DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE UM APLICATIVO MÓVEL PARA AUXILIAR PROFESSORES VIDENTES NO RECONHECIMENTO E TRADUÇÃO BRAILLE

Visualizações: 49

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i5.1258

Palavras-chave:

aplicativo móvel, Sistema Braille, Professor vidente

Resumo

A taxa de alfabetização em Braille vem caindo consideravelmente nos últimos anos. Uma das estratégias para combater essa diminuição passa pelo desenvolvimento de ferramentas digitais que possam auxiliar os professores no reconhecimento do Braille. Embora já existam algumas iniciativas, os aplicativos disponíveis não dispõem de funcionalidades integradas de reconhecimento e tradução de texto Braille para português. Para suprir esta lacuna, este trabalho apresenta o desenvolvimento e avaliação de um aplicativo móvel denominado Muiraquitã Braille, tendo como objetivo servir como uma ferramenta de acessibilidade pedagógica para auxiliar os professores videntes da sala de aula regular. A avaliação do aplicativo foi realizada por meio de um estudo piloto com 09 pessoas (07 videntes e 02 cegos), entre eles: professores de uma escola pública da rede municipal de ensino e o gestor da Divisão de Educação Especial da Secretaria de Educação, de uma cidade no interior da Amazônia. A metodologia adotada foi mista, baseada em uma abordagem descritiva. O instrumento de coleta de dados foi através de questionários estruturados. Além disso, foi realizada uma análise comparativa com aplicativos disponíveis no mercado. Os resultados demonstraram que a avaliação da proposta é encorajadora, apontando para a aceitação positiva do aplicativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Pereira do Nascimento, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Aluno do Programa de Pósgraduação em Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande
do Sul (UFRGS)

Josivan Rodrigues dos Reis, Universidade Federal do Oeste do Pará

Docente na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Campus Oriximiná. Desenvolve pesquisa nas áreas de inteligência artificial, visão computacional, aprendizagem de máquinas e processamento de imagens.

Regina de Oliveira Heidrich, Universidade Feevale

Pesquisadora, docente no Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade Feevale. Bolsista Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora - DT 2013. Experiência em gerenciamento de projetos interdisciplinares com fomentos da FINEP, CAPES, CNPQ, MEC, SCIT e FAPERGS. Pós-doutora pela Universidade Técnica de Lisboa. Desenvolve pesquisas nas áreas de Brain Computer Interface (BCI), Jogos Digitais Acessíveis e Ergonomia. 

Dante Augusto Couto Barone, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor titular do Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul( UFRGS ), com pós-doutorado no Centre National dÉtudes des Télécommunicatíons (CNET), doutorado no Institut National Polytechnique de Grenoble (INPG) ,ambos na França. Pesquisador e orientador dos cursos de Pós-Graduação da UFRGS, Computação (PPGC), conceito 7 na CAPES, e Informática na Educação (PPGIE), conceito 7 na CAPES.

Referências

AQUINO, W.; FELIX, Z.; ALMEIDA, I.; BELO, I. AbcNum Braille: Proposta de um Aplicativo para Auxiliar no Aprendizado do Alfabeto Braille para Pessoas com Baixa Visão. In: Anais do XXVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2015), v. 1, n. Sbie, p. 837, 2015.

BARBOSA, L. M. M.; SILVA, A. L.; SOUZA, M. A. de. O Sistema Braille e a formação do professor: o acesso à leitura e a escrita por pessoas cegas. InFor, Inov. Form., Rev. NEaD-Unesp, v. 5, n. 1, p. 49-71, 2019.

BARBOSA, L. M. M.; GUEDES, D. M.; SOFIATO, C. G.; CARDOSO, J. C. Braille e suas peculiaridades no ensino das pessoas com deficiência visual. Educação em Foco, v. 27, n. 1, p. 27067, jan. 2023.

BELL, E. C.; MINO, N. M. Employment Outcomes for Blind and Visually Impaired Adults. Journal of Blindness Innovation and Research, v. 5, n. 2, 2015. Disponível em: https://nfb.org/images/nfb/publications/jbir/jbir15/jbir050202abs.html.

BRANHAM, S. M.; KANE, S. K. The Invisible Work of Accessibility: How Blind Employees Manage Accessibility in Mixed-Ability Workplaces. In: Proceedings of the 17th International ACM SIGACCESS Conference on Computers Accessibility - ASSETS ’15. New York, New York, USA: ACM Press, 2015. p. 163-171. Disponível em: http://dl.acm.org/citation.cfm?doid=2700648.2809864. Acesso em: 10 set. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Grafia a Braille para a Língua Portuguesa. 2006.

