ESTUDOS ÉTNICO-RACIAIS NA GEOGRAFIA

O CASO DA CULTURA AFROBRASILEIRA E SUAS ESPACIALIDADES

Visualizações: 156

Autores

  • Taiane Flôres do Nascimento Universidade Federal de Santa Maria https://orcid.org/0000-0002-5288-0287
  • Benhur Pinós da Costa Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Geografia, Pluralidades Culturais, Escola

Resumo

O presente trabalho é resultado da experiência pedagógica relacionada à docência orientada, com a temática de Geografia e cultura afro-brasileira. O objetivo foi contribuir para a desconstrução do preconceito e atitudes discriminatórias por meio da prática pedagógica que estimule visão crítica acerca das pluralidades culturais do Brasil. A partir disto, buscou-se incluir o estudo da influência africana na formação da sociedade brasileira, promovendo debates que construam o conhecimento acerca da historicidade das africanidades transferidas de gerações e ao mesmo tempo, historicizar a contribuição da organização espacial dos negros, enfatizando espacialidades atuais em diferentes momentos do espaço-tempo. Metodologicamente, a prática de
docência, foi realizada em etapas: 1) problematização sobre a temática no conteúdo programático e plano pedagógico das escolas; 2) aula expositiva com apresentação de autores que trabalham com a cultura afrobrasileira; 3) realização de seminários com grupos de discentes. A prática docente foi realizada com futuros educadores do curso de Geografia da Universidade Federal de Santa Maria, dentro da disciplina obrigatória de Geografia Cultural. O tema contribuiu para que os discentes, ao adentrarem nos espaços escolares tenham uma visão mais ampla sobre as questões étnico-raciais, com ênfase na cultura afro-brasileira, que demanda amplo debate educacional e aplicabilidade nas escolas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Taiane Flôres do Nascimento, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Maria

Benhur Pinós da Costa, Universidade Federal de Santa Maria

Professor Doutor do departamento de Geociências da Universidade Federal de Santa Maria/UFSM. Coordenador e orientador do Laboratório de Espacialidades Urbanas/LabEU da UFSM

Referências

CHAKUR, C.R.S.L. Fundamentos da prática docente: por uma pedagogia ativa. Paidéia, 1, 37-52, 1995.

GOMES, Nilma Lino. 2005. Alguns termos e conceitos presentes no debate sobre relações raciais no Brasil: uma breve discussão. In MUNANGA, Kabengele (org). 2005. Educação anti-racista: caminho aberto pela Lei Federal nº. 10.639/03. Introdução. Brasília: MEC.

SECAD.

RATTS, Alex. Geografia, relações étnico-raciais e educação: a dimensão espacial das políticas de ação afirmativa no ensino. Terra Livre, São Paulo, v. 1, n.34, p. 125 – 140. Jan/jun. 2010.

_________. Etnias e os Outros: As Espacialidades dos Encontros/Confrontos. Espaço e Cultura, 17-18, p. 77-87, 2004.

ROCHA, Rosa Margarida de Carvalho; TRINDADE, Azoilda Loretto de. 2006. Alfabetização e Diversidade: In: Ministério da Educação. Secretaria da Educação continuada. Orientações e Ações para a Educação das relações Étnico-Raciais. SECAD/ Brasília.

Downloads

Publicado

2021-06-14

Como Citar

Nascimento, T. F. do, & Costa, B. P. da. (2021). ESTUDOS ÉTNICO-RACIAIS NA GEOGRAFIA: O CASO DA CULTURA AFROBRASILEIRA E SUAS ESPACIALIDADES. Revista De Estudos Interdisciplinares , 2(3). Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/52

Artigos Semelhantes

<< < 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.