FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A CORRESPONSABILIZAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: DESENVOLVENDO A AUTONOMIA

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Autores

  • Vanessa Campos Ferreira Universidade Federal de Viçosa
  • Natália Rigueira Fernandes Universidade Federal de Viçosa
  • Flaviane Ferreira da Silva Universidade Federal de Viçosa

Palavras-chave:

Autonomia, Corresponsabilização, Formação de professores

Resumo

Este artigo teve por objetivo analisar a forma com que a autonomia é promovida nas relações pedagógicas e como se desenvolvem as práticas educativas com crianças, visando o desenvolvimento de sua autonomia e corresponsabilização no processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa de cunho qualitativo, contou com um referencial teórico que possibilitou à pesquisadora um pensamento reflexivo para analisar a organização do trabalho da coordenação pedagógica, em torno da garantia da reflexão dos docentes, referente ao desenvolvimento da autonomia dos estudantes. Com esse estudo, ainda, foi possível identificar as possibilidades que a formação continuada proporciona ao trabalho docente realizado em uma Pré-Escola de uma instituição filantrópica da cidade de Viçosa-MG. Como instrumentos metodológicos foram utilizados, a entrevista semiestruturada e a observação participante. Ao final deste estudo foi possível constatar que a referida instituição filantrópica possui uma proposta pedagógica transformadora que promove a autonomia e o desenvolvimento cognitivo, social, moral e físico da criança. Para que essa prática aconteça e proporcione um ensino de qualidade e formação de cidadãos conscientes, a coordenação pedagógica organiza um trabalho reflexivo com seus profissionais docentes, de modo a desenvolver a corresponsabilização e participação ativa das crianças em seu processo de ensino e aprendizagem.

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Biografia do Autor

Vanessa Campos Ferreira, Universidade Federal de Viçosa

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (2005).

Natália Rigueira Fernandes, Universidade Federal de Viçosa

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (2005). Mestra em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa.

Flaviane Ferreira da Silva, Universidade Federal de Viçosa

[1] Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (2005). Especialista em educação pela UFV 2009 e em Psicopedagogia pela FDV (2007). Mestre em Políticas Sociais (2015). Foi coordenadora pedagógica até 2020, da Pré-Escola da Associação Assistencial e Promocional da Pastoral de Oração de Viçosa – MG.

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Publicado

2021-12-17

Como Citar

Campos Ferreira, V. ., Rigueira Fernandes, N. ., & Ferreira da Silva, F. . (2021). FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A CORRESPONSABILIZAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: DESENVOLVENDO A AUTONOMIA. Revista De Estudos Interdisciplinares , 3(5), 137–153. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/269