ESCOLA SEM PARTIDO: UMA AMEAÇA A PERMANÊNCIA DE ALUNOS LGBTTIQ+ NO AMBIENTE ESCOLAR

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Autores

  • Eduardo Lima Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ewerton da Silva Ferreira Universidade Federal do Pampa
  • Jaqueline Carvalho Quadrado Universidade Federal do Pampa

Palavras-chave:

Escola sem Partido, Gênero, Sexualidade, Currículo Escolar.

Resumo

As discussões de gênero e sexualidade no ambiente escolar emergiram a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1996) e ganharam força na última década com a publicação do Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de Lésbicas,Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (2009). No entanto, paralelo a isso houve uma ampliação dos movimentos contrários a abordagem dos temas supracitados na escola, dentre eles, merece destaque o “Escola sem Partido” que acusa professores (as) de praticarem a “ideologia de gênero” no âmbito escolar. O presente trabalho teve por objetivo uma análise documental, bibliográfica, qualitativa, sobre os desafios da inserção da temática no currículo como ferramenta para a garantia da permanência de sujeitos LGBTTIQ+ na escola e, sobretudo, assegurar o direito ao acesso à educação previsto na Constituição Federal de 1988. A construção teórica utiliza como base Seffner (2011, 2016, 2019) e Louro (2000, 2009) oportunizando uma
ampla abordagem conceitual que justificam a necessidade de incluir alunos (as) através daabordagem de gênero e sexualidade no currículo. Além disso, fazemos uma análise da recentedecisão Supremo Tribunal Federal que considerou por unanimidade inconstitucional a lei que municipal que proibia a abordagem de gênero nas escolas.

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Referências

FERREIRA, Ewerton da Silva. Diversidade? Para quem? Discussões sobre o currículo escolar como possibilidade de permanência de alunos (as) lgbttiq no ambiente escolar.2018. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso em Licenciatura em Ciências Humanas da

Universidade Federal do Pampa, São Borja – RS.

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Publicado

2021-12-10

Como Citar

Lima , E. ., da Silva Ferreira, E., & Carvalho Quadrado, J. . (2021). ESCOLA SEM PARTIDO: UMA AMEAÇA A PERMANÊNCIA DE ALUNOS LGBTTIQ+ NO AMBIENTE ESCOLAR. Revista De Estudos Interdisciplinares , 2(6). Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/255

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RESUMOS I SEMINÁRIO ON-LINE DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES

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