TEMATIZAÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO

USO DE MAPAS CONCEITUAIS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i6.1364

Palavras-chave:

Educação Física, Ensino Médio, Saúde, Mapas Conceituais, Aprendizagem Significativa

Resumo

O presente estudo se propõe a investigar os processos de ensino e aprendizagem na Educação Física no Ensino Médio, tendo em vista a ampliação dos conceitos sobre saúde, promovendo aprendizagens significativas por meio do uso de mapas conceituais. Assim, o objetivo geral foi analisar a tematização e o ensino da saúde nas aulas de Educação Física no Ensino Médio a partir da proposição e utilização de mapas conceituais tendo em vista processos de desenvolvimento da aprendizagem significativa. Para isso, 21 estudantes do Ensino Médio de uma escola pública do interior do Estado de São Paulo, participaram de uma pesquisa-ação com entrevistas prévias, desenvolvimento de 12 unidades didáticas e entrevistas por meio de grupo focal ao final do processo. Os resultados, organizados em três categorias: i) mapas conceituais e saúde; ii) concepções de saúde; e, iii) comparações entre os métodos e saúde, permitem concluir que a diversificação de estratégias pedagógicas é fundamental tendo em vista a tematização de conceitos amplos e interdisciplinares como a saúde e seus condicionantes. Dessa forma, recursos como mapas conceituais e a valorização das vozes discentes ao longo da prática pedagógica são fundamentais para o desenvolvimento de aprendizagens significativas nas aulas de Educação Física.

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Biografia do Autor

Marcos Antônio Brechol, Universidade Estadual Paulista

Mestre pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF) da Universidade Estadual Paulista – Unesp Rio Claro – SP.

Luiz Gustavo Bonatto Rufino, Universidade Estadual de Campinas

Professor Doutor, Departamento de Estudos da Atividade Física Adaptada – DEAFA, Faculdade de Educação Física – FEF, Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. Programa de Pós-Graduação em Educação Física – Unicamp.

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Publicado

2024-12-23

Como Citar

Brechol, M. A., & Rufino, L. G. B. (2024). TEMATIZAÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: USO DE MAPAS CONCEITUAIS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(6), 01–24. https://doi.org/10.56579/rei.v6i6.1364

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