UMA ANÁLISE DA INTENCIONALIDADE PEDAGÓGICA DA GESTÃO DA REDE MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE PALMAS-TO

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Autores

  • Luana Cristina Santos da Silva Universidade Federal do Tocantins
  • Lisiane Costa Claro Universidade Federal do Tocantins
  • Hardalla Santos do Valle Universidade Federal de Pelotas https://orcid.org/0000-0002-7653-2834

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i4.1654

Palavras-chave:

Educação Infantil, Gestão, Acompanhamento, Intencionalidade

Resumo

O texto registra parte de um estudo sobre a intencionalidade pedagógica da Rede Municipal de Educação Infantil de Palmas-TO, identificando como essa gestão conduz o acompanhamento da aprendizagem e desenvolvimento infantil. Com abordagem qualitativa, foi realizada uma pesquisa documental com base em documentos oficiais, orientações, regulamentos e relatórios referentes às ações da rede municipal.  Assim sendo, o objetivo é compreender a intencionalidade pedagógica subjacente à gestão da Rede Municipal da Educação Infantil de Palmas. Considera-se a relevância da equidade e eficiência na gestão, com a finalidade de promoção de um ambiente adequado ao desenvolvimento integral das crianças, resguardando suas necessidades físicas, emocionais, cognitivas e sociais. Entre os resultados obtidos, observou-se que o estudo ressalta a necessidade de uma abordagem pedagógica deliberada e bem planejada, focando no desenvolvimento integral da criança. Em Palmas, embora essa abordagem seja comum, persiste uma lacuna na definição clara do papel da gestão pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e pela Diretoria Municipal de Educação Infantil (DMEI). A função gestora desses órgãos, bem como o impacto e atribuições de seus técnicos e gestores, não está claramente documentada nos registros oficiais ou públicos, evidenciando uma área crítica que necessita de maior transparência e definição.

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Biografia do Autor

Luana Cristina Santos da Silva, Universidade Federal do Tocantins

Aluna do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Saúde da Universidade Federal do Tocantins.

Lisiane Costa Claro, Universidade Federal do Tocantins

Professora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Saúde da Universidade Federal do Tocantins. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pampa.

Hardalla Santos do Valle, Universidade Federal de Pelotas

Professora da Universidade Federal de Pelotas-UFPel.

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Publicado

2024-11-05

Como Citar

Silva, L. C. S. da, Claro, L. C., & Valle, H. S. do. (2024). UMA ANÁLISE DA INTENCIONALIDADE PEDAGÓGICA DA GESTÃO DA REDE MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE PALMAS-TO. Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(4), 01–24. https://doi.org/10.56579/rei.v6i4.1654

Edição

Seção

DOSSIÊ: POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO