EDUCAÇÃO HUMANIZADORA E PROFISSIONALIZANTE E OS DIREITOS HUMANOS

Visualizações: 198

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.1084

Palavras-chave:

Formação inicial e continuada, Normas, Diversidade, Direitos Humanos

Resumo

Fundamenta-se a Educação em Direitos Humanos (EDH) ao conceito de ser um processo educacional voltado para aspectos de uma educação humanizadora e profissionalizante. Condiciona-se para uma dimensão da educação que contemplem princípios de respeito à dignidade da pessoa humana, numa reformulação que se norteie para a formação do cidadão docente e das práticas educacionais. Os aspectos jurídicos que constituem as políticas públicas da formação docente no contexto dos Direitos Humanos estão suportados por diversas regulamentações, como a Resolução n. 02/2015 de 1º de julho de 2015, nos âmbitos regulatórios do Conselho Pleno do Conselho Nacional de Educação, com as normas para as práticas de formação que atenda a educação quanto aos Direito Humanos. Os objetivos desse estudo estão direcionados a compreender os processos de formação docente e sua relação com os direitos humanos praticados no contexto da educação. A metodologia utilizada foi a revisão de literatura. Os resultados mostram a relevância de se atender uma dinâmica formadora do docente para um contexto social quanto aos Direitos Humanos e que necessite de um constante a atualizado modelo de apoio ao professor para que seu aluno possa exercer o contexto do respeito em sociedade de valorização da figura humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ladyr Dias Dornelas Paula Ferreira , UNIVERSIDADE VILA VELHA

Aluna do Programa de Pós-graduação em Sociologia Política da Universidade de Vila Velha(UVV).

Referências

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Parecer n°. 08, homologada em 30 de maio de 2012. Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos (EDH). Brasília: Conselho Nacional de Educação, 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rcp001_12.pdf. Acesso em 05 nov. 2023.

_________. Ministério da Educação. Resoluções CP 2015. Brasília, 2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/escola-de-gestores-da-educacao-basica/323-secretarias-112877938/orgaos-vinculados-82187207/21028-resolucoes-do-conselho-pleno-2015. Acesso em 05 nov. 2023.

BENEVIDES, Marinina Gruska; DE AMORIM, Rosendo Freitas; REGO, Ernny Coelho. Educação em direitos humanos e ensino superior: uma análise do currículo e da formação docente nas licenciaturas do instituto federal do Ceará. Revista Contexto & Educação, v. 33, n. 104, p. 291-322, 2018.

CARDIERI, Elisabete. Direitos humanos e formação de educadores: Algumas reflexões. Formação Docente–Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 3, n. 4, p. 23-32, 2011.

CARVALHO, Maria Elizete Guimarães. Direitos humanos e Educação: a formação docente como um direito. FLORES, EC, FERREIRA, L. de FG e BARBOSA E MELO, VL (Orgs.). Educação em Direitos Humanos e Educação para os Direitos Humanos. João Pessoa: Editora da UFPB, p. 173-202, 2014.

CASTRO, Eveline Lima de; BARRETTO, Raquel Figueiredo. A atuação docente para a educação em direitos humanos e formação para a cidadania no contexto da multidimensionalidade e complexidade propostas por edgar morin. E-book VII CONEDU 2021 - v. 1. Campina Grande: Realize Editora, 2022.

DA SILVA OLIVO, Débora. Educação em direitos humanos e formação docente: uma proposta para práxis pedagógica. Educação em Direitos Humanos, p. 67. 2021.

DA SILVA PEREIRA, David; PEREIRA, Silvana Dias Cardoso; DE SOUZA PRAIS, Jacqueline Lidiane. A educação em direitos humanos e a ‘nova’formação docente. Revista Linguagem em Foco, v. 7, n. 1, p. 23-34, 2015.

DAMASCENA, Adriane Alvaro; PASSOS, Gleise Prado da Rocha. A Formação Docente e os Direitos Humanos. Cesad, UfS, 2014.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

SOUZA, Ana Carla Santos de et al. Direitos humanos e a formação de professores que ensinam Ciências. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/7123. Acesso em: 2 nov. 2023.

REGO, Ernny Coelho. Educação em direitos humanos e formação docente: notas sobre o plano nacional de educação em direitos humanos. Anais III CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/44569. Acesso em: 2 nov. 2023.

Downloads

Publicado

2024-06-14

Como Citar

Ferreira , L. D. D. P. (2024). EDUCAÇÃO HUMANIZADORA E PROFISSIONALIZANTE E OS DIREITOS HUMANOS. Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(1), 01–13. https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.1084

Artigos Semelhantes

<< < 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.