PROGRAMA BOLSA FAMÍIA E MULHERES: A CONTRADIÇÃO DAS CONDICIONALIDADES

Visualizações: 70

Autores

  • Renice Madelaine de Andrades
  • Solange Emilene Berwig

Palavras-chave:

Programa Bolsa Família; Condicionalidades; Mulheres.

Resumo

Este artigo trata de uma reflexão crítica sobre a imposição das condicionalidades do programa Bolsa Família sobre as mulheres beneficiárias. Para desenvolver este estudo nos ocupamos de organizar leituras e sistematizações que vão ao encontro de uma metodologia de análise bibliográfica, com complemento de levantamento de informações documentais acerca do Programa Bolsa Família. Como aproximação inicial a este campo de estudo entendemos como necessárias as ações de sustentação de renda à população brasileira dadas as características da conformação social do País ao qual temos como resposta a implantação do PBF. Contudo, refletimos sobre as condicionalidades que acompanham o programa e que direcionam uma gestão moralizadora sobre o lugar das mulheres como sujeitos responsáveis pela administração dos lares e das condicionalidades impostas aos beneficiários.

Biografia do Autor

Renice Madelaine de Andrades

Cirurgiã Dentista. Especialista em Saúde Pública. Mestranda do Programa de Políticas Públicas da Universidade Federal do Pampa (PPGPP Unipampa) campus São Borja. 

Solange Emilene Berwig

Doutora e mestre em Serviço Social. Professora do curso de Serviço Social e professora colaboradora do Mestrado em Políticas Públicas na Universidade Federal do Pampa (PPGPP Unipampa). Campus São Borja. 

Downloads

Publicado

2022-03-12

Como Citar

Madelaine de Andrades, R. ., & Emilene Berwig, S. (2022). PROGRAMA BOLSA FAMÍIA E MULHERES: A CONTRADIÇÃO DAS CONDICIONALIDADES. ANAIS DO SEMINÁRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E INTERSECCIONALIDADES, 1(1), 194–205. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodepoliticaspublica/article/view/307

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.