EDUCAÇÃO DO CAMPO EM TEMPOS DE PANDEMIA

IMPACTOS E METODOLOGIAS DE ENSINO NA ESCOLA DO NATILA BARRIGA

Visualizações: 246

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i3.1558

Palavras-chave:

Educação do Campo, Metodologias de Ensino, Pandemia da Covid-19

Resumo

A pandemia da Covid-19 trouxe desafios significativos para a educação, especialmente para a Educação do Campo, onde as condições de acesso à internet e à tecnologia podem ser mais limitadas. Este artigo tem como objetivo investigar o desenvolvimento das metodologias de ensino no contexto da pandemia da Covid-19 na escola do campo, para isso, escolheu-se como lócus a escola Donatila Barriga, no município de Colares-PA. Metodologicamente, caracteriza-se como uma pesquisa com abordagem qualitativa, realizada por meio da pesquisa de campo. Os instrumentos para a coleta de dados foram entrevistas semiestruturadas, que possibilitaram a análise das falas dos sujeitos entrevistados. Os resultados da pesquisa mostram as metodologias utilizadas pelos professores da Educação do Campo no período pandêmico e evidenciam que, durante este período, os professores enfrentaram dificuldades de acesso à tecnologia, desgaste psicológico e a negligência do poder público.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maiane Santos Silva, Instituto Federal do Pará

Pedagoga pela Universidade do Estado do Pará. Pós-graduanda nos cursos de Especialização em Educação do Campo e Desenvolvimento Sustentável na Amazônia pelo IFPA e em Educação Ambiental e Sustentabilidade pela UFPA.

Luiz Claudio Santos Saraiva, Universidade do Estado do Pará

Pedagogo pela Universidade do Estado do Pará. Pós-graduando em Psicopedagogia e Atendimento Educacional Especializado pela Faculdade Líbano.

Mailson Lima Nazaré, Universidade do Estado do Pará

Professor Assistente I na Universidade do Estado do Pará. Aluno de Doutorado no Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Pará.

Referências

BRASIL. Resolução CNE/CEB/2/2008 - Estabelece diretrizes complementares, normas e princípios para o desenvolvimento de políticas públicas de atendimento da Educação Básica do Campo. MEC: Brasília - DF, 2008.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CALDART, R. S. Por uma Educação do Campo: traços de uma identidade em construção. In: CALDART, R. S. Educação do Campo: identidade e políticas públicas. Articulação Nacional Por uma Educação do Campo, nº 4, Brasília, 2002.

FELICIANO, V. S.; KACZAN, M. A. V. L. Educação do campo no contexto da pandemia da covid-19: ensino remoto emergencial (ere) enquanto estratégia de ensino. VII CONEDU, Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/80768&gt. Acesso em: 08 mar. 2023.

GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. RAE - Revista de Administracao de Empresas , [S. l.], v. 35, n. 2, p. 57–63, 1995. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/rae/article/view/38183. Acesso em: 8 jul. 2023.

GONÇALVES, E. M. R.; BRITTO, A. L. F. M. Ensino remoto na Educação Infantil em tempos de pandemia: reflexões acerca das novas formas de ensinar. Revista Práxis, v. 12, n. 1, 2020. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/praxis/article/view/3505/2702. Acesso em: 20 fev. 2023.

HAGE, S. A. M.; CORRÊA, S. R. M. Educação Popular e Educação do Campo na Amazônia: análise a partir dos movimentos sociais. Revista Trabalho, Política e Sociedade, vol. IV, nº.7, p.123-142, jul./dez. 2019. Disponível em: http://costalima.ufrrj.br/index.php/RTPS/issue/view/107/rtps-completo. Acesso em: 19 fev. 2023.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo 2022: População e Domicílios. Rio de Janeiro: IBGE, 2023. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/pa/colares.html. Acesso em: 08 jun. 2023.

MENDES, M. P. de L.; CERQUEIRA, I. L. As práticas pedagógicas para o ensino de ciências na educação do campo: uma revisão de literatura. Educ. Form., [S. l.], v. 9, p. e12096, 2024. DOI: 10.25053/redufor.v9.e12096. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/12096. Acesso em: 20 fev. 2024.

PROFESSOR A. Entrevista sobre as metodologias aplicadas na escola Donatila Barriga durante a pandemia da COVID-19. [Entrevista concedida a Maiane Santos e Luiz Saraiva]. Colares, 03 abr. 2023.

PROFESSORA B. Entrevista sobre as metodologias aplicadas na escola Donatila Barriga durante a pandemia da COVID-19. [Entrevista concedida a Maiane Santos e Luiz Saraiva]. Colares, 03 abr. 2023.

PROFESSORA C. Entrevista sobre as metodologias aplicadas na escola Donatila Barriga durante a pandemia da COVID-19. [Entrevista concedida a Maiane Santos e Luiz Saraiva]. Colares, 04 abr. 2023.

PROFESSORA D. Entrevista sobre as metodologias aplicadas na escola Donatila Barriga durante a pandemia da COVID-19. [Entrevista concedida a Maiane Santos e Luiz Saraiva]. Colares, 04 abr. 2023.

SOARES, Luciana Ribeiro. EXPERIÊNCIA DOCENTE COM O ENSINO REMOTO NA EDUCAÇÃO NO CAMPO. Revista de Estudos Interdisciplinares , [S. l.], v. 4, n. 6, p. 62–72, 2023. Disponível em: https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/332. Acesso em: 17 jul. 2023.

SAVIANI, D. Crise estrutural, conjuntura nacional, coronavírus e educação -o desmonte da educação nacional. Revista Exitus, Santarém, v. 10, p. 1-25, e020063, 2020. Disponível em:http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/1463/858. Acesso em: 12 fev.2024.

SILVA, M. S. P.; CUNHA, A. L. M.; SANTOS, T. A. Educação básica nas escolas do campo no contexto da pandemia: ensino remoto para quem. Revista @mbienteeducação, v. 14, n. 2, São Paulo, 2021. Disponível em: https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/1131/833. Acesso em: 19 fev. 2023.

SILVA, M. Q. da; FUMES, N. de L. F. Precarização do ensino na pandemia da Covid-19: impactos na inclusão do universitário com deficiência visual. Educ. Form., [S. l.], v. 8, p. e8658, 2023. DOI: 10.25053/redufor.v8.e8658. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/8658. Acesso em: 20 mar. 2023.

VIEIRA, Luís. A FRAGILIDADE DOS DIREITOS HUMANOS EM EDUCAÇÃO: REFLEXOS DA PANDEMIA. Revista de Estudos Interdisciplinares , [S. l.], v. 4, n. 6, p. 02–13, 2023. Disponível em: https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/443. Acesso em: 17 jul. 2023.

Downloads

Publicado

2024-10-04

Como Citar

Silva, M. S., Saraiva, L. C. S., & Nazaré, M. L. (2024). EDUCAÇÃO DO CAMPO EM TEMPOS DE PANDEMIA: IMPACTOS E METODOLOGIAS DE ENSINO NA ESCOLA DO NATILA BARRIGA. Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(3), 01–16. https://doi.org/10.56579/rei.v6i3.1558

Edição

Seção

DOSSIÊ PRÁTICAS EDUCATIVAS NO SÉCULO XXI: DIÁLOGOS SOBRE LINGUAGENS, SABERES E INCLUSÃO

Artigos Semelhantes

<< < 34 35 36 37 38 39 40 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.