A FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL

DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O PROFESSOR NO ENSINO SUPERIOR

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Autores

  • Jorge Antonio Lima de Jesus Universidade Federal do Pará
  • Renato Moreira Silva Universidade Estadual do Maranhão https://orcid.org/0000-0001-6823-3415
  • Jessica Kerolaynne da Silva Neves Universidade Federal do Pará
  • Roberto Santiago Ferreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.1480

Palavras-chave:

Ensino Superior, Formação Docente, Perfil Profissional, Brasil

Resumo

As transformações sociais ocorridas nas últimas décadas têm causado mudanças na formação docente no país, principalmente, para o professor que vai atuar no Ensino Superior, considerando que uma das exigências para este nível, é o professor trabalhar com o tripé: ensino, pesquisa e extensão. Assim, este artigo procura realizar uma reflexão acerca da formação docente no Brasil, com o propósito de apresentar o que é ser professor no ensino superior (1), a importância do labor do professor (2), os desafios e possibilidades deste perfil profissional no ensino superior (3) e a gestão docente em sala de aula como variáveis deste percurso para a qualidade da educação (4). A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória de cunho bibliográfico e documental. Compreende-se que o Ensino Superior está permeado de desafios com o novo modelo de sociedade, contudo, por meio da reflexão e ação docente disposta a transformações torna-se possível garantir os primeiros passos para a proposição de melhorias, minimizando as lacunas desta etapa do ensino brasileiro, como a precarização das relações e condições de trabalho na instituição de ensino superior e a falta de recursos públicos para suprir as demandas profissionais e institucionais.

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Biografia do Autor

Jorge Antonio Lima de Jesus, Universidade Federal do Pará

Professor da Universidade Federal do Pará – Campus de Universitário de Castanhal – PA; Membro do Grupo de Pesquisa e Estudos de Políticas e Gestão Escolar - GEPPEGE da Universidade Federal do Pará.

Renato Moreira Silva , Universidade Estadual do Maranhão

Professor da Rede Estadual de Educação do Maranhão – SEDUC; Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Maranhão – UEMA; Membro do Grupo de Pesquisa e Estudos de Políticas e Gestão Escolar - GEPPEGE da Universidade Federal do Pará.

Jessica Kerolaynne da Silva Neves, Universidade Federal do Pará

Graduanda em Letras Espanhol pela universidade Federal do Pará – UFPA; Membro do Grupo de Pesquisa e Estudos de Políticas e Gestão Escolar - GEPPEGE da Universidade Federal do Pará.

Roberto Santiago Ferreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Professor da Rede Municipal de Educação de Igarapé-Mirim – SEMD; Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica – PROFEPT.

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Publicado

2024-09-07

Como Citar

Jesus, J. A. L. de, Silva , R. M., Neves, J. K. da S., & Ferreira, R. S. (2024). A FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O PROFESSOR NO ENSINO SUPERIOR. Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(2), 01–16. https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.1480

Edição

Seção

DOSSIÊ: POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO

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