A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA EAD

CONCEPÇÕES, DESAFIOS E PROTAGONISMO DISCENTE

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v5i4.695

Palavras-chave:

Educação; Protagonismo; Curricularização.

Resumo

O objetivo geral do presente trabalho é assentar o conceito de extensão universitária, diante das diversas interpretações existentes no meio acadêmico. Da mesma forma, como objetivos específicos definiram-se: analisar o conceito de extensão universitária; avaliar o caminho percorrido pela extensão universitária no Brasil, de sua implementação à curricularização. A indagação de pesquisa que moveu o presente trabalho se deu da seguinte forma: a implementação da curricularização da extensão universitária na educação EAD apresenta uniformidade de concepções? Entre os autores que estruturam o presente trabalho estão Thiollent, Imperatore e Santos (2022), Severino (2007), entre outros. A metodologia de pesquisa se deu por meio da pesquisa bibliográfica e documental, tendo como fio condutor a visão crítico dialética (GAMBOA, 2012). Ao final, verifica-se que a implementação da  curricularização da extensão universitária na educação superior presencial e EAD não apresenta uniformidade de concepções, condição que se reflete na forma como a mesma é implementada não só no currículo, como também na interação com a comunidade e no protagonismo discente.  

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Biografia do Autor

Tatiana Helma Wagner, Centro Universitário Internacional Uninter

Experiência em Tutoria/Docente do Curso de Tecnologia em Gestão em Segurança Privada e Curso de Tecnologia em Segurança Pública, desde 2016, gerenciando a plataforma AVA-Univirtus com a abertura das salas virtuais com os devidos materiais (videoaulas, link dos livros, fóruns, artigos, slides e outros materiais), aula interativa ao vivo, mediar as mensagens dos alunos e auxiliar no esclarecimentos de dúvidas, além de orientação quanto aos estudos, gravação de vídeoaulas e outra atividades próprias da tutoria. Livros publicados: WAGNER, Tatiana Helma. Gestão estratégica de negócios na segurança privada [recurso eletrônico]. Curitiba: Contentus, 2020.WAGNER, Tatiana Helma. Gestão de escola de formação de vigilantes [recurso eletrônico]. Curitiba: Curitiba: Contentus, 2021.Professora autora de Pós Graduação nas disciplinas de Gestão de Escola de Formação de Vigilantes e de Gestão de Negócio em Segurança Privada com gravação das aulas e produção de material escrito.Professora autora no Curso de Extensão de Gestão de Escola de Formação de Vigilantes.Participação no NDE e colegiado dos cursos: CST em gestão de Segurança Privada; CST em Segurança Pública. Membro da Equipe Multidisciplinar.Atividades realizadas na FATEC-PR/Unifatec desde 2014:Docente no Curso de Bacharelado em Administração, Ciências Contábeis, Engenharia: Civil; Produção; Mecânica; Elétrica, Telecomunicações, Redes de Computadores, Eletrônica Industrial e Serviço Social, ministrando as aulas de: TGA I e II, ARH I e II, Sociologia Aplicada as Organizações, Introdução à Administração, Fundamentos da Administração, Planejamento Estratégico, Gestão Organizacional, Organização Sistemas e Métodos.

Valdilson Aparecido Lopes, Centro Universitário Internacional Uninter

Mestre Profissional em Educação e Novas Tecnologias (UNINTER) pesquisador ORCID 0000-0001-9060-5502 do grupo de pesquisa PROJETO: DOCÊNCIA E APRENDIZAGEM PARA O ENSINO HÍBRIDO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, desenvolveu a dissertação em Gestão do Trânsito e Mobilidade Urbana, PROFESSOR RESPONSÁVEL: Dra. Siderly do Carmo Dahle de Almeida. Autor da obra Educação para o trânsito e a prevenção de acidentes ISBN 9786555176872. Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (2012), Especialização em formação de tutores e orientadores acadêmicos em EAD (UNINTER), Psicopedagogia Clínica e Institucional 2017 (UNINTER). Graduado e Licenciado em História 2020. Formação no curso de Instrutor de Trânsito na qualidade de teórico Técnico pelo CEFET- PR em 2002, especialização em Diretor Geral pelo SIENTT - PR. Tem experiência na área de orientação e tutoria no ensino a distância em cursos de Pós-graduação, atuou como Coordenador Pedagógico de Polo UNINTER durante 05 anos. Atualmente é professor do curso de Graduação em Gestão do Trânsito e Mobilidade Urbana (UNINTER), professor/ tutor do Curso de Tecnologia em Investigação Profissional (Detetive Particular) (UNINTER) membro honorário do CONDESP (Conselho dos Detetives particulares de São Paulo), professor /tutor do Curso de Segurança e Defesa Cibernética. Professor visitante na Universidade do Trânsito (Formação de Instrutor de Trânsito, Diretor de Ensino e Geral). Observador Certificado pelo observatório Nacional de Segurança Viária, também empresário na área educacional de trânsito, CENTRO DE FORMAÇÃO DE CONDUTORES, onde desempenha as atividades desde 2002 voltadas para Educação e novas Tecnologias.

Referências

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Publicado

2023-08-31

Como Citar

Buczenko, G. L., Wagner, T. H., & Lopes, V. A. (2023). A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA EAD: CONCEPÇÕES, DESAFIOS E PROTAGONISMO DISCENTE. Revista De Estudos Interdisciplinares , 5(4), 207–217. https://doi.org/10.56579/rei.v5i4.695