TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO

UM ESTUDO COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM ITAPEMIRIM-ES

Visualizações: 5

Autores

  • Rafael Perin dos Santos Centro Universitário Vale do Cricaré
  • Marcus Antonius da Costa Nunes Centro Universitário Vale do Cricaré https://orcid.org/0000-0001-7971-8768

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i4.1713

Palavras-chave:

Tecnologias, Ensino Híbrido, Matemática, Formação Continuada

Resumo

Esta pesquisa investigou como os professores de Matemática do Ensino Fundamental II de Itapemirim-ES utilizam a tecnologia como metodologia de ensino, considerando a infraestrutura, os equipamentos disponíveis e os investimentos na formação docente. O estudo destaca os desafios enfrentados por professores e escolas em atender uma geração imersa na era digital, exigindo práticas que despertem o interesse dos alunos nas atividades pedagógicas.Com abordagem qualitativa, a pesquisa busca identificar o perfil dos alunos e analisar como a tecnologia é incorporada ao currículo de Matemática. O ensino híbrido surge como uma alternativa metodológica para estimular o raciocínio lógico e o envolvimento dos estudantes, além de motivar os professores a adaptar suas práticas à realidade dos alunos. O trabalho também reflete sobre a formação continuada, os desafios enfrentados pelos educadores e o papel da cibercultura no ensino. Nas considerações finais, os relatos dos professores evidenciam os obstáculos para integrar a tecnologia ao planejamento, como limitações estruturais e falta de apoio pedagógico e institucional. A pesquisa conclui com a necessidade de um esforço coletivo entre professores, gestores e o sistema educacional para promover o uso eficaz da tecnologia no ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Perin dos Santos , Centro Universitário Vale do Cricaré

Mestre em Ciência, Tecnologia e Educação pelo Centro Universitário Vale do Cricaré.

Marcus Antonius da Costa Nunes , Centro Universitário Vale do Cricaré

Docente e Coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação do Centro Universitário Vale do Cricaré.

Referências

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Diário Oficial [da] União, 26 jun. 2014. Brasília: Presidência da República, 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC 2ª versão. Brasília, DF, 2016.

CHRISTENSEN, M.; HORN, M.; STAKER, H. Ensino híbrido: uma inovação disruptiva. Uma introdução à teoria dos híbridos. Instituto Península (Trad.). Fundação Lemann. Porto Alegre: Penso, 2013.

FERREIRA, J. C. F. Reflexões sobre o ser professor: a construção de um 80 professor intelectual, 2014. Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/felz-jorgereflexoes-sobre-ser-professor.pdf. Acesso em: 2 nov. 2024

LIMA, L. H. F. de; MOURA, F. R. de. O professor no ensino híbrido. In: BACICH, L.; TANZAI NETO, A. T.; TREVISANI, F. M. (Orgs.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015. p. 74-83.

MARTINS, L. C. B. Implicações da organização da atividade didática com uso de tecnologias digitais na formação de conceitos em uma proposta de Ensino Híbrido. 2016. 317 f. (Tese de Doutorado) – Programa de Pós-Graduação no Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, 2016.

MORAN, J. Educação Híbrida um conceito-chave, para educação hoje. In: BACICH, L.; TANZAI NETO, A.; TREVISANI, F. M. (Orgs.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

MORAN, J. M. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas. In: MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. Campinas-SP: Papirus, 2000. p. 11-16. MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediações pedagógicas. Campinas, SP. Papirus, 2012.

SCHNEIDER, B.; PEA. The flipped, flipped classroom. 2013. Disponível em: http://www.stanforddaily.com/2013/08/05/the-flipped-flipped-classroom/. Acesso em: 10 ago. 2024.

SILVEIRA, S. A. Esfera pública interconectada, blogosfera e redes sociais. In: MARQUES, A. C. S. (Org.). Esfera Pública, Redes e Jornalismo. Rio de janeiro: Epapers, 2009. v. 1. p. 70-89.

TAPSCOTT, D.; WILLIAMS, A. Wikinomics. Lisboa: QuidNovi, 2007.

TOLEDO, L. F. Final da Olimpíada de Matemática terá 542 adolescentes da Fundação Casa. O Estadão, 11 set. 2014. Disponível em: http://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,final-da-olimpiada-de-matematica-tera-542-adolescentesda-fundacao-casa,1558481 Acesso em: 28 set. 2019.

TRIVIÑOS, A. N. S. Três enfoques na pesquisa em ciências sociais: o positivismo, a fenomenologia e o marxismo. In: ______. Introdução à pesquisa em ciências sociais. São Paulo: Atlas, 1987. p. 31-79.

Downloads

Publicado

2024-12-03

Como Citar

Santos , R. P. dos, & Nunes , M. A. da C. (2024). TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO : UM ESTUDO COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM ITAPEMIRIM-ES. Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(4), 01–14. https://doi.org/10.56579/rei.v6i4.1713

Edição

Seção

DOSSIÊ: POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO

Artigos Semelhantes

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.