CONCEPÇÃO DE DOCENTES E DISCENTES DA ÁREA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS ACERCA DO PLÁGIO

Visualizações: 216

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i5.1360

Palavras-chave:

Educação em Ciências, Plágio acadêmico, Metodologia científica

Resumo

Este estudo visa realizar a identificação, quanto as noções de docentes e discentes da área de Educação em Ciências acerca da temática do plágio acadêmico e suas interfaces. A coleta de dados ocorreu por meio de questionário aberto, obtendo a participação de 15 pesquisadores. O tratamento dos dados foi realizado a partir da definição de três categorias semânticas: a) Plágio acadêmico; b) Metodologia científica na pesquisa; e c) Medidas disciplinares ao plágio. As respostas denotaram que a maioria afirma ter realizado cópias indevidas na Educação Básica. Um determinado grupo concorda em ter feito duplicidades impróprias de textos durante a graduação, apesar da maioria ter recebido orientações com informações sobre o plágio e seus diferentes formatos. Em sua totalidade definem o conceito de plágio, um número significativo utiliza ferramentas antiplágio, além de afirmarem terem recebido subsídios sobre medidas disciplinares de coibição ao plágio e orientações sobre possíveis sanções no Programa de Pós-Graduação ao qual pertencem. Sendo importante ressaltar o quanto a divulgação e orientação, devem ser preconizados e priorizados no contexto acadêmico, por meio de diferentes frentes de combate, para que o plágio seja contido, antes de suas possíveis ocorrências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rose Cristina Alves Nunes, Universidade Federal do Pampa

Doutoranda do Programa de Pós-graduação Educação em Ciências da Universidade Federal do Pampa (Unipampa).

Carlos Maximiliano Dutra, Universidade Federal do Pampa

Docente do Programa de Pós-graduação Educação em Ciências da Universidade Federal do Pampa (Unipampa).

Referências

AIRES, João Paulo; PILATTI, Luiz Alberto. Medidas de combate ao plágio, adotadas por instituições de ensino superior: uma análise da efetividade das ações na área de ensino. Rev. Bras. Ens. Cie. Tecnol., Ponta Grossa, v. 10, n. 3, p. 163-184, 2017.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 3ª ed., Lisboa: Edições 70, 2011.

BATISTELA, Rosemeire. de Fatima. O plágio numa atividade de um curso a distância. Acta Scientiae, v.15, n.3, p.479-506, 2013.

BRANCO, Sergio. A Lei Autoral Brasileira como elemento de restrição à eficácia do direito humano à educação. Revista Internacional de Direitos Humanos, v. 4, n. 6, p. 121-141, 2007.

BRASIL. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Relatório da Comissão de Integridade de Pesquisa do CNPq. Brasília, DF, 2011.

DALLA COSTA, Rosa Maria Cardoso. Plágio acadêmico: a responsabilidade das associações científicas. Intercom – RBCC, São Paulo, v.39, n.3, p.187-200, 2016.

DAMASIO, Edilson. Práticas de má conduta na comunicação científica e o fluxo editorial: um estudo com editores de revistas científicas SciELO. 2017. Tese (Doutorado em Ciência da Informação). Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.

DIAS, W. T.; EISENBERG, Z. W. Vozes diluídas no plágio: a (des)construção autoral entre alunos de licenciaturas. Pro-Posições, v. 26, n. 1, p. 179-197, 2015. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642425. Acesso em: 20 abr. 2024.

FAPESP. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Código de boas práticas científicas. São Paulo, 2011. Disponível em: https://fapesp.br/boaspraticas/codigo_fapesp0911.pdf. Acesso em: 10 jan. 2024.

FERREIRA, Marília Mendes; PERSIKE, Alissa. O tratamento do plágio no meio acadêmico. Signótica, v. 26, n. 2, p. 519-540, 2014.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2019.

IRIGARAY, Hélio Arthur Reis. Plágio e pirataria na academia: entre mizner e o código penal brasileiro. Cadernos EBAPE. BR, v. 18, n. 3, 2020.

KROKOSCZ, Marcelo. Abordagem do plágio nas três melhores universidades de cada um dos cinco continentes e do Brasil. Revista Brasileira de Educação, v. 16, n. 48, 2011.

KROKOSCZ, Marcelo. Autoria e plágio: um guia para estudantes, professores, pesquisadores e editores. São Paulo: Atlas, 2012.

LEITÃO, Helena; ALMEIDA, Patrícia de; SIMÕES, Maria da Graça; MARTÍNEZ-ÁVILA, Daniel. Ação das bibliotecas acadêmicas na prevenção do plágio. Ciência da Informação, v. 48, n. 3, 2019. Disponível em: https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/4536. Acesso em: 27 abr. 2024.

