MASCULINIDADES E PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO

SENTIDOS (CO)PRODUZIDOS POR JOVENS ESTUDANTES DO AGRESTE PERNAMBUCANO

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Autores

  • Jullyane Chagas Barboza Brasilino Universidade de Pernambuco
  • Jorge Edielson Costa Gueiros Universidade de Pernambuco https://orcid.org/0000-0002-2680-0773

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v7i3.2044

Palavras-chave:

Pesquisa Interdisciplinar, Masculinidades, Adolescentes, Educação

Resumo

À luz da Psicologia Social e do construcionismo social, este estudo analisou os sentidos sobre masculinidades que circulam entre jovens estudantes do sexo masculino de uma escola pública estadual do agreste pernambucano. Teve como objetivos específicos: mapear os sentidos (co)produzidos sobre masculinidades a partir das rodas de conversa com os estudantes e analisar os repertórios linguísticos vinculados às suas vivências cotidianas. De abordagem qualitativa, fundamentada na perspectiva construcionista, a pesquisa utilizou rodas de conversa como recurso metodológico para fomentar a (co)construção de sentidos sobre masculinidades. Os resultados foram organizados em três eixos analíticos: processos de subjetivação; efeitos da norma e rupturas com a lei. Observou-se que os jovens negociam seus processos de subjetivação, especialmente sobre o que é o masculino em relação às normas sociais e culturais, evidenciando reflexões críticas sobre os papéis de gênero. Embora discursos hegemônicos ainda estejam presentes, emergem tensionamentos e (res)significações das masculinidades, com destaque para práticas mais equitativas e respeitosas. Conclui-se que há urgência em políticas educacionais que incluam discussões sobre gênero e masculinidades na escola, contribuindo para transformações nas formas de ser homem entre jovens brasileiros.

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Biografia do Autor

Jullyane Chagas Barboza Brasilino, Universidade de Pernambuco

Doutora em Psicologia Social. Docente da Universidade de Pernambuco – UPE. Programa de Pós-graduação em Saúde e Desenvolvimento Socioambiental – PPGDS. Brasil, Pernambuco e Garanhuns.

Jorge Edielson Costa Gueiros, Universidade de Pernambuco

Aluno do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Desenvolvimento Socioambiental – PPGSDS da Universidade de Pernambuco -UPE. Brasil, Pernambuco e Garanhuns.

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Publicado

2025-05-14

Como Citar

Brasilino, J. C. B., & Gueiros, J. E. C. (2025). MASCULINIDADES E PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO: SENTIDOS (CO)PRODUZIDOS POR JOVENS ESTUDANTES DO AGRESTE PERNAMBUCANO. Revista De Estudos Interdisciplinares , 7(3), 01–23. https://doi.org/10.56579/rei.v7i3.2044

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