CONTRIBUIÇÕES DE MINI-SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS COM ABORDAGEM CTSA PARA O ENSINO DE QUÍMICA

A TEMÁTICA “QUÍMICA DO MORANGO” COMO FERRAMENTA PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Visualizações: 21

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v7i2.1371

Palavras-chave:

Contextualização educacional., Mini-sequências didáticas, Química do Morango, Aprendizagem significativa, CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente)

Resumo

Este estudo analisou as contribuições de mini-sequências didáticas (MSD) para o ensino de Química no Ensino Médio, utilizando a abordagem CTSA na temática "Química do Morango". A pesquisa se fundamentou na problematização durante a experimentação, resultando em uma narrativa para a abordagem CTSA em um produto educacional. Adotou-se uma abordagem quali-quantitativa. A narrativa foi desenvolvida seguindo o formato de sequência didática adaptada de Zabala e validada por professores de Química do Ensino Médio. A sequência apresentou o contexto detalhadamente, utilizando situações-problema integradas com a abordagem CTSA de forma dinâmica. Os resultados indicaram que a contextualização dos conteúdos e o estímulo ao pensamento crítico dos alunos foram essenciais para tornar o aprendizado mais relevante e envolvente. Apesar de desafios como a falta de recursos e de colaboração dos alunos, os professores reconheceram o potencial do material em promover uma aprendizagem significativa. As considerações finais destacaram a importância da prática e da reflexão na construção do conhecimento, enfatizando o papel crucial dos educadores na formação integral dos estudantes e na criação de uma educação mais contextualizada e relevante. A experimentação problematizadora mostrou-se capaz de despertar o pensamento crítico dos estudantes, tornando-os protagonistas do processo educacional e incentivando reflexões sobre as consequências da ciência na sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Franciely Ignachewski, Universidade Estadual do Centro Oeste

Aluna do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Estadual do Centro Oeste. Professora Doutora do Departamento de Química da UNICENTRO, com experiência em Química Inorgânica e ensino de Química. Foca em aprendizagem significativa, CTSA, e desenvolvimento de sequências didáticas.

 

Elisa Aguayo da Rosa, Universidade Estadual do Centro Oeste

Professora Doutora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Estadual do Centro Oeste. Professora Associada B na UNICENTRO com experiência em Ensino de Química. Líder do Grupo de Pesquisa em Ensino de Química (GPESQUI) da UNICENTRO.

Referências

AUSUBEL, David P.; NOVAK, Joseph D.; HANESIAN, Helen. Psicologia Educacional. Rio de Janeiro: Editora Interamericana, 1980.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

CESÁRIO, Jonas Magno dos Santos; FLAUZINO, Victor Hugo de Paula; MEJIA, Judith Victoria Castillo. Metodologia científica: Principais tipos de pesquisas e suas caraterísticas. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, [S. l.], p. 23–33, 2020. DOI: 10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/educacao/tipos-de-pesquisas. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/tipos-de-pesquisas. Acesso em: 12 dez. 2025.

CHAPMAN, Elaine. Alternative Approaches to Assessing Student Engagement Rates. Practical Assessment, Research, and Evaluation, [S. l.], v. 8, n. 13, p. 1–8, 2002. DOI: https://doi.org/10.7275/3e6e-8353. Disponível em: https://scholarworks.umass.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1122&context=pare. Acesso em: 12 dez. 2025.

CHASSOT, Attico Inácio. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 2. ed. Ijuí: Unijuí, 2001.

DELIZOICOV, Demétrio Angotti; PERNAMBUCO, José André; ALMEIDA, Marta Maria Castanho. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.

DIANE PEREIRA, Evelyn; MARCINIUK, Letícia Ledo; PRICINOTTO, Gustavo; CRESPAN, Estela dos Reis; SOARES, Sara Silva. Biodiesel: uma proposta reflexiva no Ensino de Química sob a perspectiva CTSA / Biodiesel: a reflective proposal in Chemistry teaching under a science, technology, society and environment (STSE) perspective. Brazilian Journal of Development, [S. l.], v. 7, n. 4, p. 34113–34128, 2021. DOI: 10.34117/bjdv7n4-051.

