COMPETÊNCIAS DE ESTUDO E ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR

Visualizações: 255

Autores

  • André Luiz Paiva Pompeu Universidade do Vale do Sapucaí
  • Neide de Brito Cunha Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza https://orcid.org/0000-0003-4945-4495

Palavras-chave:

Competências de estudo, Autorregulação da Aprendizagem, Estratégias de aprendizagem; Ensino superior, Ensino superior

Resumo

Para que o aluno seja considerado competente em seus estudos é necessário que possua comportamentos autorregulatórios e faça uso das estratégias de aprendizagem. Considerando essas habilidades como essenciais para o bom desempenho do aluno de nível superior, este estudo teve como objetivo principal verificar se existe relação entre as competências de estudo e as estratégias de aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa de campo, da qual participaram 284 estudantes de dois cursos de uma universidade particular do Sul de Minas Gerais. Foi utilizada a Escala de Avaliação de Competências de Estudos – ACE e a Escala de
Avaliação de Estratégias de Aprendizagem EEA-U. Os resultados apontaram para uma amostra com nível bom nas competências de estudos, porém com menos uso de estratégias de aprendizagem. Entre todos os fatores da ACE e da EEA-U e seus totais houve correlações positivas e estatisticamente significativas, com magnitudes que variaram de fracas a moderadas. As implicações psicoeducacionais das variáveis investigadas são discutidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Luiz Paiva Pompeu, Universidade do Vale do Sapucaí

Universidade do Vale do Sapucaí

Neide de Brito Cunha, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Referências

ALCARÁ, A. R.; SANTOS; A. A. A. Compreensão de leitura, estratégias e aprendizagem e motivação e universitários. Psico, v. 44, n. 3, p. 411-420, 2013.

ALMEIDA, L. S.; JOLY, M. C. R. A. (2009). Construção de instrumentos para Ensino Superior: estudos em Portugal/Brasil/Espanha/Moçambique. Pesquisa Transcultural em desenvolvimento. Braga: Universidade do Minho (Portugal)/ Itatiba: Universidade São Francisco (Brasil).

______. Avaliação de Competências para Estudo. Teste em construção. Universidade do Minho (Portugal)/ Universidade de Brasília (Brasil), 2016.

ALMEIDA, L. S.; VASCONCELOS, R. Ensino superior em Portugal: décadas de profundas exigências e transformações. Innovación Educativa, n. 18, p. 23-34, 2008. Disponível em:<http://hdl.handle.net/10347/4434> Acesso em: 17 fev. 2017.

ARAÚJO, C. M. M. et al. Adaptação da escala de expectativas acadêmicas de estudantes ingressantes na educação superior. Revista Avaliação Psicológica, v. 14, n. 1, p. 133-141. 2015.

BANDURA, A. A teoria da evolução social cognitiva. In: BANDURA, A.; AZZI, R.;

POLYDORO, S. (Orgs.), Teoria social cognitiva: conceitos básicos. Porto Alegre: Artmed, 2008. p. 15-41.

BORUCHOVITCH, E.; SANTOS, A. A. A. Estudos Psicométricos da Escala de Estratégias de Aprendizagem para Estudantes Universitários (EEA-U). Paidéia, São Paulo, v. 25, n. 60, p. 19-27, 2015.

BROWN, F. G. Principios de la Medición en Psicología y Educación. Editorial El Manual Moderno. México. 1980. Disponível em <http://bit.ly/2ijwRQl>. Acesso em 15 nov. 2017.

CREDÉ, M.; KUNCEL, N. “Study Habits, Skills, and Attitudes: The Pillar Supporting Collegiate Academic Performance”. Perspectives on Psychological Science, v. 3, n. 6, p. 425-453, 2008.

DANCEY, C. P.; REIDY, J. Estatística sem matemática para psicologia. Porto Alegre: Artmed, 2006.

DEMBO, M. H. Applying educational psychology. 5. ed. New York: Longman, 1994.

DIAS, A. S.; JOLY, M. C. R. A. Habilidades cognitivas para competências de estudo. In: XII CONGRESSO INTERNACIONAL GALEGO-PORTUGUÊS DE PSICOPEDAGOGIA. 2013. Braga: Universidade do Minho. Anais eletrônicos. Disponível em: http://webs.ie.uminho.pt/xiigp/at14.pdf. Acesso em: 20 set. 2018.

