INVENTÁRIO SOBRE O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS PERIÓDICOS NACIONAIS (2017-2022)

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i5.1489

Palavras-chave:

Programa Residência Pedagógica, Formação de Professores, Inventário, Periódicos Nacionais

Resumo

O artigo ora apresentado corresponde a um recorte de uma pesquisa de mestrado desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba. Tem por objetivo inventariar e analisar na produção acadêmica brasileira o tratamento dado à temática “Programa Residência Pedagógica (PRP) e Formação de Professores”. Este inventário está restrito à produção acadêmica em educação nos periódicos nacionais com qualis A1, A2, A3, A4, B1 e B2 publicados no período de 2017 a 2022, conforme a lista da CAPES (quadriênio 2017-2020). A pesquisa envolveu a busca em sites de revistas utilizando descritores relacionados ao PRP. Na segunda etapa, os 91 artigos, sendo 65 com qualis A e 26 com qualis B, foram organizados em quadros considerando os seguintes aspectos: Recorte temporal e geográfico do objeto de estudo; Filiação institucional; Enfoque temático; Tendências Teóricas. O inventário dos periódicos acadêmicos nacionais com qualis A nos permitiu identificar algumas tendênciasAumento da produção acadêmica; Predominância das regiões Nordeste e Sudeste; Concentração em certos enfoques temáticos. Entretanto, identificam-se lacunas, como a falta de estudos sobre a relação do PRP com a Educação Escolar Indígena, Educação do Campo e Formação Continuada de Professores.

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Biografia do Autor

Evelyn Moreira Dias Gonzalez, Universidade Federal de Campina Grande

Mestra pelo Programa de Pós-graduação  em Educação da Universidade Federal de Campina Grande.

Simone Vieira Batista , Universidade Federal de Campina Grande

Doutora em Educação – FEUSP, Professora Adjunta da Universidade Federal de Campina Grande e professora do Programa de Pós-graduação Educação da Universidade Federal de Campina Grande.

Patricia Sara Lopes Melo, Universidade Federal do Piauí

 Doutora em Educação – UFPI, Professora Adjunta da Universidade Federal do Piauí.

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Publicado

2024-12-17

Como Citar

Gonzalez, E. M. D., Batista , S. V., & Melo, P. S. L. (2024). INVENTÁRIO SOBRE O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS PERIÓDICOS NACIONAIS (2017-2022). Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(5), 01–23. https://doi.org/10.56579/rei.v6i5.1489

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