MAPEANDO A INCLUSÃO ESCOLAR

OPERACIONALIZAÇÃO DO PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO (PEI) PARA CRIANÇAS COM AUTISMO

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v7i1.1370

Palavras-chave:

Transtorno do espectro do autismo (TEA), Monitoramento da aprendizagem, Repositório educacional individualizado, Aprendizagem significativa, Prontuário Pedagógico

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de investigar a eficiência de um prontuário pedagógico para crianças com autismo da Educação Infantil, para a operacionalização do Plano Educacional Individualizado (PEI). Para isso, empregou-se uma pesquisa qualitativa de tipo estudo de caso, no qual o sujeito da pesquisa foi um menino de 3 anos com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA). O piloto da proposta teve origem no escopo de uma pesquisa de doutorado, a partir dos pressupostos teóricos da Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) (Vygotsky), Aprendizagem Significativa (Ausubel) e da Taxonomia de SOLO (Biggs). Após a coleta e análise dos dados, organizou-se as informações do aprendente em uma planilha virtual denominada, REI - Repositório Educacional Individualizado. Os resultados apontaram que o prontuário pedagógico tem a função de compilar informações sobre habilidades e competências desenvolvidas pelo aprendente contemplando um PEI, com o intuito de mapear o desenvolvimento da aprendizagem, operacionalizando as adaptações curriculares necessárias. Conclui-se que é a visão panorâmica e sistematizada de habilidades e competências desenvolvidas no percurso escolar do aprendente é fundamental para a operacionalização do PEI, de modo a contemplar o monitoramento do processo de ensino e aprendizagem significativa, a curto, médio e longo prazo.

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Biografia do Autor

Viviane Cristina de Mattos Battistello, Universidade Feevale

Doutora em Diversidade Cultural e Inclusão Social (FEEVALE/2023). Mestra em Letras (FEEVALE/2019). Graduada em Letras-Português / Inglês e suas respectivas Literaturas (FEEVALE/2005), em Pedagogia (UNINTER / 2016) e graduanda em Psicologia (UNILASALLE/2021). Especialista em Processo de Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem (FEEVALE/2009); Esp. em Psicopedagogia Clínica e Institucional (UNILASALLE/2012); Esp. em Formação de Professores e Tutores (Orientadores Acadêmicos)(UNINTER/2013); Esp. em Educação Especial e Educação Inclusiva (UNINTER/2016); Esp. em Transtorno do Espectro Autista (TEA): Inclusão Escolar e Social (UNINTER/2019). Lecionou aulas de Língua Portuguesa e Inglesa na Educação Básica e atuou como Professora Tutora em cursos de graduação e especialização na área educacional(UNINTER). Atuou como psicopedagoga e coordenadora pedagógica da OSC Instituto Lenon Joel pela Paz (São Leopoldo-RS). Atualmente é psicopedagoga e pesquisadora voluntária (FEEVALE). Parecerista ad hoc para Revista TEAR -IFRS, Revista Olhar de Professor, Revista da Pró-reitoria de Extensão Viver IFRS, Revista PSICO (PUCRS), Revista Educação por Escrito PUCRS, Revista SCIENTIATEC, entre outras. Pesquisa sobre: Transtorno do Espectro do Autismo (TEA); Distúrbios e Transtorno de Aprendizagem, Mediação de Leitura, Aquisição da Leitura e da Escrita, Letramento Emergente, Literacia, Literacia Familiar, Tecnologia Assistiva, Comunicação Alternativa e Tecnologias Educacionais e sobre o PEI-Plano Educacional Individualizado. Bolsista CAPES no doutorado. http://orcid.org/0000-0002-0482-8927

Rosemari Lorenz Martins, Universidade Feevale

Graduada em Letras - Português/Alemão (1993) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e em Pedagogia (2021) pelo Centro Universitário Ítalo-Brasileiro; Especialista em Linguística do Texto (1996) pela Unisinos, em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Metropolitana (2021) e em Mentoria docente (2023) pela Universidade Feevale; Mestre em Ciências da Comunicação, área de concentração Semiótica (1999), pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2013). Atualmente é coordenadora e professora permanente do Programa em Diversidade Cultural e Inclusão Social e professora do curso de Letras da Universidade Feevale. É Líder go grupo de Pesquisa LLETIS- Leitura, Letramentos, Tecnologias e Inclusão Social e integra o grupo de pesquisa Informática na Educação. Tem experiência na área de Letras e na Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, aquisição da linguagem e letramento, inclusão escolar, autismo e variação linguística e ensino.https://orcid.org/0000-0003-0658-5508 .

Leonardo Rocha de Almeida, Instituto Federal Catarinense

Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade Feevale. Doutor em Educação pela Universidade La Salle (Unilasalle/RS). Mestre em Gestão Educacional pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) Especialista em Mídias na Educação, em Informática Instrumental para Professores da Educação Básica e em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); em Serviço de Atendimento Educacional Especializado (AEE) pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Pedagogo pelo Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter) e Ator pela Centro Universitário Ítalo Brasileiro. Graduando em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Técnico de Informática. Atualmente, professor de Educação Básica, Técnica e Tecnológica de Atendimento Educacional Especializado em regime de Dedicação Exclusiva no Instituto Federal Catarinense, Campus São Bento do Sul. Possui experiência na Educação Infantil e Ensino Fundamental, modalidades Regular e Educação de Jovens e Adultos (EJA), em redes municipais e estaduais; Foi tutor dos cursos de licenciaturas do Centro Universitário Internacional UNINTER. Atuou como bolsista de ensino UNASUS/UFCSPA na revisão de materiais e ministrando formação continuada para docentes. Tem interesse nos seguintes temas: Educação Especial, Didática, Alfabetização, práticas inovadoras

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Publicado

2025-02-18

Como Citar

Battistello, V. C. de M., Martins, R. L., & Almeida, L. R. de. (2025). MAPEANDO A INCLUSÃO ESCOLAR: OPERACIONALIZAÇÃO DO PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO (PEI) PARA CRIANÇAS COM AUTISMO. Revista De Estudos Interdisciplinares , 7(1), 01–21. https://doi.org/10.56579/rei.v7i1.1370

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