O CONCEITO DE TERRITÓRIO NO ENSINO DE GEOGRAFIA

RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.1274

Palavras-chave:

Geografia Escolar, Estágio Supervisionado, Ensino de Geografia, Território

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa teórica sobre Geografia Escolar no processo de escolarização e a importância do ensino de Geografia por meio dos conceitos geográficos, que subsidiaram uma atividade prática de ensino. Entendendo a importância da inserção e de aprofundamento epistemológico nas práticas de ensino de geografia, o texto busca, a partir de reflexões teóricas, a inclusão do conceito de Território para a investigação das dinâmicas populacionais na formação do território brasileiro, em sala de aula.  A partir disso, apresenta-se a experiência de estágio supervisionado desenvolvida no Ensino Médio, do curso de Geografia Licenciatura, da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. O conceito de Território apresentado busca compreender as relações concretas e funcionais estabelecidas entre os grupos sociais e o Espaço Geográfico, sem limitar-se a isto, mas compreendendo-o também a partir de relações culturais e a pluralidade do território brasileiro, dada suas características peculiares em tamanho de área, diversidade ecossistêmica e cultural. Constatou-se que, a partir da prática de ensino desenvolvida no estágio, foi possível expandir o entendimento dos alunos sobre o próprio conceito de território e também da formação territorial do Brasil em voga, permitindo discutir sobre as categorias população e território, bem como as dinâmicas migratórias contemporâneas.

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Biografia do Autor

Fabrício Paula de Souza, Universidade Federal do Rio Grande

Mestrando em Geografia, Programa de Pós-Graduação em Geografia – PPGGEO, Universidade Federal do Rio Grande – FURG.

Rita de Cássia Grecco dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande

Doutora em Educação, Instituto de Educação – IE, Universidade Federal do Rio Grande – FURG.

Juliana Cristina Franz, Universidade Federal do Rio Grande

Doutora em Geografia, Instituto de Ciências Humanas e da Informação – ICHI, Universidade Federal do Rio Grande – FURG.

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Publicado

2024-05-30

Como Citar

Souza, F. P. de, Santos, R. de C. G. dos, & Franz, J. C. (2024). O CONCEITO DE TERRITÓRIO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(1), 01–13. https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.1274

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