DESAFIOS DE IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL POR MEIO DE EQUIPES VOLANTES EM ZONAS RURAIS: UMA REVISÃO DE ESCOPO DA LITERATURA

Visualizações: 108

Autores

  • Caroline Santos da Rosa
  • Augusto Junior Clemente

Palavras-chave:

Sistema único de Assistencia Social; Equipe Volante; Zonas Rurais; Revisão de escopo.

Resumo

O presente resumo é fruto de um projeto de pesquisa para desenvolvimento de uma dissertação de mestrado do Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas pela Unipampa. A dissertação está em fase de construção para a sua qualificação. A pesquisa tem como problema investigar de que forma as equipes volantes vem implementando o SUAS em zonas rurais. Tem como objetivo geral, analisar as principais evidências referente aos problemas de implementação e possibilidades de intervenção da equipe volante em zonas rurais, com o intuito de dar visibilidade aos serviços prestados pelas equipes volantes, sendo estas, um dos serviços ofertados pela proteção social básica do SUAS, que visam atender as áreas de difícil acesso. Os objetivos específicos configuram-se em: (i) identificar os principais problemas e desafios de implementação da equipe volante em zonas rurais; (ii) mapear quais as possibilidades de intervenção exitosa da equipe volante em zonas rurais; (iii) oferecer evidências que forneçam melhores subsídios aos gestores públicos envolvidos com a política de assistência social em zonas rurais. O método que será utilizado é uma revisão de escopo visando mapear as principais discussões das literaturas que atendam ao problema de pesquisa proposto, bem como, identificar lacunas de pesquisa existentes referentes ao tema. Dessa forma, a pesquisa centra-se em buscar subsídios científicos que possam ser transformados em ações que visem fortalecer os serviços, programas, projetos e benefícios que são executados pela SUAS, consequentemente, propiciando visibilidade acerca da sua importância para o atendimento das necessidades humanas em zonas rurais. A metodologia utilizada será uma revisão de escopo, que visa mapear e fazer um levantando geral do que os autores estão discutindo sobre o assunto. Para isso, seguirá um protocolo metodológico. Os dados serão pesquisados em plataformas eletrônicas como SCOPUS, Web Of Science, Scielo, periódicos CAPES, Semantic Scholor, Google Scholor, teses e dissertações da CAPES. Para se chegar aos resultados nas buscas, será utilizado critérios de inclusão e exclusão. Para extração das informações se usará o software re StArt. A string ainda está em fase de teste. O principal entrave metodológico é acertar a string. O desafio metodológico é conseguir mapear o que os autores estão discutindo a respeito do problema de pesquisa. O avanço neste trabalho é poder contribuir com um trabalho científico que evidencie o SUAS em zonas rurais. A pesquisa ainda não possui resultados, pois está em fase de construção. Os próximos passos são: estruturar a metodologia, iniciar as buscas, resultados e discussões.

Biografia do Autor

Caroline Santos da Rosa

Mestranda do curso Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas, pela Universidade Federal do Pampa, campus São Borja. Pesquisa sobre (implementação política pública de assistencia social em zonas rurais).

Augusto Junior Clemente

Doutor em Ciência Política pela UFRG. Professor na UFPR.  Pesquisa sobre Instituições Políticas e Processos Decisórios.E-mail: 

Downloads

Publicado

2022-03-11

Como Citar

Santos da Rosa, C. ., & Junior Clemente, A. . (2022). DESAFIOS DE IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL POR MEIO DE EQUIPES VOLANTES EM ZONAS RURAIS: UMA REVISÃO DE ESCOPO DA LITERATURA. ANAIS DO SEMINÁRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E INTERSECCIONALIDADES, 1(1), 12–13. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodepoliticaspublica/article/view/286

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.