MAPEAMENTO DAS PRÁTICAS E REFLEXÕES VOLTADAS PARA OS DIREITOS SEXUAIS

UMA REVISÃO INTEGRATIVA

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i5.1682

Palavras-chave:

Práticas, Reflexões, Direitos Sexuais, Sexualidade

Resumo

Este trabalho é de natureza qualitativa, de tipo descritivo-exploratório. Possui como objetivo realizar uma revisão integrativa da literatura para abordar pontos comuns e dessemelhantes entre os fundamentos e reflexões de estudos que se propõe a abordar os Direitos Sexuais e Reprodutivos em diálogo com o campo da Educação. Foram selecionados ao final do levantamento 11 artigos, os quais foram discutidos em formato de categorias mutuamente excludentes, sendo elas: Categoria central: fundamentos em prol da cidadania universal; e subdividida em três subcategorias: 1.1 Direitos das identidades LGBTs (3 artigos); 1.2 direitos da mulher (6 artigos); 1.3 fundamentos teóricos contra a descriminação da sexualidade e do gênero (2 artigos). A limitação encontrada no estudo foi antes a produção ligada ao tema, pois ela vai temporalmente em sentido contrário a discussão emancipadora que a revisão do estado da arte permitiu desenvolver na introdução problematizando o tema. Apesar disso estudos decoloniais, descolonizadores e pós-coloniais vem se tornando cada vez mais comuns. A partir disso, se defende a necessidade de produções independentes do modelo universalista e mais problematizador sobre suas raízes epistemológicas para a ação e compreensão da realidade.

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Biografia do Autor

George Miguel Thisoteine, Universidade Estadual Paulista

Doutorando e bolsista CNPq do Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Bolsista de doutorado pelo CNPq. Mestre em Educação Sexual pelo Programa de Pós-graduação em Educação Sexual pela Unesp.

Isabela de Oliveira Fogaça, Universidade Estadual Paulista

Aluna do Bacharelado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Bolsista de iniciação científica pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

Gabriel Câmara Branco, Universidade Estadual Paulista

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Educação Sexual da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Bacharel em Psicologia pela Unesp.

Andre Luiz Gellis, Universidade Estadual Paulista

Docente do Departamento de Psicologia (Faculdade de Ciências, Bauru) e do Programa de Pós-graduação em Educação Sexual (Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Mestre e Doutor em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (USP).

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Publicado

2024-12-17

Como Citar

Thisoteine, G. M., Fogaça, I. de O., Branco, G. C., & Gellis, A. L. (2024). MAPEAMENTO DAS PRÁTICAS E REFLEXÕES VOLTADAS PARA OS DIREITOS SEXUAIS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(5), 01–19. https://doi.org/10.56579/rei.v6i5.1682

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