POLÍTICAS PÚBLICAS, DIREITOS HUMANOS E A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: UMA ANÁLISE AOS AGRAVOS DA VIOLÊNCIA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19

Visualizações: 83

Autores

  • Laureani Pazzini Silveira
  • Gilson Edo Alves Parodes
  • Jaqueline Carvalho Quadrado

Palavras-chave:

Isolamento Social. Pandemia. Políticas Públicas. Violência contra mulher. SARS-CoV-2.

Resumo

O presente estudo tem como ideia inicial tratar, através de uma pesquisa bibliográfica, as políticas públicas, direitos humanos e a violência contra a mulher e os agravos da violência no contexto da pandemia do covid-19. O isolamento social no Brasil, determinado pelo poder público para que fosse controlada a disseminação do SARS-CoV-2 (síndrome respiratória aguda grave – coronavírus 2) ou COVID-19 como é popularmente conhecido, iniciou no Brasil em meados de março de 2020. Após isto, o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) emitiu uma norma técnica responsável por abordar os dados quantitativos de violência contra a mulher, que foram obtidos em 6 (seis) capitais do Brasil. A violência contra a mulher possui grande visibilidade na sociedade, sendo este, o maior problema público que a sociedade enfrenta. Assim, a violência não respeita culturas, geografia, crenças, riquezas, etnias, etc., ela impede o desenvolvimento da paz e o progresso da igualdade entre os gêneros. Com o aumento na disseminação do vírus SARS-CoV-2, sendo cada vez mais necessário o isolamento social, os dados demonstram um aumento nos índices de feminicídio e atendimento em situação de violência doméstica. Dessa forma, como a violência doméstica é um assunto muito debatido em âmbito nacional, é necessário que sejam implementados diversos serviços públicos que sejam especializados em atender as mulheres, para que elas possam enfrentar a violência doméstica e não mais temer. Objetiva-se, de modo geral, estudar a violência contra a mulher e os efeitos cruéis ocasionados pela presença do vírus SARS-CoV-2, demonstrando que as mulheres estão expostas, de maneira diferenciada, às violações, à violência e a morte. Assim, de maneira mais específica, objetiva-se compreender o conceito de políticas públicas, estudar os direitos humanos no contexto de proteção as mulheres e avaliar os agravos da violência no contexto da pandemia do COVID-19. No que tange a metodologia da pesquisa, respeitou-se o trinômio conhecido como Teoria de Base/Abordagem, Procedimento e Técnica, o estudo foi desenvolvido utilizando como método de abordagem dedutivo com procedimento histórico e comparativo.

Biografia do Autor

Laureani Pazzini Silveira

Mestranda em Políticas Públicas- Unipampa Campus São Borja.  Com pesquisas voltadas para o eixo migratório, jurisdição constitucional, relações de gênero, discussões bioéticas, direitos e garantias fundamentais, judicialização a saúde, e a internacionalização do direito e direitos humanos. 

Gilson Edo Alves Parodes

Possui graduação em Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Econômicas, Contábeis e Administrativas (1993). Especialista em Contabilidade e Administração Pública (2008), Mestrando em Políticas Públicas pela Unipampa (2020). 

Jaqueline Carvalho Quadrado

Graduada em Serviço Social pela Universidade Católica de Pelotas (1998), Mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001) e Doutora em Sociologia pela Universidade de Brasília (2014). Professora dos Cursos de Graduação Ciências Sociais - Ciência Política, Direito e Serviço Social da Universidade Federal do Pampa/RS. Professora do Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas.

Downloads

Publicado

2022-03-12

Como Citar

Pazzini Silveira , L. ., Edo Alves Parodes , G. ., & Carvalho Quadrado , J. . (2022). POLÍTICAS PÚBLICAS, DIREITOS HUMANOS E A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: UMA ANÁLISE AOS AGRAVOS DA VIOLÊNCIA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19. ANAIS DO SEMINÁRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E INTERSECCIONALIDADES, 1(1), 251–266. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodepoliticaspublica/article/view/312

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.