SÍFILIS

A NARRATIVA IMAGÉTICA DE QUEM (CON)VIVE NO MUNICÍPIO DE BRAGANÇA-PA, COSTA AMAZÔNICA BRASILEIRA

Visualizações: 12

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i5.1440

Palavras-chave:

Adolescente, Mulher, História Oral, Amazônia

Resumo

A pesquisa aborda a sífilis no contexto da região bragantina, nordeste do estado do Pará, Amazônia brasileira, uma infecção que desafia há séculos a humanidade, considerada mundialmente a segunda infecção sexualmente transmissível mais grave, após a suscitada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), podendo acometer todo o núcleo familiar, por ser transmitida de mãe para filho durante a gestação. É evitável, de fácil identificação e tem cura. Na Região Amazônica de Bragança, município do Estado do Pará, conta com ações de saúde pública para tentativa de controle desta infecção. Ao narrar a história oral de uma adolescente infectada com sífilis, que transmitiu a bactéria ao seu filho, durante o diálogo em ambiente hospitalar com a profissional de saúde (pesquisadora) no mês de maio de 2023, objetiva-se suscitar uma análise sobre os agenciamentos que atravessam o ser vulnerável morador deste território, diante de embates simbólicos entre a medicina curativa e tradicional em uma situação de fragilidade de saúde carreada de estereotipias e marginalização do ser acometido. Metodologicamente, o estudo ocorreu por meio de revisão bibliográfica e estudo de caso acompanhado no mês de maio de 2023 em um hospital público de Bragança-PA. Os principais resultados apontam para a importância da narrativa de uma mulher Amazônica duplamente fragilizada, pelo puerpério e pelo acometimento de seu bebê em período tão precoce de vida, permitindo que a discussão intercultural transite entre saberes de modo a suscitar reflexões sobre melhorias nos cuidados e na atenção dada por aqueles que vivenciam histórias únicas neste espaço Amazônico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suellen da Silva Souza Rocha, Universidade Federal do Pará

Aluna do Programa de Pós-graduação Linguagens e Saberes na Amazônia da Universidade Federal do Pará. 

Ana Paula Souza, Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação na Linha Políticas Públicas Educacionais pela Universidade Federal do Pará. Professora da Universidade Federal do Pará do Campus Universitário de Bragança. 

Francisco Pereira de Oliveira, Universidade Federal do Pará

Doutor em Biologia Ambiental. Professor da Faculdade de Educação e dos Programas de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes da Amazônia e de Biologia Ambiental. Participa do grupo de pesquisa do Laboratório de Ecologia de Manguezal (LAMA), Campus de Bragança.

Sérgio Wellington Chaves, Universidade Federal do Pará

Doutor em Letras. Professor da Faculdade de Letras do Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará.

Referências

ARAÚJO, S. R.; FARIAS, A. L.; ALCÂNTARA, D. S.; MARRONI, S. N.; BORGES, N. M.; MAGALHÃES, C. C. R. G. N.; BARROS, L.C.S.; BRITO, A.K.L.; COSTA, G.D.; BARTHOLOMEU, L. M. D. O. A vivência das mães frente a ocorrência de sífilis congênita em seus filhos. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 42, DOI: https://doi.org/10.25248/reas.e2760.2020.

BRASIL. MS. Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Prevenção da Transmissão Vertical de HIV, Sífilis e Hepatites Virais. 2022. Disponível em: https://www.gov.br/aids/pt-br/central-de-conteudo/pcdts/2022/ist/pcdt-ist-2022_isbn-1.pdf/view. Acesso em: 29. Mar. 2023.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 4ª Ed. DP&A editora, RJ, 2000.

LAPLANTINE, François; TRINDADE, Liana. O que é imaginário. São Paulo: Brasiliense, 1996.

LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas: Editora Unicamp, 1990.

LOUREIRO, João de Jesus Paes. Cultura Amazônica: uma poética do imaginário. Cejup, Belém, 1995.

