INCLUSÃO EDUCACIONAL DE PESSOAS COM AUTISMO EM ESCOLA DE ENSINO COMUM REGULAR: UMA VISÃO CRÍTICA AO ENSINO ESPECIAL

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Autores

  • Pamela Piardi de Almeida
  • Taylan Alves Alderette
  • Paulo Roberto Cardoso da Silveira
  • Carla Lisiane Ibaldi Carabajal

Palavras-chave:

Transtorno Autista; Ensino Fundamental Regular; Educação Especial; Prática Pedagógica.

Resumo

A fase mais importante de uma criança na educação é o Ensino Fundamental, pois é neste momento que ela adquire constructos cognitivos e emocionais básicos para seu desenvolvimento como estudante e cidadão. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é definido como um distúrbio do desenvolvimento neurológico, o qual está presente desde a infância, apresentando déficits nas dimensões sócio comunicativas e comportamental (APA, 2013). O autista apresenta um transtorno que gera alterações na capacidade de comunicação, provocando sintomas que causam bloqueio na forma de expressar ideias e sentimentos, dificultando a interação social do mesmo. O objetivo do trabalho é abordar as tensões percebidas no processo de inclusão das crianças diagnosticadas com autismo no ambiente escolar. Realizou-se uma revisão de literatura sobre a necessidade de especialização pedagógica no curso de Educação especial e a sensibilização de graduandos na referida área e, também, daqueles que já estão em serviço. Utilizou-se a análise documental de artigos científicos que tratam sobre a temática do estudo. A leitura possibilitou um amplo espaço de esclarecimentos para conclusões em relação à inclusão educacional de crianças com TEA no Brasil. O estudo também faz um levantamento das estratégias e políticas adotadas pelas escolas brasileiras para receber alunos com TEA. Constatou-se, com base nos estudos feitos até este momento, que é necessária uma formação específica sobre o autismo e os desafios da educação inclusiva, possibilitando aos professores compreender os fundamentos sócio-interativos adequados. Portanto, considera-se essencialmente necessário estabelecer estratégias na formação docente para a convivência
interativa com os alunos especiais em âmbito escolar e social, reformando práticas pedagógicas partindo de uma reflexão crítica aos métodos inclusivos.

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Referências

NUNES, Debora Regina de Paula; AZEVEDO, Mariana Queiroz; SCHMIDT, Carlos. Inclusão educacional de pessoas com Autismo no Brasil: uma revisão da literatura. Revista Educação Especial, v. 26, n. 47, p. 557-572, 2013.

GOMES, Camila Graciella Santos; MENDES, Enicéia Gonçalves. ESCOLARIZAÇÃO INCLUSIVA DE ALUNOS COM AUTISMO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BELO HORIZONTE. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v.16, n.3, p.375-396, 2010.

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Publicado

2021-08-23

Como Citar

Piardi de Almeida, P. ., Alves Alderette, T. ., Roberto Cardoso da Silveira, P. ., & Lisiane Ibaldi Carabajal, C. . (2021). INCLUSÃO EDUCACIONAL DE PESSOAS COM AUTISMO EM ESCOLA DE ENSINO COMUM REGULAR: UMA VISÃO CRÍTICA AO ENSINO ESPECIAL. Revista De Estudos Interdisciplinares , 2(6). Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/192

Edição

Seção

RESUMOS I SEMINÁRIO ON-LINE DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES

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