CTS NO ENSINO FUNDAMENTAL I

ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS UTILIZADO NA REDE MUNICIPAL DE MARILÂNDIA DO SUL

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Autores

  • Alex Barbosa da Silva Universidade Tecnológica Federal do Paraná https://orcid.org/0000-0001-6544-7661
  • Cláudia Lopes Universidade Estadual de Maringá
  • Adriano Lopes Romero Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.1082

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, CTS, Livro Didático, Anos Iniciais

Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar as potencialidades do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) nos livros didáticos de Ciências adotados pela rede municipal de ensino de Marilândia do Sul, no Paraná, para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Utilizando uma abordagem metodológica de estudo documental exploratório, foram examinados os livros de Ciências do 1º ao 5º ano do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) do período de 2023-2026, com foco na Coleção “A Conquista – Ciências”. A pesquisa, de natureza descritiva, fundamentou-se na análise documental, destacando atividades relacionadas à Educação Ambiental presentes nos livros, em consonância com o Currículo da Rede Estadual Paranaense (CREP). Os resultados indicam que os livros didáticos analisados representam uma valiosa ferramenta pedagógica, abordando diversos conteúdos pertinentes à Educação Ambiental e oferecendo possibilidades para a integração efetiva de Ciência, Tecnologia e Sociedade, desde que articulados de maneira adequada com as propostas da autora da coleção.

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Biografia do Autor

Alex Barbosa da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestre em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR. Doutorando no Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educação Tecnológica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR.

Cláudia Lopes, Universidade Estadual de Maringá

Mestra em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR. Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá - UEM.

Adriano Lopes Romero, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR (campus Campo Mourão) atuando no curso de graduação em Licenciatura em Química e como docente permanente nos Programas de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET) e Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (PROFÁGUA)

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Publicado

2024-06-19

Como Citar

Silva, A. B. da, Lopes, C., & Romero, A. L. (2024). CTS NO ENSINO FUNDAMENTAL I: ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS UTILIZADO NA REDE MUNICIPAL DE MARILÂNDIA DO SUL . Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(2), 01–20. https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.1082

Edição

Seção

DOSSIÊ: POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO

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