GESTÃO ESCOLAR PARTICIPATIVA

UM CAMINHO PARA A AUTONOMIA

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v5i6.643

Palavras-chave:

Participação, Gestão Participativa , Autonomia da Escola

Resumo

O presente artigo se destina a uma reflexão teórica sobre a centralidade da gestão escolar participativa, tendo como horizonte a busca pela autonomia da escola e de seus sujeitos sócio-políticos que a constitui (equipe escolar, alunos, professores e comunidade). O objetivo é apontar como a participação é elemento primordial para a conquista da autonomia da escola. A fim de desenvolver esse debate, sem pretensão alguma de esgotá-lo, adotou-se como metodologia uma abordagem qualitativa a partir de revisão bibliográfica sobre o tema, e tendo como fundamentação teórica Libâneo (2013) e Lück (2000). As pesquisas bibliográficas desenvolvida anunciam a importância da participação dos atores que formam a comunidade escolar, na busca por seu protagonismo. Defende-se que a autonomia se constitui como um pressuposto fundamental no processo de gestão participativa em uma ininterrupta tensão entre a escala local e o contexto mais geral na qual a comunidade escolar está inserida.

 

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Biografia do Autor

Rogilson Pantoja Rodrigues, Universidade Federal do Pará

Aluno do Programa de Pós-graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica da Universidade Federal do Pará.

Dinair Leal da Hora, Universidade Federal do Pará

Possui Graduação em Pedagogia Administração Escolar pela Universidade Federal do Pará (1978), Graduação em Letras pela Universidade Federal do Pará (1977), Mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996). É pós-doutorada em Administração Escolar e Economia da Educação pela USP e em Sociologia das Organizações Educacionais pela UMINHO. É Professora Adjunta da UFPA, lotada no Campus Universitário de Abaetetuba, atuando no Curso de Pedagogia e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica da Universidade Federal do Pará e do Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia. Coordenadora Geral do Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia - Doutorado em Rede no período de 2019 a 2020. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão democrática, gestão educacional, política educacional, avaliação institucional e educação, educação em saúde e epidemiologia social. 

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Publicado

2023-11-19

Como Citar

Rodrigues, R. P., & Hora, D. L. da. (2023). GESTÃO ESCOLAR PARTICIPATIVA: UM CAMINHO PARA A AUTONOMIA. Revista De Estudos Interdisciplinares , 5(6), 204–213. https://doi.org/10.56579/rei.v5i6.643