reitor da UNIPAMPA gestão 2015-2019. Atuou também como Diretor e Coordenador Acadêmico do Campus Jaguarão (2009-2014), além de coordenar cursos de graduação e pós-graduação. Autor de dois livros na área de educação ambiental e projetos educativos e de capítulos de livros na área da educação integral. Doutor em Educação (PUC/RS, 2009). Mestre em Educação Ambiental (FURG, 2002). Licenciado em Física (UFPEL, 1999). Bacharel em Direito (Anhanguera, 2022). Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Portal Faculdades. Orientador, colaborador e avaliador em projetos de ensino, pesquisa e extensão em cursos de graduação e pós-graduação, que abordam temas relacionados com formação docente, gestão acadêmica universitária, processos de internacionalização, educação integral, gestão das práticas docentes, metodologia de pesquisa em educação e educação em ciências e matemática. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação da UNIPAMPA. Foi integrante de vários Conselhos Municipais e estaduais do Rio Grande do Sul. Integrante voluntário da Agenda 2020/RS. Foi conselheiro do Conselho de Administração da SUFRAMA da Superintendência da Zona Franca de Manaus. Foi conselheiro titular do Consórcio CECIERJ e CEDERJ/RJ. Atualmente e Editor Associado da Revista de Estudos Interdisciplinares - REI com interesse nos estudos da educação integral enquanto política pública. 

Rita de Cássia Grecco dos Santos, Universidade Federal de Rio Grande

Socióloga, Pedagoga e Licenciada em Ciências Sociais e em História, Professora Associada no Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande - IE/FURG e Professora no Programa de Pós-Graduação em História - PPGH-ICHI/FURG, na Linha Pesquisa e Vivências de Ensino-aprendizagem. Doutora em Educação - Filosofia e História da Educação pela UFPEL (2012), Mestre em Educação - História da Educação e Movimentos Sociais pela UFPEL (2002), Especialista em Formação para o Magistério - Administração e Supervisão Escolar pela Faculdades Integradas de Amparo - FIA (2000), Especialista em Sociologia e Política pela UFPEL (1999), Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela UFPEL (1997/2000), Licenciada em Pedagogia pelo UNICESUMAR (2020) e Licenciada em História pelo UNICESUMAR (2021). Atua como docente nas modalidades presencial e a distância e na Pós-Graduação Lato e Stricto Sensu - nas Licenciaturas em Pedagogia, Ciências Sociais e Geografia presenciais; na modalidade a distância, atua ou já atuou nas Licenciaturas em Pedagogia, História e Física e no Bacharelado em Biblioteconomia, bem como nas Especializações em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação-TICEdu e Educação para a Sexualidade: dos Currículos Escolares aos Espaços Educativos. Foi docente e gestora na Educação Básica (Anos Iniciais e Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio), e docente na Educação Profissional de níveis Técnico e Tecnológico. Coordenou o Curso de Pedagogia a Distância do Sistema Universidade Aberta do Brasil na FURG nos períodos de 2006-2008 e 2014-2022, sendo reconduzida em 2023. É membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - COEPEA, da Comissão Própria de Avaliação - CPA/FURG e membro Presidente da Comissão Permanente de Pessoal Docente - CPPD/FURG. É integrante dos Grupos de Pesquisa EDUCAMEMÓRIA Educação e Memória da FURG e Pesquisa, Ensino e Formação Docente nas Artes Visuais da UFPEL. Membro da Rede de Investigação Ação Participativa e Educação Popular em Universidades Públicas/RIAPEP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, história da educação, educação superior, ensino de história e memória. Avaliadora do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis) do INEP/MEC. 

Referências

Não se aplica

Publicado

2024-06-14

Como Citar

Vieira , M. A., & Santos, R. de C. G. dos. (2024). APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ EDUCAÇÃO INTEGRAL E CURRÍCULO: PRÁTICAS EXITOSAS E PERSPECTIVAS ATUAIS. Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(1), 01–02. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/710

Edição

Seção

DOSSIÊ: EDUCAÇÃO INTEGRAL E CURRÍCULO: PRÁTICAS EXITOSAS E PERSPECTIVAS ATUAIS

Artigos Semelhantes

<< < 29 30 31 32 33 34 35 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)