BRASIL. RESOLUÇÃO Nº 466, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2012. 2012. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2013/res0466_12_12_2012.html. Acesso em: 10 set. 2024.

BRASIL. RESOLUÇÃO Nº 510, DE 07 DE ABRIL DE 2016. 2016. 10 p. Disponível em: https://conselho.saude.gov.br/images/comissoes/conep/documentos/NORMAS-RESOLUCOES/Resoluo_n_510_-_2016_-_Cincias_Humanas_e_Sociais. pdf. Acesso em: 10 set. 2024.

BRASIL. Censo da Educação Básica 2020: notas estatísticas. INEP, Brasília, DF, p. 32, 2021.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo Escolar da Educação Básica 2022: Resumo Técnico. Brasília. 2023. 70 p. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resumo_tecnico_censo_escolar_2022.pdf. Acesso em: 13 de fev. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Plano de Ações Articuladas (PAR). [s.d.]. Disponível em: https://www.gov.br/fnde/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/programas/par. Acesso em: 20 de nov. 2024.

CRESWELL, J. W.; CLARK, V. L. P. Pesquisa de Métodos Mistos. 2. ed. Porto Alegre: Penso, 2013.

FLICK, U. Introdução à metodologia de pesquisa: um guia para iniciantes. Porto Alegre: Penso Editora, 2012.

GADIRAJU, V.; MUEHLBRADT, A.; KANE, S. K. BrailleBlocks: Computational Braille Toys for Collaborative Learning. Conference on Human Factors in Computing Systems - Proceedings, p. 1-12, 2020.

IBGE. Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2019: país tem 17,3 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. 2021. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/31445-pns-2019-pais-tem-17-3-milhoes-de-pessoas-com-algum-tipo-de-deficiencia. Acesso em: 19 mar. 2024.

JOHN, F. Proponents Say the Decline in Braille Instruction Is Leading to Illiteracy. 2006. Disponível em: https://nfb.org/sites/default/files/images/nfb/publications/bm/bm06/bm0609/bm060905.htm. Acesso em: 10 fev. 2024.

KLEEGE, G. Visible Braille/Invisible Blindness. Journal of Visual Culture, v. 5, n. 2, p. 209-218, aug. 2006. Disponível em: http://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1470412906066909. Acesso em: 10 fev. 2024.

LIKERT, R. A technique for the measurement of attitudes. Archives of Psychology, v. 22, n. 140, p. 1-55. 1932.

LIMA, J. E. d. S. SABr.LE: Uma Plataforma de Alfabetização, Leitura e Escrita em Braille Associada às Tecnologias Móveis. 168 p. Tese (doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Estadual de Campinas, 2020.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2023.

MARTINS, G.; CORNACCHIONE, E. Item de Likert e Escala de Likert. Revista Contabilidade Vista & Revista, v. 32, n. 1, p. 1-5. 2021.

MENEZES, K. M. L.; PEREIRA, R. MeTA: Um Método para Avaliação de Tecnologias Educacionais Acessíveis. In: Anais Estendidos do XI Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2022). Sociedade Brasileira de Computação, 2022. p. 52-61. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/cbie_estendido/article/view/22590. Acesso em: 10 fev. 2024.

MYINT, M.; ADAM, A.; HERATH, S.; SMITH, G. Mobile phone applications in management of enuresis: The good, the bad, and the unreliable! Journal of Pediatric Urology, Elsevier Ltd, v. 12, n. 2, p. 112-126, apr. 2016.

NBC NEWS. Fewer blind Americans learning to use Braille. 2009. Disponível em: https://www.nbcnews.com/id/wbna29882719. Acesso em: 16 jul. 2022.

NUNES, J. P. S.; COSTA, K. R. L. O SISTEMA BRAILLE E A FORMAÇÃO DOCENTE. Encontro Internacional de Formação de Professores, n. 11, p. 1-14, 2018.

OMS. World report on vision. 2019. Disponível em: https://www.who.int/publications/i/item/world-report-on-vision. Acesso em: 18 ago. 2024.

PARADEDA, R. B.; Francisco de Luna e Silva, A.; GRANATYR, J.; SIGNORETTI, A. BrailleApp - Educational Mobile Application to Assist in the Learning of Braille Language. In: Proceedings of the 7th International Conference on Computer Supported Education. SCITEPRESS - Science and and Technology Publications, v. 2, may, p. 523-529. 2015.