NOGUEIRA, W. P.; NOGUEIRA, M. F.; NOGUEIRA; J. A.; FREIRE, M. E. M. Syphilis in riverine communities: prevalence and associated factors. Rev Esc Enferm USP, v. 56, 2022. DOI: http://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2021-0258.

OLIVEIRA, Francisco Pereira. Análise da percepção dos extrativistas estuarino-costeiros sobre as de extração do caranguejo-uçá (Ucides cordatus) e madeireira do manguezal da costa amazônica brasileira. 160 fls. Tese (Doutorado em Ecologia de Ecossistemas Costeiros) - Programa de Pós-Graduação em Biologia Ambiental. Instituto de Estudos Costeiros/UFPA, 2015.

Organização Mundial da Saúde (OMS). Estratégia mundial da sífilis congênita: fundamento lógico e estratégia para ação. Washington D.C. / Genebra, 30 de junho de 2015. Disponível em: https://unaids.org.br/wp-content/uploads/2017/07/2015_06_30_Elimina%C3%A7%C3%A3o_Transmissao_Vertical_Cuba_Final.pdf. Acesso em: 02. fev. 2023.

RANGEL; Alberth Alves de Brito; SCHMITT, Adrielly Cristina Alves Nogueira; FREITAS, Danielly da Silva; SILVA, Larissa Merlin da; DREWS, Luana Ada; OLIVEIRA; Luciana Rodrigues de; RANGEL; Maria Geslei Lopes de Souza. A sífilis no conceito de saúde pública. Perspectivas Experimentais e Clínicas, Inovações Biomédicas e Educação em Saúde (PECIBES). v. 5, n. 2, p. 68. 2020.

RIBEIRO, Bruna Vanessa Dantas; GALDENCIO, Roberta Cristina Barboza; PINTO, Elzimar Evangelista Peixoto; SARAIVA, Erika Drumond; OLIVEIRA, Luisi Maria Costa de. Um século de sífilis no Brasil: deslocamentos e aproximações das campanhas de saúde de 1920 e 2018/2019. Revista Brasileira de História da Mídia, São Paulo, v. 10, n. 1, p. 113-158. 2021.

SOARES, Juciany Lima. Os termos da pesca na vila dos pescadores de Ajuruteua (Bragança-Pa): uma abordagem socioterminológica. Dissertação de mestrado do Programa de Pós-graduação de Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA). Disponível em: https://www.pplsa.propesp.ufpa.br/ARQUIVOS/dissertacoes/2014/Juciany%20de%20Lima%20Soares.pdf. 2017. Acesso em: 02 fev. 2023.

SOUZA, Ana Paula Vieira. Trabalho Infantil: uma análise do discurso de crianças e de adolescentes da Amazônia paraense em condição de trabalho. Editora Dalcídio Jurandir, IOEPA, Belém, Pará, 2020.

TEIXEIRA, Jhullyen Vani; OLIVEIRA, Maria Milena de; STRADA, Cinthya de Fátima Oliveira. Vulnerabilidade feminina às infecções sexualmente transmissíveis sífilis e HIV/AIDS no Brasil: uma revisão integrativa da literatura. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar, v. 3, n. 9, 2022.

VICTOR, Janaína Fonseca; BARROSO, Léa Maria Moura; TEIXEIRA, Ana Patrícia Viana; AIRES, Audyonêda Sampaio; ARAÚJO, Iliana Maria. Sífilis congênita: conhecimento de puérperas e sentimentos em relação ao tratamento dos seus filhos. Rev. Eletr. Enf. [Internet], v. 12, n. 1, p. 113-119. 2010.

Downloads

Publicado

2024-12-17

Como Citar

Rocha, S. da S. S., Souza, A. P., Oliveira, F. P. de, & Chaves, S. W. (2024). SÍFILIS: A NARRATIVA IMAGÉTICA DE QUEM (CON)VIVE NO MUNICÍPIO DE BRAGANÇA-PA, COSTA AMAZÔNICA BRASILEIRA. Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(5), 01–17. https://doi.org/10.56579/rei.v6i5.1440

Artigos Semelhantes

<< < 11 12 13 14 15 16 17 18 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.