O RETORNO DA MULHER À SALA DE AULA – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DESAFIOS/PERSPECTIVAS

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Autores

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos; Gênero; Prática de Ensino; Formação de Professores.

Resumo

O presente artigo apresenta uma pesquisa qualitativa desenvolvida com mulheres estudantes da turma EJA da Escola Municipal de Ensino Fundamental Bernardo Lemke do município de Nova Hartz/RS. Com o objetivo principal de compreender os desafios e motivações que permeiam o retorno da mulher na Educação de Jovens Adultos, bem como, o impacto que a educação gera na vida das  mulheres que buscam esse tipo de ensino, a pesquisa seguiu duas vertentes de estudo, uma destinada à compreensão dos fatores que levaram as mulheres a voltarem para a sala de aula e a outra focou nas práticas docentes, com a intenção de  compreender se as mesmas estão de acordo com as reais necessidades desta mulher. Desta forma, a pesquisa trouxe contribuições e reflexões importantes acerca de ações e atitudes que podem colaborar com o processo de aprendizagem destas alunas, ao passo que, também reflexões importantes surgiram sobre a contribuição sociocultural da EJA na vida das estudantes.

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Biografia do Autor

Ana Lucia Scherer, Universidade Federal do Rio Grande

Pedagoga.

Rita de Cássia Grecco dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Dra. em Educação, Socióloga e Pedagoga, Professora Associada no Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande - IE/FURG e Professora no Programa de Pós-Graduação em História - PPGH-ICHI/FURG, na Linha de Pesquisa Pesquisa e Vivências de Ensino-aprendizagem. Atua como docente nas modalidades presencial e a distância e na Pós-Graduação Stricto Sensu - nas Licenciaturas em Pedagogia e Geografia presenciais; na modalidade a distância, atua ou já atuou nas Licenciaturas em Pedagogia, História e Física e no Bacharelado em Biblioteconomia. Foi docente e gestora na Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio), e docente na Educação Profissional de níveis Técnico e Tecnológico. Coordena o Curso de Pedagogia a Distância do Sistema Universidade Aberta do Brasil na FURG, é membro do Conselho Universitário - CONSUN, da Comissão Própria de Avaliação - CPA / FURG e membro Presidente da Comissão Permanente de Pessoal Docente - CPPD / FURG. É integrante dos Grupos de Pesquisa EDUCAMEMÓRIA Educação e Memória da FURG e Pesquisa, Ensino e Formação Docente nas Artes Visuais da UFPEL. Membro da Rede de Investigação Ação Participativa e Educação Popular em Universidades Públicas/RIAPEP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, história da educação, educação superior, ensino de história, memória e educação a distância.

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Publicado

2021-09-03

Como Citar

Scherer, A. L., & Grecco dos Santos, R. de C. (2021). O RETORNO DA MULHER À SALA DE AULA – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DESAFIOS/PERSPECTIVAS. Revista De Estudos Interdisciplinares , 3(3), 37–51. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/151

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