AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO

ESTUDO BIBLIOMÉTRICO

Visualizações: 226

Autores

Palavras-chave:

Avaliação Institucional, Bibliometria, Educação Profissional e Tecnológica, Sistema de Avaliação da Educação Profissional Técnica de Nível Médio

Resumo

Desde a Constituição de 1988 até o Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024, preconiza-se a criação de um sistema nacional de avaliação da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM), como ocorre na Educação Básica e Superior. Inexistindo esse sistema no Brasil, questionou-se quais outros modelos de avaliação institucional existem no país para a EPTNM. Realizou-se, portanto, este estudo bibliométrico, de caráter qualitativo, no Portal de Periódicos Capes; coletando artigos sobre educação, a partir 2014, revisados por pares. Gerenciou-se as referências no EndNote Web, tratando-as no MS Excel. Os resultados revelaram
inexistir produção sobre avaliação da EPTNM no período, havendo a necessidade de novos estudos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilia Macorin de Azevedo, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Referências

ARAÚJO, C. A. Bibliometria: evolução histórica e questões atuais. Revista Em Questão, Porto Alegre, v. 12, n. 1, p. 11-32, 1. sem. 2006. Disponível em: https://bit.ly/2ygqIfz. Acesso em: 10 jul. 2019.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Promulgada em 5 de outubro de 1988. Brasília: Diário Oficial da União, 5 out. 1988. Disponível em: https://bit.ly/1bJYlGL. Acesso em: 6 jul. 2019.

BRASIL. Lei nº 10.172, de 9 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Brasília: Diário Oficial da União, 10 jan. 2001. Disponível em: https://bit.ly/2LAAba4. Acesso em: 7 jul. 2019.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Brasília: Diário Oficial da União, 26 jun. 2014. Disponível em: https://bit.ly/2Nv5nbk. Acesso em: 7 jul. 2019.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Diário Oficial da União, 23 dez. 1996. Disponível em: https://bit.ly/1SXIu8A. Acesso em: 7 jul. 2019.

BRASIL. Projeto de Lei nº 8.035, de 20 de dezembro de 2010. Aprova o Plano Nacional de Educação para o decênio 2011-2020 e dá outras providências. Brasília: Câmara dos Deputados, 2010. Disponível em: https://bit.ly/2GC1EnR. Acesso em: 7 jul. 2019.

CAPES. Diretoria de Avaliação. Ofício nº 6/2019-CGAP/DAV/CAPES. Aprimoramento do processo de avaliação da pós-graduação e esclarecimentos a respeito do Qualis Periódico e avaliação da produção intelectual. Brasília: Capes, 16 jul. 2019. Disponível em:

https://bit.ly/2LADqyg. Acesso em: 20 jul. 2019.

CAPES. Portal de Periódicos. Brasília, 2019. Disponível em: https://bit.ly/1X2C6zS. Acesso em: 03 jul. 2019.

CAPES. Tabela de Áreas do Conhecimento. Brasília, 2017. Disponível em: https://bit.ly/2APp7QT. Acesso em: 03 jul. 2019.

CNE. Câmara de Educação Básica. Resolução nº 06, de 20 de setembro de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Brasília: Diário Oficial da União, 21 set. 2012. Disponível em: https://bit.ly/2B1qeZs. Acessoem: 7 jul. 2019.

INEP. Diretoria de Avaliação da Educação Básica. Nota Técnica nº 10/2019. Detalhamento da população e resultados do SAEB 2019. Brasília: INEP, 3 jul. 2019. Disponível em: https://bit.ly/304X4p5. Acesso em: 7 jul. 2019.

INEP. O que é Sinaes?. Brasília, 20 out. 2015. Disponível em: http://inep.gov.br/sinaes. Acesso em: 6 jul. 2019.

INEP. Saeb: Sistema de Avaliação da Educação Básica. Brasília, 3 maio 2019. Disponível em: https://bit.ly/2VoJcDY. Acesso em: 6 jul. 2019.

JACOBOVICZ, M. M. V. T. Avaliação Institucional dos Cursos Superiores de Tecnologia. In: PETEROSSI, H. G. Subsídios ao estudo da Educação Profissional e Tecnológica. 2. ed. São Paulo: CEETEPS, 2014.

MACEDO, E. F. S; LANGHI, C. Aprendizagem Ativa na Educação Profissional: um estudo bibliométrico dos artigos sediados pelo Portal de Periódicos Capes. Anais XIII Workshop de Pós-graduação e Pesquisa do Centro Paula Souza, São Paulo: CPS, out. 2018. Disponível em: https://bit.ly/2Sw7UlJ. Acesso em: 1 jul. 2019.

MEC. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Proposta para o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica. Documento Base. Brasília, 2014. Disponível em: https://bit.ly/2O6stlL. Acesso em: 7 jul. 2019.

RISTOFF, D. I. Avaliação Institucional: pensando princípios. In: BALZAN, N. C.;

SOBRINHO, J. D. (org.). Avaliação Institucional: teoria e experiências. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2000..

SOBRINHO, J. D. Avaliação Institucional, instrumento de qualidade educativa: a experiência da Unicamp. In: BALZAN, N. C.; SOBRINHO, J. D. (org.). Avaliação Institucional: teoria e experiências. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

UFSCAR. Seção de Acesso às Bases de Dados. O que é o EndNote Web?. São Carlos, 2016. Disponível em: https://bit.ly/2JWsVCd. Acesso em: 9 jul. 2019.

Downloads

Publicado

2021-06-14

Como Citar

Azevedo, M. M. de. (2021). AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO: ESTUDO BIBLIOMÉTRICO. Revista De Estudos Interdisciplinares , 2(4). Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/63