A EXECUÇÃO DO PROJETO AUDIÊNCIA DE CUSTÓDIA NO ESTADO DO PIAUÍ

Visualizações: 131

Autores

  • Beatriz da Silva Lustosa
  • Rosilene Marques Sobrinho de França

Palavras-chave:

Audiência de Custódia; Encarceramento; Desencarceramento.

Resumo

O artigo intitulado “A execução do projeto Audiência de Custódia no estado do Piauí”[1], objetiva analisar as contribuições do referido projeto no que se refere à garantia de direitos e à efetivação de políticas de desencarceramento. Com base em estudo bibliográfico e documental o estudo mostrou que a oferta regionalizada de serviços relativos à audiência de custódia no estado do Piauí foi operacionalizada em 2019 em 09 (nove) polos, com sedes nos municípios de Teresina, Campo Maior, Esperantina, Parnaíba, Oeiras, Picos, Floriano, Bom Jesus e São Raimundo Nonato, cujos resultados, apesar de relevantes e com significativos avanços no que se refere à análise das prisões em flagrante, o que é bastante representativo em termos de abordagem da questão, ainda são muito incipientes no tocante à garantia do direito à liberdade e efetivação de medidas de desencarceramento, diante dos atuais problemas que perpassam as prisões e o sistema prisional. Considerando a perspectiva seletiva, classista e racista do sistema prisional histórica e socialmente construído no Brasil, compreende-se que é de fundamental importância o enfrentamento do atual processo de encarceramento em massa, com o desenvolvimento de ações que favoreçam a desconstrução da cultura eminentemente punitivista, que perpassa o sistema de leis e normas que regem a vida social e o aparato policial e penal no contexto brasileiro.

Biografia do Autor

Beatriz da Silva Lustosa

Graduanda do Curso de Serviço Social da Universidade Federal do Piauí (UFPI), campus Ministro Petrônio Portela. Pesquisa sobre encarceramento no estado do Piauí. 

Rosilene Marques Sobrinho de França

Professora doutora do Departamento de Serviço Social (DSS) e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP) da Universidade Federal do Piauí (UFPI); mestre e doutora em políticas públicas (UFPI); graduada em Serviço Social, Direito e História; pesquisadora do Núcleo de Pesquisa sobre Questão Social e Serviço Social. Coordenadora adjunta do Núcleo de Estudos e Pesquisa Sociedade, Direitos e Políticas Públicas (NUSDIPP). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Estado, Direitos e Políticas Públicas (GEDIPO/CNPq). Pesquisa sobre encarceramento no estado do Piauí. 

Downloads

Publicado

2022-03-12

Como Citar

da Silva Lustosa, B. ., & Marques Sobrinho de França, R. . (2022). A EXECUÇÃO DO PROJETO AUDIÊNCIA DE CUSTÓDIA NO ESTADO DO PIAUÍ. ANAIS DO SEMINÁRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E INTERSECCIONALIDADES, 1(1), 60–75. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodepoliticaspublica/article/view/297