MAIA, Rodrigo da Silva; ARAÚJO, Tereza Cristina Santos de; MAIA, Eulália Maria Chaves. Plágio acadêmico: a percepção de estudantes de psicologia. Scientia Plena, v. 13, n. 8, 2017. Disponível em: https://www.scientiaplena.org.br/sp/article/view/3627. Acesso em: 27 abr. 2024.

MATTOS, Sérgio Henrique Vannucchi Leme de. Criatividade, originalidade e plágio na produção científica. Revista da Anpege, v. 10, n. 14, p. 39-55, 2014.

MESCHINI, Fabio Orsi; FRANCELIN, Marivalde Moacir. Produção científica brasileira sobre plágio: caracterização e alcance a partir da base SCOPUS. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 25, p. 01–26, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2020.e70258. Acesso em: 27 abr. 2024.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. (Org.). O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14ª ed. Rio de Janeiro: Hucitec, 2014.

NUNES, Rose Cristina Alves; DUTRA, Carlos Maximiliano. An analysis of tools for detecting evidence of academic plagiarism. Research, Society and Development, v. 11, n. 14, 2022. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36629. Acesso em: 16 abr. 2024.

NUNES, Rose Cristina Alves; DUTRA, Carlos Maximiliano. Análise bibliométrica de artigos científicos com a temática do plágio na área de ensino em ciências. Observatório de la Economía Latinoamericana, [S. l.], v. 22, n. 2, 2024. Disponível em: https://ojs.observatoriolatinoamericano.com/ojs/index.php/olel/article/view/3376. Acesso em: 9 mai. 2024.

PEREIRA, Manuelli de Souza Vasconcelos; CORRÊA, Carla Patrícia Quintanilha. Plágio na formação docente: o atalho dos dias atuais. Revista Intersaberes, v. 16, n. 38, p. 797–817, 2021. Disponível em: https://www.revistasuninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/2073. Acesso em: 27 abr. 2023.

PIRES, Eduardo; TOLOTTI, Stella Monson. A Função Social do Direito de Autor e a Cópia Privada. Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito. Anais do IV Congresso Brasileiro de Ensino do Direito. Salvador, 2005.

REIZ, Pedro. Entender e evitar plágio e autoplágio. 2. ed. São Paulo: Hyria, 2018.

RODRIGUES JÚNIOR, Hélio; ALVES JUNIOR, Hélio da Guia. Letramentos acadêmicos, a paráfrase e o plágio: a produção de resenha por alunos de graduação. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), v. 49, n. 2, p. 1000–1013, 2020. Disponível em: https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/2562. Acesso em: 27 abr. 2024.

SEITENFUS, Daniel; SANTOS, Bruna dos; MANICA, Edimar; PERTILE, Solange. Percepção de plágio acadêmico entre estudantes e professores de cursos de graduação e pós-graduação na modalidade a distância. RENOTE, Porto Alegre, v. 17, n. 1, p. 103–112, 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/95712. Acesso em: 27 abr. 2024.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 24.ed. São Paulo: Cortez, 2016.

SILVA, Kenya de Lima et al. Programas de busca de similaridade no combate ao plágio: contribuições para educação. Journal of Health Informatics, Brasil, v. 6, n. 1, 2014. Disponível em: https://jhi.sbis.org.br/index.php/jhi-sbis/article/view/292. Acesso em: 27 abr. 2024.

SILVEIRA, Zélia Pires da; ARRUDA, Eucídio Pimenta; ARRUDA, Durcelina Ereni Pimental. Plágio na academia: casos da Universidade Federal de Minas Gerais. Atos de Pesquisa em Educação, v. 16, 2021. Disponível em: https://bu.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/8785. Acesso em: 27 abr. 2024.

SOARES, Vanessa Sousa. Plágio e pesquisa na internet: do discurso docente ao conteúdo do livro didático das séries iniciais do ensino fundamental. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2022.

SOUZA, Allan Rocha de. Os direitos morais do autor. civilistica.com, v. 2, n. 1, p. 1-23, 2013. Disponível em: https://civilistica.emnuvens.com.br/redc/article/view/73. Acesso em: 28 jan. 2024.

STENECK, Nicholas. ORI introduction to the responsible conduct of research. Revised edition. Washington, DC: ORI, 2007.

SUEYOSHI, Tabir dal Poggetto Oliveira. Aspectos Jurídicos do Plágio Literário. 1 ed. São Paulo: Editora Leud, 2020.

Downloads

Publicado

2024-12-13

Como Citar

Nunes, R. C. A., & Dutra, C. M. (2024). CONCEPÇÃO DE DOCENTES E DISCENTES DA ÁREA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS ACERCA DO PLÁGIO. Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(5), 01–20. https://doi.org/10.56579/rei.v6i5.1360

Artigos Semelhantes

<< < 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.