AÇÕES DO COLETIVO YACI NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

CONSTRUINDO UMA EDUCAÇÃO FEMINISTA E EMANCIPADORA

Visualizações: 257

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.1077

Palavras-chave:

Educação, Feminismo, Extensão, Coletivo

Resumo

Há uma demanda em relação à superação das desigualdades de gênero e, em nosso caso específico, dos diferentes grupos de mulheres. Com base nessa realidade, este artigo tem por objetivo apresentar os resultados de um Projeto de Extensão, realizado na Universidade Federal do Amazonas. Para a realização do projeto, foram oferecidos encontros com docentes, técnicos/as e discentes do Campus, além da organização de uma palestra sobre a temática para alunos(as) e demais sujeitos da comunidade do município de Coari. A efetivação dessas atividades buscou manter a troca de experiências nessa relação academia/município, promovendo a sororidade e combatendo violências que ainda se perpetuam na sociedade Amazonense. A partir da experiência realizada, considera-se que há resistências, além do desconhecimento sobre o tema, ocasionado pelas opressões da sociedade machista nos diversos espaços, acarretando numa opressão de gênero e preconceitos em torno do Feminismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Fernanda Santos Silva, Universidade Federal do Amazonas

Professora Adjunta do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas, Campus Icet/Itacoatiara. Doutora em Educação pelo programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão. Pertenceu a linha de pesquisa: Sociologia da Educação: escolarização e desigualdades sociais na UFMG. Pertenceu a linha de pesquisa: Educação ,Política e Praxis Educativas na UFRN, que desenvolve estudos e pesquisas sobre as políticas de educação básica, contemplando os eixos: educação e trabalho; gestão , políticas de formação de professores e gestores. Atualmente é Membro do Grupo de Pesquisa em Educação, Formação e Ensino para a Diversidade (GPEFED) da UFAM. Atua principalmente nas seguintes áreas: Políticas Educacionais, Gestão, Sociologia da Educação, Ensino Fundamental, Infraestrutura escolar e Avaliação externa. Estuda e tem interesse em demais áreas : Educação Étnico Racial, Educação Patrimonial, e Feminismo.

Alessandra Araújo da Silva, Universidade Federal do Amazonas

Mestra em Saúde Pública pela Fiocruz/Amazônia. Professora do curso de Fisioterapia do Instituto de Saúde e Biotecnologia ISB, da Universidade Federal do Amazonas

Ananda Maria Pinto Gomes, Universidade Federal do Amazonas

Especialista em Gestão da Saúde Mental (PROMINAS). Psicóloga Social e Comunitária no Instituto de Saúde e Biotecnologia ISB, da Universidade Federal do Amazonas

Referências

ALMEIDA, Tânia M. C. Violências contra mulheres nos espaços universitários. In: STEVENS, C. et al. (Org.). Mulheres e violências: interseccionalidades. Brasília: Technopolitik, 2017. p. 384-399.

ANDRADE, Aldair Oliveira de; MARTINS, Ana Claudia Lopes; MEDEIROS, Mônica Xavier de. Violência estrutural de gênero no amazonas: análise a partir das experiências da comunidade acadêmica. In: BARROSO, Milena Fernandes. Violência contra as mulheres nas Universidades. Manaus: EDUA/São Paulo: Alexa Cultural, 2021.

BARROSO, Milena Fernandes. Violência contra as mulheres na Universidade. Manaus: EDUA. São Paulo: Alexa Cultural, 2021.

BARROSO, Milena Fernandes. Violência contra as mulheres nas Universidades. Manaus: EDUA/São Paulo: Alexa Cultural, 2021. 260p.

BLAY, Eva A. Violência contra a mulher e políticas públicas. Estudos Avançados, v, 17, n. 49, p. 87-98, 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-40142003000300006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/ryqNRHj843kKKHjLkgrms9k/abstract/?lang=pt. Acesso em: 12 set. 2023.

CRENSHAW, K. Documento para o Encontro de Especialistas em Aspectos da Discriminação Racial Relativos ao Gênero. Revista Estudos Feministas, v. 10, n. 1, 2002. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-026X2002000100011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ref/a/mbTpP4SFXPnJZ397j8fSBQQ/abstract/?lang=pt. Acesso em: 08 mar. 2023.

DUARTE, Constância Lima. Feminismo: uma história a ser contada. In: HELOÍSA HOLLANDA, Buarque. (Org) Pensamento Feminista Brasileiro: formação e contexto. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2019. p. 25-47.

FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA. Anuário Brasileiro de Segurança Pública, 2022. Disponível em: https://forumseguranca.org.br/anuario-brasileiro-seguranca-publica/. Acesso em: 08 mar. 2023.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GAMA, Fabiene; BALDISSERA, Marielen. Violências contra mulheres em universidades brasileiras: escrachos, denúncias e mediações. In: ALMEIDA, Tânia M. C.; ZANELLO, V. (Orgs.). Panoramas da violência contra mulheres nas universidades brasileiras e latino-americanas. Brasília: OAB Editora, 2022. p. 325-356.

GARCIA, Leila P. A magnitude invisível da violência contra a mulher. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 25, n. 3, p. 451-454, 2016. DOI: https://doi.org/10.5123/S1679-49742016000300001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ress/a/D8tmPMdg5WbBm6g7qRMcB3k/. Acesso em: 15 abr. 2023.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5 ed. São Paulo: Atlas, 1999.

