A PERSPECTIVA DOS ESTUDANTES DOS SEGUNDOS ANOS ACERCA DA AVALIAÇÃO DO SPAECE-ALFA

O CAMINHAR METODOLÓGICO

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v5i7.653

Palavras-chave:

Alfabetização, avaliação em larga escala, ensino fundamental, spaece-alfa

Resumo

Neste artigo, analisamos as práticas avaliativas externas no Ciclo de Alfabetização dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, buscando compreender as relações entre essas avaliações e a perspectiva das crianças envolvidas no processo, tendo como objetivos específicos: compreender como as crianças concebem essa avaliação; perceber o que elas sabem e pensam sobre o SPAECE-Alfa e analisar os sentimentos que desenvolvem em relação ao aplicador da prova do SPAECE-Alfa. Focamos no conceito de avaliação externa a partir da definição de avaliação em larga escala, sob a perspectiva dos estudiosos Sant’Anna (1995), Luckesi (2008 e 2013), Libânio (2017) e Firme (2017), associando essa discussão à definição de alfabetização fornecida por Soares (2014). A pesquisa, de natureza qualitativa, foi feita, por meio de entrevistas, com seis crianças do segundo ano do ensino fundamental de duas escolas públicas de um município de pequeno porte do estado do Ceará, localizado na região metropolitana de Fortaleza. A análise dos dados revela que a Avaliação do SPAECE-Alfa afere apenas superficialmente as habilidades que as crianças precisam desenvolver em seu processo de alfabetização e que não considera também as expectativas dessas crianças, provocando-lhes sentimentos como medo, ansiedade e os diversos outros expressos em suas falas.

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Biografia do Autor

Maria de Lourdes Holanda, Universidade Federal do Ceará

Formada em Pedagogia e Matemática com Especialização em Psicopedagogia e Gestão Escolar, cursando Mestrado em Educação PELA UFC. Atualmente atua como Gerente Municipal do Programa MAIS PAIC - SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PINDORETAMA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase no processo de Ensino-aprendizagem e no Alfabetizar Letrando 

Maria Gezilane Gomes de Lima, Universidade Federal do Ceará

Ph.D. candidate in Education in the Graduate Program in Education (PPGE) at the Federal University of Ceará (UFC)

Messias Holanda Dieb, Universidade Federal do Ceará

Professor do Departamento de Fundamentos da Educacao e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC), onde coordena o Grupo de Pesquisa γραφή (grafí) - Laboratório de Estudos da Escrita. Formado em Pedagogia, em 2000, pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), cursou Mestrado (2002 - 2004) e Doutorado (2004 - 2007), ambos em Educação pela UFC. Em 2015, concluiu um Estágio Pós-Doutoral em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). O referido estágio e a pesquisa nele realizada, sob a supervisão do Prof. Dr. Bernard Charlot (Paris 8 / UFS), foram vinculados ao Grupo de Estudos e Pesquisas Educação e Contemporaneidade (EDUCON), da mesma universidade. Em 2016, concluiu um segundo Estágio Pós-Doutoral em Educação, com financiamente da CAPES (Processo BEX 0602/15-9), pela Universidade da Califórnia - USA - Campus Santa Barbara (UCSB), sob a supervisão do Prof. Dr. Charles Bazerman. Seus temas de interesse na pesquisa atualmente são: os estudos da escrita e os letramentos acadêmicos

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Publicado

2024-01-03

Como Citar

Holanda, M. de L., Lima, M. G. G. de, & Dieb, M. H. (2024). A PERSPECTIVA DOS ESTUDANTES DOS SEGUNDOS ANOS ACERCA DA AVALIAÇÃO DO SPAECE-ALFA: O CAMINHAR METODOLÓGICO . Revista De Estudos Interdisciplinares , 5(7), 99–116. https://doi.org/10.56579/rei.v5i7.653

Edição

Seção

DOSSIÊ: Interseccionalidade e Educação: Desafios para Pensar a Educação Escolar

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