PRECEDENTES HISTÓRICOS ACERCA DA UNIVERSALIZAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS
Visualizações: 131Palavras-chave:
Constituição Federal, Direitos Humanos, Direitos FundamentaisResumo
Os Direitos Humanos representam uma forma abreviada de mencionar os direitos fundamentais da pessoa humana. Esses direitos são fundamentais porque sem eles a pessoa humana não consegue existir ou não é capaz de se desenvolver e de participar plenamente da vida. O texto aqui apresentado possui como objetivo realizar uma descrição dos precedentes históricos da universalização dos Direitos Humanos no mundo e após a consolidação destes no Brasil. No que diz respeito ao enquadramento metodológico, este trabalho é de viés exploratório, e a natureza do artigo é teórica. Já a abordagem do problema se deu de forma qualitativa. Sendo assim, este estudo é aplicado e o procedimento técnico utilizado foi a pesquisa bibliográfica.
Downloads
Referências
BRASIL. Constituição. Brasília: Senado Federal, 1988.
COMPARATO, Fábio Konder. Fundamentos dos Direitos Humanos. Instituto de Estudos Avançados da Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, 1997.
COMPARATO, Fábio Konder. A afirmação histórica dos direitos humanos. 7º ed. São Paulo: Saraiva, 2010.
CULLETON, Alfredo (org.). Curso de Direitos Humanos. São Leopoldo: Unissinos, 2009.
MALHEIRO, Emerson. Os Direitos Humanos e Segunda Grande Guerra Mundial. 2011. Disponível em: http://emersonmalheiro.blogspot.com.br/2011/02/os-direitos-humanos-e-segunda-grande.html. Acesso em 01 jan. 2022.
NUNES, Rizzatto. O princípio constitucional da Dignidade da pessoa Humana. São Paulo: Saraiva, 2009.
PIOVESAN, Flávia. Direitos humanos e o direito constitucional internacional. 14º ed., rev. e atual. São Paulo: Saraiva, 2013.
SARLET, Ingo Wolfgang. Dignidade da Pessoa Humana e Direitos Fundamentais na Constituição Federal de 1988. 9. ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Estudos Interdisciplinares adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que possibilita o compartilhamento e a adaptação do trabalho, incluindo fins comerciais, desde que seja feita a atribuição adequada e seja reconhecida a publicação original nesta revista.