O PROGRAMA DE BOLSA PERMANÊNCIA NO CONTEXTO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (2013 – 2020)

Visualizações: 250

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v5i5.613

Palavras-chave:

Políticas Educacionais; Permanência; Ação Afirmativa.

Resumo

O presente estudo trata-se de uma investigação sobre o Programa de Bolsa Permanência (PBP) do Ministério da Educação (MEC), e tem como objetivo apresentar o desenvolvimento do programa no contexto da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - (2013-2020). Primeiramente, é feita uma análise do Programa de Bola Permanência implementado pelo Ministério da Educação. Em seguida, analisamos este Programa no contexto da Universidade Federal de Alagoas. O percurso metodológico para o desenvolvimento da pesquisa utilizou-se uma abordagem qualitativa, fazendo uso do estudo descritivo. Foi realizado uma pesquisa bibliográfica, além de estudo documental, que foram analisados por meio da estatística descritiva, além do estudo da Portaria nº 389/13, que cria o Programa de Bolsa Permanência (PBP).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edivan Claudino Soares da Silva, Centro Universitário Tiradentes

Doutorando em Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas, Centro Universitário Tiradentes -Unit/AL.

Pedro Simonard, Centro Universitário Tiradentes

Docente do Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas, Centro Universitário Tiradentes -Unit/AL.

Referências

BRASIL. Portaria Nº 389 de 09 de maio de 2013. Dispõe a criação do Programa de Bolsa Permanência. Disponível <http://portal.mec.gov.br/docman/programas-e-acoes/programa-bolsa-permanencia/68911-portaria-389-09052013/file> em Acesso em 10 de jul. 2020.

BRASIL. Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 30 ago. 2012. Seção 1, p. 1

UFAL. Relatório de Gestão Referente ao Exercício 2013. Disponível em< https://ufal.br/transparencia/relatorios/gestao/2013> Acesso em 25 de Ago. 2021.

UFAL. Relatório de Gestão Referente ao Exercício 2014. Disponível em<https://ufal.br/transparencia/relatorios/gestao/2014/relatorio-geral/view> Acesso em 20 de Ago. 2021.

UFAL. Relatório de Gestão do Exercício 2015. Disponível em<https://ufal.br/transparencia/relatorios/gestao/2015/relatorio-geral/view> Acesso em 14 de Ago. 2021.

UFAL. Relatório de Gestão do Exercício 2016. Disponível em<https://ufal.br/transparencia/relatorios/gestao/2016/relatorio-completo/view> Acesso em 01 de Set. 2021.

UFAL. Relatório de Gestão do Exercício 2017. Disponível em<https://ufal.br/transparencia/relatorios/gestao/2017/prestacao-de-contas-ordinarias-anual_relatorio-de-gestao-2017.pdf/view> Acesso em 01 de Set de 2021.

UFAL. Relatório de Gestão 2018. Disponível em<https://ufal.br/transparencia/relatorios/gestao/relatorio-de-gestao-integrado_exercicio-2018.pdf/view> Acesso em 01 de Set de 2021.

UFAL. Relatório de Gestão na forma de relato integrado Exercício 2019. Disponível em<https://ufal.br/transparencia/relatorios/gestao/relatorio-de-gestao-integrado_exercicio-2018.pdf/view> Acesso em 10 de Ago. de 2021

UFAL. Relatório de Gestão 2020. Disponível em <https://ufal.br/transparencia/relatorios/gestao/2020/relatorio-de-gestao-2020.pdf/view> Acesso em 20 de Ago.2021.

UFAL. Resolução Nº 25/2005 - CEPE, de 26 de outubro de 2005. Institui e regulamenta o funcionamento do Regime Acadêmico Semestral nos Cursos de Graduação da UFAL, a partir do ano letivo de 2006. Disponível em<https://ufal.br/estudante/graduacao/normas/documentos/resolucoes/resolucao_25_2005_CEPE> Acesso em 10 de Ago. 2021.

Downloads

Publicado

2023-09-28

Como Citar

Soares da Silva, E. C., & Simonard, P. (2023). O PROGRAMA DE BOLSA PERMANÊNCIA NO CONTEXTO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (2013 – 2020). Revista De Estudos Interdisciplinares , 5(5), 142–153. https://doi.org/10.56579/rei.v5i5.613

Artigos Semelhantes

<< < 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.