MIGRAÇÕES INTERNACIONAIS EM SANTA ROSA/RS: NOTAS SOBRE OS REGISTROS DE RESIDÊNCIA E MOVIMENTAÇÃO LABORAL

Visualizações: 352

Autores

  • Richelli Daiana Pinheiro
  • Nei Saraiva da Fontoura Junior
  • Davide Carbonai
  • Thiago da Silva Sampaio

Palavras-chave:

Migrações Internacionais; Registro Nacional Migratório; Mercado Formal de Trabalho; Santa Rosa; Rio Grande do Sul.

Resumo

Este estudo busca observar os registros de residência de imigrantes em Santa Rosa e as principais nacionalidades que a compõem, entre os anos de 2018 a 2020. Propõem-se também, neste  mesmo período, analisar descritivamente a movimentação de admissões e desligamentos no mercado formal de trabalho, apontando os setores com maior contratação. O método utilizado caracteriza-se como exploratório, quantitativo, com análise secundária de dados, acompanhado de uma pesquisa bibliográfica. As fontes de dados utilizadas são a base harmonizada CTPS, RAIS, CAGED, os registros administrativos do Sistema de Registro Nacional Migratório (SISMIGRA), organizados e disponibilizados pelo Observatório das Migrações Internacionais (OBMigra) e a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). Para auxílio, utilizou o software PSPP. Os resultados dos registros de residência apontaram que, mesmo sendo um município localizado na Faixa de Fronteira, as migrações relacionadas aos acordos do MERCOSUL possuem baixa incidência. Entretanto, apresentaram uma evolução nos registros de imigrantes haitianos entre os anos de 2018 e 2019, com queda significativa em 2020, fato que acompanha os dados nacionais devido ao fechamento de fronteiras. Na movimentação laboral, observamos que a mesma nacionalidade obteve um crescimento expressivo em 2020 nas admissões referentes às ocupações, Alimentador de Linha de Produção e Carregador de Armazém. Estas ocupações integram as atividades do agronegócio, com maior percentual no Setor de Transformação - Frigorífico – Abate de Suínos e menor, na Produção de Sementes Certificadas. O aumento dessas admissões, está relacionado a expansão de exportações, em específico, a carne suína que tem sido demanda pelo mercado da China. Assim, salientamos que os movimentos migratórios para Santa Rosa representam um indicativo ao governo municipal para pensar diferentes oportunidades de inserção laboral e nas suas peculiaridades de atendimento nas políticas públicas locais.

Biografia do Autor

Richelli Daiana Pinheiro

Mestranda do Programa de Políticas Públicas da Unipampa - Campus São Borja, Assistente Social no Instituto Federal Farroupilha - Campus Santa Rosa. 

Nei Saraiva da Fontoura Junior

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, pela Universidade Federal do Pampa, campus São Borja. Pesquisa sobre Avaliação de Impacto em Políticas Públicas. 

Davide Carbonai

Professor do programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, pela Universidade Federal do Pampa, campus São Borja. Doutor em Sociologia Econômica e dos Novos Trabalhos na Università di Teramo, Departamento de Ciências Administrativas (UFRGS). 

Thiago da Silva Sampaio

Professor do programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, pela Universidade Federal do Pampa, campus São Borja. Pesquisa sobre avaliação de políticas públicas, comportamento político. 

Downloads

Publicado

2022-03-12

Como Citar

Daiana Pinheiro, . R. ., Saraiva da Fontoura Junior, N. ., Carbonai, D. ., & da Silva Sampaio, T. (2022). MIGRAÇÕES INTERNACIONAIS EM SANTA ROSA/RS: NOTAS SOBRE OS REGISTROS DE RESIDÊNCIA E MOVIMENTAÇÃO LABORAL . ANAIS DO SEMINÁRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E INTERSECCIONALIDADES, 1(1), 131–142. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodepoliticaspublica/article/view/302

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.