FONSECA, R. S. Competencias de los estudiantes universitarios: estudio comparativo entre una universidad portuguesa y brasileña. Revista de la Asociación de Sociología de la Educación (RASE), v. 10, n. 2, p. 167-178, 2017.

JOLY, M. C. R. A. et al. Competências de estudo e leitura em universitários. In: VIII CONGRESSO IBEROAMERICANO DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICAS. XV CONFERÊNCIA INTERNACIONAL AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA “FORMAS E CONTEXTO”. 2011. Braga: Centro de Investigação em Educação. Anais eletrônicos. Disponível em:

<https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/17243/1/Compet%C3%AAncias%20de%20estudo%20e%20leitura%20em%20universit%C3%A1rios.pdf>. Acesso em: 13 fev. 2018.

______. Competência de estudo para uma amostra universitária da área de exatas. Psicologia Escolar e Educacional, Maringá, v. 19, n. 1, p. 23-29, 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000100023&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 16 mar. 2016.

MARINI, J. S; BORUCHOVITCH, E. Estratégias de Aprendizagem de alunos brasileiros do Ensino Superior: Considerações sobre adaptação, sucesso e aprendizagem autorregulada. Revista Eletrônica de Psicología, Educação e Saúde, v. 1, n. 4, p. 102-126, 2014.

MONEREO, C.; POZO, J. I.; CASTELLÓ, M. O ensino de estratégias de aprendizagem no contexto escolar. In: COLL, C.; MARCHESI, A.; PALACIOS, J. (Org.), Desenvolvimento Psicológico e Educação: psicologia da educação escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 2004. p. 161-176.

OLIVEIRA, K. L; BORUCHOVITCH, E.; SANTOS, A. A. A. Estratégias de Aprendizagem e Desempenho Acadêmico: Evidências de Validade. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 25, n. 4, p. 531-536, 2009.

PACHECO, C. A. Adaptação acadêmica e competências de estudo no ensino superior. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Sapucaí, Pouso Alegre, 2017.

PETERSON, R. A. A Meta-Analysis of Cronbach's Coefficient Alpha. Journal of Consumer Research, v. 21, n. 2, p. 381-391 1994.

PINCELLI, G. L. F. Autorregulação da aprendizagem em uma amostra de universitários de administração. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Sapucaí, Pouso Alegre, 2017.

PINTRICH, P. R. The role of metacognitive knowledge in learning, teaching, and assessing. Theory Into Practice, v. 41, n. 4, p. 219-225, 2002.

POLYDORO, S. A. J.; AZZI, R. G. Autorregulação da aprendizagem na perspectiva da teoria sociocognitiva: introduzindo modelos de investigação e intervenção. Psicol. educ., São Paulo, n. 29, p. 75-94, 2009.

POZO, J. I. Estratégias de Aprendizagem. In: COLL, C.; PALÁCIOS, J.; MARCHESI, A. (Orgs.), Desenvolvimento psicológico e educação: Psicologia da educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. p. 176-197.

PRATES, E. A. R. Estudos de validade da escala de competência em estudo – ECE-Sup (S&H) pela correlação com a motivação de universitários. Tese (Doutorado em Psicologia), Universidade São Francisco, Itatiba, 2011.

QUERO VIRLA, M. Confiabilidad y coeficiente Alpha de Cronbach. Telos, v. 12, n. 2, p. 248-252, 2010.

SANTOS, A. A. A.; BORUCHOVITCH. E. Escala de avaliação de estratégias de aprendizagem em universitários. Manuscrito não publicado, 2008.

ZIMMERMAN, B. J. Self-efficacy: An essential motive to learn. Contemporary Educational Psychology, v. 25, p. 82-91, 2000. Disponível em: <https://ac.elscdn.com/S0361476X99910160/1-s2.0-S0361476X99910160-main.pdf?_tid=d997ead0- c68b-4ee2-8f65-

d47c4326f6&acdnat=1520706711_dbece45930e5a502465d0d6bcaca4c72>. Acesso em: 09 mar. 2018.

Downloads

Publicado

2021-06-14

Como Citar

Pompeu, A. L. P., & Cunha, N. de B. (2021). COMPETÊNCIAS DE ESTUDO E ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR. Revista De Estudos Interdisciplinares , 2(4). Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/60

Artigos Semelhantes

<< < 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.