PASSOS, C. A.; SILVA, F. R. M.; FERNANDES, I.; FREIRE, P. M. S.; GOLDSCHMIDT, R. R. JEDi - Um Jogo Educacional Digital para Apoiar a Capacitação Discente na Identificação de Fake News Escritas em Língua Portuguesa: Estudos de Caso nos Ensinos Médio e Superior. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 29, p. 634-661. 2021.

REIS, J.; NASCIMENTO, R.; PEREIRA, J.; MATTA, M. Sistema computacional no auxílio da inclusão da pessoa com deficiência visual no âmbito educacional. Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE), v. 29, n. 1, p. 943, 2018.

ROCHA, V. H.; SILVA, D.; MAIA BISNETO, A. B. V.; SILVA, G. F.; SOUZA, F. F. Ensinando a Identificação de Caracteres Braille utilizando Dispositivos Móveis e um Display Braille. Renote, v. 17, n. 3, p. 82-91, 2019.

ROGERS, S. Learning braille and print together - the mainstream issues. British Journal of Visual Impairment, v. 25, n. 2, p. 120-132, 2007.

RYLES, R. The impact of braille reading skills on employment, income, education, and reading habits. Journal of Visual Impairment & Blindness, v. 90, n. 3, p. 219-226, 1996.

SÁ, E. D.; CAMPOS, I. M.; SILVA, M. B. C. Atendimento educacional especializado: Deficiência Visual. Seesp/Seed/Mec, p. 1-57, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/aee_dv.pdf. Acesso em: 18 ago. 2024.

SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, M. P. B. Metodologia de pesquisa. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2013.

SCHEITHAUER, M. C.; TIGER, J. H. a Computer-Based Program To Teach Braille Reading To Sighted Individuals. Journal of Applied Behavior Analysis, v. 45, n. 2, p. 315-327, 2012.

SILVA, J. G.; MOURA, C. S. R. de. A utilização das tecnologias digitais no ensino de matemática durante a pandemia da Covid 19. Revista de Estudos Interdisciplinares, v. 6, n. 1, p. 01-25, feb 2024. DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.878

SILVA, P. C.; SOUZA, V. C. O.; VOLPATO, M. M. L.; SILVA, V. A. Regador: APP for coffee water potential estimation. In: XVIII Brazilian Symposium on Information Systems. New York, NY, USA: ACM, 2022. Par F18047, p. 1-9. Disponível em: https://dl.acm.org/doi/10.1145/3535511.3535545.

SILVERMAN, A. M.; BELL, E. C. The Association between Braille Reading History and Well-being for Blind Adults. Journal of Blindness Innovation and Research, v. 8, n. 1, 2018. Disponível em: https://nfb.org/images/nfb/publications/jbir/jbir18/ jbir080103.html.

STORER, K. M.; BRANHAM, S. M. "That’s the Way Sighted People Do It. In: Proceedings of the 2019 on Designing Interactive Systems Conference. New York, NY, USA: ACM, 2019. p. 385-398.

TOBIN, M. J.; HILL, E. W. Is literacy for blind people under threat? does braille have a future? British Journal of Visual Impairment, v. 33, n. 3, p. 239-250, 2015.

VACA, D.; JACOME, C.; SAETEROS, M.; CAIZA, G. Braille Grade 1 Learning and Monitoring System. In: 2018 IEEE 2nd Colombian Conference on Robotics and Automation (CCRA). IEEE, 2018. p. 1-5. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/document/8588144/.

VIEIRA, L. P. Tagarela Braille - App para Auxílio no Aprendizado ao Braille. 22 p. Monografia (Bacharel em Ciência da Computação) - Universidade Regional de Blumenau (FURB), 2020.

VYGOTSKI, L. S. Fundamentos da defectologia (Obras completas). Tomo Cinco. Ciudad de La Habana, Cuba: Pueblo y Educación, 1995.

WIAZOWSKI, J. Can braille be revived? a possible impact of high-end braille and mainstream technology on the revival of tactile literacy medium. Assistive Technology, Taylor Francis, v. 26, n. 4, p. 227-230, 2014.

Downloads

Publicado

2024-12-12

Como Citar

Nascimento, R. P. do, Reis, J. R. dos, Heidrich, R. de O., & Barone, D. A. C. (2024). DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE UM APLICATIVO MÓVEL PARA AUXILIAR PROFESSORES VIDENTES NO RECONHECIMENTO E TRADUÇÃO BRAILLE. Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(5), 01–24. https://doi.org/10.56579/rei.v6i5.1258

Artigos Semelhantes

<< < 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.