A ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA COMO SUPORTE CIENTÍFICO PARA A EXPLICAÇÃO DE PROBLEMAS SOCIAIS RELACIONADOS AO PODER COMO FORMA DE CONTROLE
Visualizações: 381Palavras-chave:
Análise de Discurso Crítica, Aborgagem teórico-metodológica;, Interdisciplinariedade, MétodoResumo
A Análise de Discurso Crítica (ADC) define-se como uma abordagem teóricametodológica interdisciplinar que serve às ciências sociais e humanas como suporte científico para a explicação de problemas sociais relacionados ao poder como forma de controle
(CHOULIARAKI, FAIRCLOUGH, 1999; VIEIRA, RESENDE, 2016). Volta-se ainda ao estudo sobre o modo como as relações sociais são estruturadas assimetricamente na sociedade (CHOULIARAKI; FAIRCLOUGH, 1999; FAIRCLOUGH, 1995, 2001, 2003) e desenvolve, por isso, “formas de analisar a linguagem que abordem seu envolvimento no funcionamento da sociedade capitalista contemporânea” (FAIRCLOUGH, 1995, p. 01). É no âmbito da ADC que se revela a natureza interdisciplinar da linguagem compreendida como um “recurso capaz de ser usado tanto para estabelecer e sustentar relações de dominação quanto, ao contrário, para contestar e superar tais problemas” (VIERA; RESENDE, 2016, p. 15). A ADC, enquanto abordagem crítica, busca estudar os modos como os discursos moldam e são moldados pela dinâmica da vida social ao desnaturalizar as determinações sociais e os efeitos dos discursos produzidos e reproduzidos na sociedade e como esses discursos contribuem para a desigualdade e relações assimétricas de poder. (FAIRCLOUGH, 1995, p. 28). À vista disso, o presente trabalho sistematiza o quadro teórico-metodológico da ADC por meio da determinação dos conceitos centrais e dos princípios de análise. Observa-se que, embora a ADC seja naturalmente vinculada à Linguística porque analisa a linguagem enquanto um discurso, ela não se limita a
uma disciplina, tal como ocorre com outras áreas da linguística como Sociolinguística e Análise da conversação, por exemplo (MELO, 2018, p. 26). Ela é um método de investigação que oferece um suporte teórico ao problema estudado.
Downloads
Referências
CHOULIARAKI, L.; FAIRCLOUGH, N. Discourse in late modernity: Rethinking Critical Discourse analysis. Edinburgh, Edinburgh University Press. 1999.
FAIRCLOUGH, Norman. Critical discourse analysis: the critical study of language. New York: Longman Publishing, 1995.
MELO, Iran Ferreira. História da análise crítica do discurso. In: BATISTA, José Ribamar Lopes Jr.; SATO, Denise Tamaê Borges; MELO, Iran Ferreira (Orgs.). Análise de Discurso Crítica para linguistas e não linguistas. São Paulo, SP: Parábola, 2018, p. 20-35.
VIEIRA, Viviane; RESENDE, Viviane. Análise do Discurso (para a) crítica: o texto como material de pesquisa. 2 ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2016.
WODAK, R. Do que trata a ACD – um resumo de sua história, conceitos importantes e seus desenvolvimentos. Linguagem em (Dis)curso – LemD, Tubarão, v. 4, n.esp, p. 223-243, 2004. Disponível em:
http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/297. Acesso em 21 fev. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista de Estudos Interdisciplinares

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Estudos Interdisciplinares adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que possibilita o compartilhamento e a adaptação do trabalho, incluindo fins comerciais, desde que seja feita a atribuição adequada e seja reconhecida a publicação original nesta revista.