A FUNÇÃO DO TRABALHO NA SOCIEDADE MODERNA

REFLEXÕES DURKHEIMIANAS

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i6.1229

Palavras-chave:

Durkheim, Sociologia, Consciência coletiva, Fatos sociais, Divisão do trabalho, Solidariedade

Resumo

Este artigo surge como uma extensão e aprofundamento das reflexões desenvolvidas durante apresentação do tema em aula na disciplina de Memória, Trabalho, Educação e Gênero do Programa de doutorado em Memória: Linguagem e Sociedade da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), sob a orientação do Professor Doutor Fábio Mansano de Mello. O artigo tem como objetivo explorar os conceitos fundamentais da sociologia durkheimiana, analisando a função do trabalho na sociedade moderna e explorando-a como um elemento central na coesão social e na manutenção da ordem. O referencial teórico deste artigo baseia-se principalmente nas obras de Émile Durkheim, em especial, "Da Divisão do Trabalho Social (2010)", Costa (1997), Mello (2023) e Santos (2023). A metodologia utilizada envolveu uma revisão bibliográfica das obras de Durkheim e análise crítica das principais ideias apresentadas pelo autor. Além disso, foram examinados exemplos contemporâneos para ilustrar a relevância e a aplicação das teorias durkheimianas na compreensão dos fenômenos sociais atuais. Os resultados deste estudo demonstram a importância das teorias de Durkheim para a compreensão dos processos sociais contemporâneos. Além disso, observa-se como a divisão do trabalho desempenha um papel crucial na criação de laços sociais e na promoção da coesão social.

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Biografia do Autor

Jose Ricardo Rosa dos Santos, Instituto Federal da Bahia

Aluno do Programa de Pós-graduação
em Memória: Linguagem e Sociedade da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Cláudio Eduardo Félix dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduação em historia pela Universidade de Pernambuco (1998), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2004) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2011). Atualmente é professor titular na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia ( UESB) onde leciona nas licenciaturas e no Programa de Pós-Graduação em Memória: linguagem e sociedade. É Pesquisador do Museu Pedagógico/UESB: grupo de pesquisa História e Memória das ideias e práticas pedagógicas Contra-Hegemônicas e do Grupo de Estudos Marxistas em Educação (UNESP). Visando a contribuir com o desenvolvimento da Pedagogia Histórico-Crítica, produz e orienta pesquisas e projetos de extensão no campo da memória e sua relação com a história e o trabalho educativo investigando questões relativas a construção de concepções de mundo e posicionamentos éticos e políticos na educação e na arte.

Fábio Mansano de Mello, Universidade Estadual do Sudoeste da

Possui Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (2000), Mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2003) e Doutorado em Memória - UESB (2019). Professor efetivo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Docente do Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade (PPGMLS-UESB). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Teoria Sociológica e Sociologia do Trabalho. Coordenou os projetos de extensão universitária "A dimensão política do educador popular" e "Faces da mercantilização do ensino superior". Coordenou os projetos de pesquisa "Educação e Trabalho no sistema prisional", "Educação como serviço: a expansão do ensino superior privado" e "Memórias da resistência universitária: uma análise da Revista Universidade e Sociedade", na UESB - Campus de Jequié-Ba. É membro do Grupo de Pesquisa "Museu Pedagógico: História, Trabalho e Educação". Atualmente desenvolve estudos sobre a memória social e a mercantilização do ensino superior no Brasil.

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Publicado

2024-12-23

Como Citar

Santos, J. R. R. dos, Santos, C. E. F. dos, & Mello, F. M. de. (2024). A FUNÇÃO DO TRABALHO NA SOCIEDADE MODERNA: REFLEXÕES DURKHEIMIANAS. Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(6), 01–12. https://doi.org/10.56579/rei.v6i6.1229

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