INFLUÊNCIAS DA AVALIAÇÃO DO CRESCIMENTO E APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v5i7.1000

Palavras-chave:

Educação, Crescimento, Ensino Fundamental, Desenvolvimento motor

Resumo

O desenvolvimento motor, um processo contínuo de aquisição de habilidades, é considerado crucial desde os primeiros meses de vida. A pesquisa aborda a influência do ambiente escolar nesse desenvolvimento, destacando que as experiências físicas na infância moldam o desenvolvimento global do indivíduo. No entanto, nota-se uma crescente substituição de práticas ativas por atividades passivas, potencialmente impactando negativamente o desenvolvimento motor infantil. Nesse sentido, a pesquisa ressalta a necessidade de um currículo estruturado para a Educação Física na educação infantil, enfatizando o papel crucial da escola, especialmente da sala de aula. A metodologia empregada é de revisão integrativa de literatura. Os resultados destacam uma tendência consistente de desempenho motor abaixo da média, influenciado por idade e sexo. A ausência de correlações significativas entre diferentes testes indica a necessidade de uma abordagem mais abrangente na avaliação do desenvolvimento motor, reforçando a complexidade desse fenômeno.

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Biografia do Autor

Julio Kippert Motinho, Centro Universitário Vale do Cricaré

Mestrando em Educação Ciência e Tecnologia - UNIVIC- UNIVERSIDADE VALE DO CRICARÉ- Professor graduado em Educação Física pela Faculdade Capixaba de Nova Venécia MULTIVIX (2017) e Pós-Graduado em ¹ Educação Física Adaptada, ¹Educação Física Atividade Física e Qualidade de Vida, ¹ Didática do Ensino Superior, e ¹Psicomotricidade e Movimento. Tem experiência na área de Educação,  Ensino Fundamental e Médio.

Ariany Lucindo, Centro Universitário Vale do Cricaré

Mestranda em Educação Ciência e Tecnologia - UNIVIC- UNIVERSIDADE VALE DO CRICARÉ . Possui graduação em EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA pela FACULDADE MULTIVIX NOVA VENÉCIA (2015) graduação em EDUCACAO FISICA BACHAREL pelo Centro Universitário do Espírito Santo UNESC (2018) . Especialização em Educação Física Escolar pela Faculdade Vale do Cricaré, FVC (2016). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, EJA Ensino Fundamental e Médio do Sistema Prisional da SEDU, Musculação ( treinamento Personalizado), aulas aeróbicas como Spinning e Jump, Treinamento Funcional, Ginástica Rítmica pelo projeto campeões de futuro- SESPORT. 

Vinicius da Silva Freitas, Centro Universitário Vale do Cricaré

Doutorando em Educação pela Universidade Estácio de Sá (2022 - 2025). Doutorando em Ciências da Reabilitação pelo Centro Universitário Augusto Motta (2021 - 2024). Mestre em Ciências, Tecnologia e Educação (2020). Possui Especialização em Educação Física Adaptada a Inclusão (2021), Psicomotricidade (2021), Educação Física Escolar (2018), Especialização em Educação Especial e Educação Inclusiva (2018). Graduação em Bacharelado em Fisioterapia (2021), Bacharelado em Educação Física (2021), Pedagogia (2018) e Licenciatura em Educação Física (2017). Atualmente é Professor Pesquisador no Centro Universitário Vale do Cricaré, Fisioterapeuta no Centro Multiprofissional Freitas, Professor de Educação Física da Educação Básica do Município de Presidente Kennedy/ES e Técnico Desportivo de Vôlei do Município de Piúma/ES. Já atuou como coordenador do Projeto de Reabilitação Multiprofissional para Crianças Portadoras de Necessidades Especiais, Gerente de projetos de Atividades Físicas Comunitárias. Tem experiência na área de Educação Física, desde a Área pedagógica a Reabilitação/Treinamentos, na área de Fisioterapia desde processos de prevenção a procedimentos de intervenção, na área de Pedagogia com mediação escolar e acompanhamento de alunos Portadores de Necessidades Especiais. Atualmente desenvolve pesquisas nas seguintes áreas: Politicas Públicas na Educação/Saúde, Formação de Professores, Psicomotricidade, Atividades Físicas Adaptadas, Reabilitação Musculoesquelética Pediátrica e Adulto, Saúde do Trabalhador/Ergonomia.

José Roberto Gonçalves de Abreu, Centro Universitário Vale do Cricaré

Doutor em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2020), possui Graduação (1996), Especialização(1999) e Mestrado(2009) em Educação Física pela mesma Instituição. É Bacharel em Fisioterapia pela Universidade Estácio de Sá (2005), Especialista em Treinamento Desportivo - UFES, Especialista em Atenção Primária à Saúde - APS - SESA (2010), Especialista em Fisioterapia Hospitalar - Pneumo-funcional (UNESC - 2009). Autor do livro ?Educação Física e Desenvolvimento Regional?, atualmente é Pró-reitor de Inovação, Extensão e Pesquisa e coordena dos Cursos de: Licenciatura e Bacharelado em Educação Física, Bacharelado em Fisioterapia do Centro Universitário Vale do Cricaré. Na mesma IES, coordena do Comitê de Ética em Pesquisa e integra o corpo Docente do Programa de Mestrado em Ciência, Tecnologia e Educação da FVC.. Foi Subsecretário Municipal de Saúde e Secretário Municipal de Educação da cidade de São Mateus nos anos 2013 a 2016. Atuou como Fisioterapeuta do Hospital Meridional de São Mateus, Hospital Roberto A. Silvares e integrou a Comissão de Educação do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Espírito Santo - Crefito 15..

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Publicado

2024-01-03

Como Citar

Motinho, J. K., Lucindo, A., Freitas, V. da S., & Abreu, J. R. G. de. (2024). INFLUÊNCIAS DA AVALIAÇÃO DO CRESCIMENTO E APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista De Estudos Interdisciplinares , 5(7), 285–300. https://doi.org/10.56579/rei.v5i7.1000

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