DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE UM APLICATIVO MÓVEL PARA AUXILIAR PROFESSORES VIDENTES NO RECONHECIMENTO E TRADUÇÃO BRAILLE

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i5.1258

Palavras-chave:

aplicativo móvel, Sistema Braille, Professor vidente

Resumo

A taxa de alfabetização em Braille vem caindo consideravelmente nos últimos anos. Uma das estratégias para combater essa diminuição passa pelo desenvolvimento de ferramentas digitais que possam auxiliar os professores no reconhecimento do Braille. Embora já existam algumas iniciativas, os aplicativos disponíveis não dispõem de funcionalidades integradas de reconhecimento e tradução de texto Braille para português. Para suprir esta lacuna, este trabalho apresenta o desenvolvimento e avaliação de um aplicativo móvel denominado Muiraquitã Braille, tendo como objetivo servir como uma ferramenta de acessibilidade pedagógica para auxiliar os professores videntes da sala de aula regular. A avaliação do aplicativo foi realizada por meio de um estudo piloto com 09 pessoas (07 videntes e 02 cegos), entre eles: professores de uma escola pública da rede municipal de ensino e o gestor da Divisão de Educação Especial da Secretaria de Educação, de uma cidade no interior da Amazônia. A metodologia adotada foi mista, baseada em uma abordagem descritiva. O instrumento de coleta de dados foi através de questionários estruturados. Além disso, foi realizada uma análise comparativa com aplicativos disponíveis no mercado. Os resultados demonstraram que a avaliação da proposta é encorajadora, apontando para a aceitação positiva do aplicativo.

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Biografia do Autor

Roberto Pereira do Nascimento, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Aluno do Programa de Pósgraduação em Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande
do Sul (UFRGS)

Josivan Rodrigues dos Reis, Universidade Federal do Oeste do Pará

Docente na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Campus Oriximiná. Desenvolve pesquisa nas áreas de inteligência artificial, visão computacional, aprendizagem de máquinas e processamento de imagens.

Regina de Oliveira Heidrich, Universidade Feevale

Pesquisadora, docente no Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade Feevale. Bolsista Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora - DT 2013. Experiência em gerenciamento de projetos interdisciplinares com fomentos da FINEP, CAPES, CNPQ, MEC, SCIT e FAPERGS. Pós-doutora pela Universidade Técnica de Lisboa. Desenvolve pesquisas nas áreas de Brain Computer Interface (BCI), Jogos Digitais Acessíveis e Ergonomia. 

Dante Augusto Couto Barone, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor titular do Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul( UFRGS ), com pós-doutorado no Centre National dÉtudes des Télécommunicatíons (CNET), doutorado no Institut National Polytechnique de Grenoble (INPG) ,ambos na França. Pesquisador e orientador dos cursos de Pós-Graduação da UFRGS, Computação (PPGC), conceito 7 na CAPES, e Informática na Educação (PPGIE), conceito 7 na CAPES.

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Publicado

2024-12-12

Como Citar

Nascimento, R. P. do, Reis, J. R. dos, Heidrich, R. de O., & Barone, D. A. C. (2024). DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE UM APLICATIVO MÓVEL PARA AUXILIAR PROFESSORES VIDENTES NO RECONHECIMENTO E TRADUÇÃO BRAILLE. Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(5), 01–24. https://doi.org/10.56579/rei.v6i5.1258

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