PROCESSOS FORMATIVOS EM DIREITOS HUMANOS

UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO DO PET PEDAGOGIA NA UNIPAMPA - CAMPUS JAGUARÃO

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i3.1285

Palavras-chave:

DIREITOS HUMANOS, Formação docente, Práticas Pedagógicas, Extensão Universitária

Resumo

Este artigo apresenta o projeto "Direitos Humanos e Formação Docente" do PET - Pedagogia na UNIPAMPA - Campus Jaguarão, realizado no segundo semestre de 2021. O projeto aborda a relevância dos Direitos Humanos na formação de professores, utilizando a extensão universitária como meio de inclusão da temática. Com um cronograma estruturado, a discussão centrou-se na conceptualização crítica dos Direitos Humanos na formação docente. Reconhecendo lacunas nos currículos de licenciaturas, o projeto buscou preencher essas falhas, destacando o papel crucial da extensão universitária na construção de conhecimentos. A concepção dos Direitos Humanos como essenciais à dignidade cidadã foi explorada, enfatizando o papel da universidade nesse contexto. Ao abordar a temática nos cursos de licenciatura, o projeto instigou a consciência sobre os direitos e a compreensão da luta diária pela liberdade almejada. A formação docente foi reconhecida como estratégia nessa luta, conectando teoria à prática para facilitar a compreensão e importância dos Direitos Humanos. A extensão universitária foi destacada como meio de promover interações dialógicas na formação docente. Alinhado à Política Nacional da Extensão Universitária, o projeto objetivou complementar a formação de licenciandos e docentes da Educação Básica, consolidando a relação entre teoria e prática nos Direitos Humanos.

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Biografia do Autor

Lucas da Costa Lage, Universidade Federal do Paraná

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná; Pedagogo pela Universidade Federal do Pampa.

Isadora Cabreira da Silva, Universidade Federal de Pelotas

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas; Pedagoga e ex-bolsista PET Pedagogia da Universidade Federal do Pampa.

Juliana Brandão Machado, Universidade Federal do Pampa

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Professora adjunta do curso de Pedagogia e tutora PET Pedagogia da Universidade Federal do Pampa.

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Publicado

2024-10-11

Como Citar

da Costa Lage, L., Cabreira da Silva, I., & Brandão Machado, J. (2024). PROCESSOS FORMATIVOS EM DIREITOS HUMANOS: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO DO PET PEDAGOGIA NA UNIPAMPA - CAMPUS JAGUARÃO. Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(3), 01–22. https://doi.org/10.56579/rei.v6i3.1285