DIAS, Rosberg de Souza Gomes et al. Desafios para formação de professores com foco em metodologias ativas na educação básica. In: Educação, metodologias ativas e gestão. [s.l.] : Research, 2024. p. 100–105. DOI: 10.29327/5425939.

FERREIRA, Marcello; SILVA FILHO, Olavo L.; MOREIRA, Marco A.; FRANZ, Gustavo B.; PORTUGAL, Khalil O.; NOGUEIRA, Danielle X. P. Unidade de Ensino Potencialmente Significativa sobre óptica geométrica apoiada por vídeos, aplicativos e jogos para smartphones. Revista Brasileira de Ensino de Física, [S. l.], v. 42, 2020. DOI: 10.1590/1806-9126-rbef-2020-0057.

JORDAO, Graziela Martins; SILVA, Arleide Rosa Da. METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. Revista de Estudos Interdisciplinares, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 01–21, 2024. DOI: 10.56579/rei.v6i1.936. Disponível em: https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/936. Acesso em: 10 out. 2024.

MOREIRA, Marco Antonio. Aprendizagem significativa: A teoria e textos complementares. São Paulo: Editora Física, 2011.

MORTIMER, Eduardo Fleury; SANTOS, Wildson Luiz Pereira Dos. Concepções de professores sobre contextualização social do Ensino de Química e Ciências. In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA. 1999, Poços de Caldas. Anais [...]. Poços de Caldas: Sociedade Brasileira de Química, 1999.

SANTOS, Graziane Gomes Dos; RIBEIRO, Tiago Nery; SOUZA, Divanizia do Nascimento. Aprendizagem significativa sobre polímeros a partir de experimentação e problematização. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, [S. l.], v. 14, n. 30, p. 141–158, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/4950. Acesso em: 08 set. 2024.

SILVA, Francisco Tiago Camurça Da; SAMPAIO, Caroline de Goes; BARROSO, Maria Cleide da Silva; BENIGNO, Ana Paula Aquino. Abordagem da temática agrotóxico no ensino de química na perspectiva CTS/CTSA e Aprendizagem Significativa: um estudo bibliográfico. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 8, p. e300984482, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i8.4482. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4482. Acesso em: 08 set. 2024.

SILVA, Danniel Camargo; LACERDA, Nília Oliveira Santos. Educação CTSA e os combustíveis. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 134–157, 2023. DOI: 10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.2.30233. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/30233. Acesso em: 08 set. 2024.

SOUZA, Vinícius Wellington dos Santos De; RODRIGUES, Vanessa Bolzan; FERREIRA, Luiz Henrique. Estudo do Favorecimento da Aprendizagem Significativa a partir da Metodologia CTSA. Revista Debates em Ensino de Química, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 118–132, 2022. DOI: 10.53003/redequim.v8i2.4824. Disponível em: https://www.journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/4824. Acesso em: 08 ago. 2024.

WARTHA, Edson José; SILVA, Erivanildo Lopes Da; BEJARANO, Nelson Rui Ribas. Cotidiano e contextualização no Ensino de Química. Química Nova na Escola, [S. l.], v. 35, n. 2, p. 84–91, 2013. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/278302228_Cotidiano_e_contextualizacao_no_Ensino_de_Quimica. Acesso em: 08 ago. 2024.

ZABALA, Antoni. A Prática Educativa: Como Ensinar. 1a ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Downloads

Publicado

2025-04-17

Como Citar

Ignachewski, F., & Rosa, E. A. da. (2025). CONTRIBUIÇÕES DE MINI-SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS COM ABORDAGEM CTSA PARA O ENSINO DE QUÍMICA: A TEMÁTICA “QUÍMICA DO MORANGO” COMO FERRAMENTA PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. Revista De Estudos Interdisciplinares , 7(2), 01–16. https://doi.org/10.56579/rei.v7i2.1371

Artigos Semelhantes

<< < 32 33 34 35 36 37 38 39 40 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.