O REINVENTAR DA PESQUISA HISTORIOGRÁFICA EM FACE A PANDEMIA COVID-19

Visualizações: 229

Autores

  • Adriana Barboza Roschild Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense Câmpus Pelotas https://orcid.org/0000-0001-7827-8406
  • Adriana Duarte Leon Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v5i3.391

Palavras-chave:

Fontes Documentais; Educação Profissional; Pandemia Covid-19; Historiografia.

Resumo

O presente artigo apresenta a pesquisa documental realizada nos arquivos da Biblioteca Pública Pelotense e no arquivo virtual do Memorial CEFET/RS em busca de indícios sobre a funcionalidade da Escola de Artes e Ofícios de Pelotas no início do século XX. A pesquisa foi atravessada pela Pandemia da Covid-19 e a metodologia revisada a partir de tal contexto. A abordagem metodológica está alocada no campo da história da Educação e utiliza como material de análise documentos impressos e digitais. Conclui-se que o evento da pandemia acarretou mudanças em diversas áreas, dentre elas a área da pesquisa que precisou rearticular-se e consolidou-se em um espaço solitário, de acesso limitado e trocas restritas. Por fim, o estudo foi reinventado em face da pandemia e o uso do acervo virtual foi a forma alternativa encontrada para concluir a investigação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Duarte Leon , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e  Tecnologia Sul-Rio-Grandense-IFSUL/Câmpus-Pelotas/RS. Doutora em Educação, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Belo Horizonte, Minas Gerais.

Referências

BICA, Alessandro Carvalho. A pesquisa em História da Educação: caminhos, etapas e esco-lhas no trabalho do historiador. IX ANPED SUL, Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, UNIPAMPA, 2012.

CALDEIRA, Jeane dos Santos. O Asilo de órfãs São Benedito em Pelotas- RS. (as primei-ras décadas do século XX): trajetória educativa institucional. 2014. 249f. Dissertação (Mes-trado em Educação) – Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2014.

CARRICONDE, Clodomiro. Álbum de Pelotas 1922. Pelotas: Biblioteca Pública Pelotense, 1922.

COLÉGIO MUNICIPAL PELOTENSE. História. Colégio Municipal Pelotense, s./d. Dis-ponível em: <http://www.colegiopelotense.com.br/historia.htm>. Acesso em: 02. Set. 2019.

COLÉGIO GONZAGA. O colégio. Colégio Gonzaga, s./d. Disponível em: <https://www.gonzaga.com.br/Secao/55/O-Colegio>. Acesso em: 02 set. 2019.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE. MEMORIAL CEFET-RS. IFSul, 2011. Disponível em: <http://memorial.ifsul.edu.br/>. Acesso em: 13. jan. 2020.

INSTITUTO SÃO BENEDITO. 117 anos de história. Blog Instituto São Benedito, 2018. Disponível em: <http://institutosaobenedito.blogspot.com/p/110-anos-de-historia.html>. Aces-so em: 02. set. 2019.

JORNAL A OPINIÃO PÚBLICA. Pelotas: Biblioteca Pública Pelotense, 1917.

JORNAL A OPINIÃO PÚBLICA. Pelotas: Biblioteca Pública Pelotense, 1918.

JORNAL DIÁRIO POPULAR. Pelotas: Biblioteca Pública Pelotense, 1917.

LEON, Adriana Duarte. A profissão docente na cidade de Pelotas, um estudo a partir de duas associações em meados do século XX. Curitiba: Ed. Appris, 2014.

LONER, Beatriz. Construção de Classe: operários de Pelotas e Rio Grande. Pelotas: Ed. UFPel, 2016.

LONER, Ana Beatriz; Gill, Lorena Almeida; MAGALHÃES, Mário Osório. Contrabando. In: LONER, Beatriz (org.). Dicionário da História de Pelotas. 3. ed. Pelotas: Editora da UFPel, 2017a.

MARTINS, Dalton Lopes; DIAS, Calíope Víctor Spíndola de Miranda. Acervos digitais: Perspectivas, desafios e oportunidades para as instituições de memória no Brasil. Panorama setorial da Internet, ano 11, n. 3, Set. 2019.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. O que é a Covid-19? MS, 2021 Disponível em: <https://www.gov.br/saude/pt-br/coronavirus/o-que-e-o-coronavirus>. Acesso em: 23. mai. 2021.

PARADEDA, F. (1923). Almanaque de Pelotas. Variedades, Informações, Propaganda. Pe-lotas.

PARADEDA, F. (1933). Almanaque de Pelotas. Variedades, Informações, Propaganda. Pe-lotas.

SAMARA, Eni de Mesquita. História & Documento e Metodologia de Pesquisa. Belo Hori-zonte: Autêntica Editora, 2010.

SÔNEGO, Márcio Jesus Ferreira. A Fotografia como Fonte Histórica. Historiae, Rio Grande, v. 1, n. 2, p. 113-120, 2010.

Downloads

Publicado

2023-07-29

Como Citar

Barboza Roschild, A., & Duarte Leon , A. (2023). O REINVENTAR DA PESQUISA HISTORIOGRÁFICA EM FACE A PANDEMIA COVID-19. Revista De Estudos Interdisciplinares , 5(3), 101–112. https://doi.org/10.56579/rei.v5i3.391

Artigos Semelhantes

<< < 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.