UMA SOCIEDADE ANALISADA A PARTIR DE SUAS INTERCONEXÕES SOCIOCULTURAIS E SIMBÓLICAS: A PEDRA E A CAL COMO OBJETO DE PESQUISA HISTÓRICA

Visualizações: 80

Autores

  • Eduardo Augusto De Santana

Palavras-chave:

História de Pernambuco, Bens Culturais, Arquitetura Colonial, Lugares de Memória.

Resumo

Este artigo objetiva estabelecer algumas considerações acerca do patrimônio histórico-cultural da antiga Freguesia de São Miguel do Ipojuca, atual município de Ipojuca, em Pernambuco. Busca construir um diálogo entre as considerações teóricas de Pierre Bourdieu e Michel Foucault a respeito das possíveis representações simbólicas e de poder que esses bens endossam numa dada sociedade. Este é resultante de projeto de pesquisa que trata dos bens culturais edificados do atual município de Ipojuca, com recorte temporal entre os séculos XVII e XVIII. A região constituiu uma das primeiras áreas de colonização da antiga Capitania de
Pernambuco, onde no século XVI, viajantes e exploradores já faziam alusões em relatos e mapas ao Porto de Galinhas, Maracaípe e Ilha de Santo Aleixo, localidades hoje, pertencentes à Ipojuca. O artigo trás o levantamento de informações documentais de alguns engenhos e as características arquitetônicas dos bens culturais vinculados aos engenhos e a área urbana do município.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABREU, J. Capistrano de. Caminhos antigos e povoamento do Brasil. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1988.

ANTONIL, André João. Cultura e Opulência do Brasil. 3ª ed. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: EDUSP, 1982, p. 76. (Reconquista do Brasil; nova série; v. 70).

ASSMANN, Aleida. Espaços da recordação: formas e transformações da memória cultural. Campinas: Editora da Unicamp, 2011.

BAZIN, German. A Arquitetura Religiosa Barroca no Brasil. Tradução Glória Lúcia Nunes. Rio de Janeiro: Editora Record, 1956.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico/ Pierre Bourdieu; tradução. Fernando Tomaz. 11ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007.

BURKE, Peter. “A cultura material na obra de Gilberto Freyre”. In: FALCÃO, Joaquim; ARAÚJO, Rosa Maria Barboza de. [Orgs.]. O imperador das idéias. Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho/Topbooks, 2001.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1. Artes de Fazer. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.

Curso Formação de Mediadores de Educação para Patrimônio / vários autores; organizado por Raymundo Netto; coordenação de Cristina Rodrigues Holanda; ilustrado por Daniel Dias. - Fortaleza, CE: Fundação Demócrito Rocha, 2020.

DECRETO-LEI Nº 25, DE 30 DE NOVEMBRO DE 1937. Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/Del0025.htm Acesso: em 19 de maio de 2020.

FERLINI, Vera. Terra, trabalho e poder: o mundo dos engenhos no Nordeste colonial. Bauru, SP: EDUSC, 2003.

FILHO; ECKERT; BELTRÃO (orgs.) Antropologia e Patrimônio Cultural. Diálogos e desafios contemporâneos. Nova Letra. Disponível em: http://livroaberto.ufpa.br/jspui/bitstream/prefix/442/1/CapitulodeLivro_EducacaoPatrimonialPerspectivas.pdf. Acesso em 13.05.2020.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro, Graal, 1999.

FREIRE, Cristina. Além dos mapas: os monumentos no imaginário urbano contemporâneo. São Paulo: SESC, Annablume, 1997.

FREYRE, Gilberto. Artigos de jornal. Recife: Edições Mozart, 1935.

GOMES, Geraldo. Engenho e Arquitetura. Recife: Fundação Gilberto Freyre, 1997.

GRISPUM, Denise. Educação para o Patrimônio. Museu de Arte e escola. Responsabilidade compartilhada na formação de públicos. Tese em Educação. São Paulo: USP, 2000.

HORTA, Maria de Lourdes P; GRUNBERG, Evelina; MONTEIRO, Adriane Q. Guia básico de educação patrimonial. Brasília: IPHAN, 1999.

HUNT, Lynn. A Nova História Cultural. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

LAGO, Pedro Corrêa ; LAGO, Bia Corrêa. (orgs.) Catálogo raisonné. In: Frans Post (1612-1680). Obra completa. Rio de Janeiro: Capivara, 2006.

MENEZES, José Luiz Mota. Casa-grande, Capela e Senzala. In: QUINTAS Fátima. Cana, Engenho e Açúcar. QUINTAS, Fátima (Org.). A civilização do açúcar. Recife: Sebrae; Fundação Gilberto Freyre, 2007.

MENESES, José Newton Coelho. Todo patrimônio é uma forma de história pública? In: Que História Pública queremos? Rio de Janeiro: Letra e Voz, 2018. (Versão Kindle).

NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Tradução Yara Aun Khoury. In: Projeto História, São Paulo, n. 10, p. 21-23, dez. 1993.

PUNTONNI, Pedro. A Guerra dos Bárbaros: povos indígenas e a colonização do sertão nordeste do Brasil, 1650-1720. São Paulo: fapesp, 2002.

QUINTAS Fátima. Cana, Engenho e Açúcar. QUINTAS, Fátima (Org.). A civilização do açúcar. Recife: Sebrae; Fundação Gilberto Freyre, 2007.

SANTANA, Eduardo Augusto de. Levantamento do Patrimônio Histórico Arquitetônico do Município de Ipojuca – PE. Monografia (Licenciatura em História). UFRPE, Recife, 2010.

SILVA, Maria Beatriz Nizza da. Ser nobre na Colônia. São Paulo: Editora UNESP, 2005.

Downloads

Publicado

2021-07-15

Como Citar

Augusto De Santana, E. . (2021). UMA SOCIEDADE ANALISADA A PARTIR DE SUAS INTERCONEXÕES SOCIOCULTURAIS E SIMBÓLICAS: A PEDRA E A CAL COMO OBJETO DE PESQUISA HISTÓRICA. Revista De Estudos Interdisciplinares , 3(2). Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/105

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.