O PROFESSOR E O ESTUDANTE DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO

CONSIDERAÇÕES A PARTIR DE MICHEL FOUCAULT

Visualizações: 217

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Filosofia, Professor, Discente, Michel Foucault

Resumo

O artigo apresenta considerações sobre o que seriam os professores e os estudantes de Filosofia do Ensino Médio na atualidade. Para isso, realizou-se um estudo analítico das obras de Michel Foucault e entrevistas com docentes do Ensino Médio de escolas públicas de Fortaleza, nas quais buscamos compreender o que seria o mestre/professor e o discípulo/aluno de Filosofia. Das descobertas, percebeu-se que a fala e a escrita eram duas práticas realizadas pelos personagens que participavam do cuidado de si, aquilo que fomenta a constituição da subjetividade ética dos sujeitos. Também foi levantado das falas dos docentes que a imagem do stultitio da antiguidade greco-romana poderia ser comparada com a de muitos discentes dessa etapa escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônio Alex Pereira de Sousa, Faculdade Ratio e da Secretaria de Educação do Ceará

Doutorando e mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará. Graduado em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará e especialização em Filosofia pela Universidade Estácio de Sá. Professor da Faculdade Ratio e da Secretaria de Educação do Ceará (SEDUC/CE). E-mail: alexsousa.filosofia@gmail.com.      

Referências

AZEVEDO, Katia Teonia Costa de; QUEDNAU, Laura; COSTA, Matheus Knispel da Costa. Vocabulário latim-português baseado no livro Língua Latina Per Se Illustrata– Familia Romana. Porto Alegre: [s. n.], 2016.

BAILLY, Anatole. Le Grand Bailly: Dictionnaire Grec-Français. Paris: Hachette, 2000.

BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017 – Estabelece a Lei do Novo Ensino Médio. Diário Oficial da União, Brasília, 17 fev, 2017.

BRASIL. Senado Federal. Projeto de Lei do Senado n° 490, de 2017. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e a Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, para prever a modalidade da educação domiciliar no âmbito da educação básica. Disponível em: https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/- /materia/131857

BRASIL. Senado Federal. Projeto de Lei do Senado n° 28, de 2018. Altera o DecretoLei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 – Código Penal, para prever que a educação domiciliar não caracteriza o crime de abandono intelectual. Disponível em: https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/132151

BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular: ensino infantil e fundamental. Brasília, 2017.

DELEUZE, Gilles; GUATARRI, Felix O que é a filosofia?. 3ª ed. Rio de Janeiro: Editora 34, 2010.

FARIA, Ernesto. Dicionário escolar latino-português. Rio de Janeiro: Campanha Nacional de Material de Ensino, 1962.

FOUCAULT, Michel. A hermenêutica do Sujeito: curso dado no Collège de France (1981-1982). 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2014.

GALLO, Sílvio. Filosofia: experiência do pensamento. 2ª ed. São Paulo: Scipione, 2016.

GINGRICH, Wilbur; FREDERICK, Danker. Léxico do Novo Testamento: Grego / Português. São Paulo: Editora Vida Nova, 2005.

MUCHAIL, Salma Tannus. Foucault, mestre do cuidado: textos sobre A hermenêutica do sujeito. São Paulo: Edições Loyola, 2011.

Downloads

Publicado

2021-06-14

Como Citar

Sousa, A. A. P. de. (2021). O PROFESSOR E O ESTUDANTE DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DE MICHEL FOUCAULT. Revista De Estudos Interdisciplinares , 2(3). Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/55

Artigos Semelhantes

<< < 29 30 31 32 33 34 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.