GUEDES, Moema de Castro. A presença feminina nos cursos universitários e nas pós-graduações: desconstruindo a idéia da universidade como espaço masculino. História, Ciências, Saúde-Manguinhos [online], v. 15, p. 117-132, jun. 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-59702008000500006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/hcsm/a/tPvR4dWz5GzGCgn4c6GCZHp/abstract/?lang=pt. Acesso em: 15 abr. 2023.

HOOKS, Bell. Mulheres negras: moldando a teoria feminista. Revista Brasileira de Ciência Política, Brasília, n. 16, jan./abr. 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/0103-335220151608. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbcpol/a/mrjHhJLHZtfyHn7Wx4HKm3k/?lang=pt. Acesso em: 17 abr. 2023.

MARCINIK, Georgia Grube; MATTOS, Amana Rocha. Movimentos Feministas e Relações Raciais Intragênero: Entre a Luta e a Opressão. Rev. Polis e Psique, v. 11, n. 1, p. 183-203, 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.22456/2238-152X.108015. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rpps/v11n1/v11n1a12.pdf. Acesso em: 17 abr. 2023.

MATOS, A.; SANTOS, M. S.; SANTOS, S. A. Violação de direitos das minorias sociais na Universidade Pública. Revista Flecha do Tempo, São Paulo, n. 2, p. 65-79, mar./ago. 2021. Disponível em: http://flechadotempo.nemesscomplex.com.br/index.php/flechadotempo/article/view/63/31. Acesso em: 20 maio 2023.

MOURA, Maria Aparecida Vasconcelos; Albuquerque NETTO, Leônidas de; SOUZA, Maria Helena Nascimento. Perfil sociodemográfico de mulheres em situação de violência assistidas nas delegacias especializadas. Escola Anna Nery, v. 16, p. 435-442, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-81452012000300002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ean/a/b45JFNNtp4GVRjBTp7y4Zdh/. Acesso em: 20 mai. 2023.

OLIVEIRA, Luciana da Silva; CURI, Paula Land. Formação profissional, experiência e dialogicidade no contexto universitário: relato de uma experiência extensionista em educação feminista. Pesqui. prát. psicossociais, São João del-Rei , v. 15, n. 4, p. 1-18, dez. 2020. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-89082020000400012 . Acesso em: 7 nov. 2023.

ONU BRASIL. Objetivos de desenvolvimento sustentável. 2021. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Acesso em: 06 nov. 2023.

PEREZ, Olívia Cristina; SOUZA, Bruno Mello. Coletivos universitários e o discurso de afastamento da política parlamentar. Educação e Pesquisa [online], v. 46, e217820, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046217820. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/yJWCsH4YXhsXBTdgnWGwXfD/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 6 nov. 2023.

RIQUELME BREVIS, Matías, RIQUELME BREVIS, Hernán; LÓPEZ DIETZ, Sandra. Conducta y opinión política de jóvenes mujeres universitarias en La Araucanía, Chile. Revista Estudos Feministas [online], v. 30, n. 3, e79728, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/1806-9584-2022v30n379728. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ref/a/Hq4QFbchNVkLMtMRwQpZf4M/. Acesso em: 16 abr. 2023.

ROSEMBERG, Fúlvia. Mulheres educadas e a educação de mulheres. In: PINSKY, Carla Bassanezi; PEDRO, Joana Maria (Orgs.). Nova história das mulheres. São Paulo: Contexto, 2018.

SCAVONE, Míriam. Violência contra a mulher no ambiente universitário. São Paulo: Instituto Avon, 2015.

SCOTT, Joan. El género: una categoría útil para el análisis histórico. In: LAMAS, Marta (comp.). El género: la construcción cultural de la diferencia sexual. México: PUEG, 1996. p. 265-302.

SOARES, Vera. Movimento de mulheres e feminismo: evolução e novas tendências. IN: Revista Estudos feministas. Rio de Janeiro, 1994.

SOUSA, Valmiene Florindo Farias; LIMA, Raissa Ribeiro; SILVA, Daniele Rodrigues da. Preconceito e discriminação contra Mulheres na Universidade: contradições e expressões. In:

WAISELFISZ, Julio Jacobo. Mapa da Violência 2012- atualização: homicídio de mulheres no Brasil. Centro Brasileiro de estudos Latino-Americanos (CEBELA). FLACSO Brasil, 2012. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/institucional/omv/copy_of_acervo/outras-referencias/copy2_of_entenda-a-violencia/pdfs/mapa-da-violencia-2012-atualizacao. Acesso em: 8 nov. 2023.

ZARBATO, Jaqueline A. M.; MARTINS, Lucinéia S. Ensino superior e o empoderamento feminino: Percursos possíveis em tempos de pandemia. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. esp.2, p. 1132–1149, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17iesp.2.16985. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16985. Acesso em: 16 abr. 2023.

Downloads

Publicado

2024-05-31

Como Citar

Silva, F. F. S., Silva, A. A. da, & Gomes, A. M. P. (2024). AÇÕES DO COLETIVO YACI NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS: CONSTRUINDO UMA EDUCAÇÃO FEMINISTA E EMANCIPADORA. Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(1), 01–14. https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.1077

Artigos Semelhantes

<< < 27 28 29 30 31 32 33 34 35 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.